Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Saiba quais as tendências de consumo dos brasileiros em 2021

A pandemia mudou significativamente nosso dia a dia. A rotina de trabalho, o convívio social e, consequentemente, o modo de consumo das pessoas. Tudo se modificou e precisou ser adaptado com a necessidade do isolamento social.

Criou-se um cenário de incertezas para todos os setores do mercado, principalmente para pequenas e médias empresas. Mas a verdade é que mesmo em proporções e maneiras diferentes, todos se depararam com um desafio a ser enfrentado. Afinal, o comportamento do consumidor mudou.

Por conta disso, no post de hoje vamos falar sobre as tendências de consumo dos brasileiros para 2021

Continue a leitura para conferir o conteúdo completo!

Tendências de consumo dos brasileiros em 2021: o que mudou?

A quantidade de empresas fechadas e de desempregados no Brasil e no mundo por conta da Covid-19 fez com que as pessoas repensassem suas prioridades e hábitos de compra. Para exemplificar, reunimos as principais tendências de consumo para 2021 baseadas em algumas pesquisas realizadas. Veja:

Itens essenciais 

Como dissemos, vivemos tempos incertos, portanto, grande parte dos consumidores tem priorizado a compra de produtos indispensáveis, como alimentação, higiene e saúde. 

Reforço com protocolos de higiene e segurança

A preocupação com a higienização é um dos pontos cruciais. Dessa forma, percebe-se a preferência por locais que sigam esses protocolos com rigidez. Ao mesmo lado está o crescimento dos meios de pagamento online e por aproximação para evitar contato, compartilhamento de objetos e manter a segurança.

Maior valorização do comércio local 

Os comércios locais ganharam força desde o último ano. Nota-se um aumento na procura desses estabelecimentos para a compra de produtos domésticos. Além de ser uma opção mais rápida, os consumidores ainda contribuem para o fortalecimento dos negócios de bairro.

Experiência de compra personalizada

Como o consumo através de canais online cresceu, a fidelização do cliente se torna um pouco mais difícil. Por isso, é interessante que as empresas busquem formas de oferecer um bom atendimento e experiência de compra positiva, prezando por agilidade e flexibilidade com prazos e entregas.

Atenção com a sustentabilidade

A sustentabilidade é outro fator em evidência. Consumidores que possuem mais renda, especialmente, demonstraram preocupação com o assunto e passaram a procurar empresas que seguem práticas sustentáveis para comprar. 

Você também pode se interessar pelo conteúdo: Como controlar a inadimplência em tempos de pandemia.

O que os consumidores estão buscando, então, para 2021?

Segundo dados da Serasa, tende a prevalecer, portanto: 

  • Compra virtual — já com um aumento registrado de 45% de 2020 até agora
  • O consumo em comércios locais 
  • A compra de itens indispensáveis 
  • Meios de pagamento online e por aproximação
  • Atendimento personalizado 
  • Locais que apresentem protocolos firmes de higienização e segurança  
  • Estabelecimentos em que prevaleçam práticas sustentáveis e conscientes com o meio ambiente.

Você acabou de conferir qual a tendência de consumo dos brasileiros para este ano. Se quiser ler outras matérias como essa, basta nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog semanalmente. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados