Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como organizar as despesas da empresa e evitar crise interna em tempos de pandemia

Acredito que sua preocupação não seja apenas com o período que estamos passando, mas sim com o período pós pandemia, certo? Fechamento do mês e contas vencendo, sem você conseguir vender da forma como esperava e ainda sem saber quando vai conseguir voltar a trabalhar normalmente. Acalme-se, separamos algumas sugestões para você organizar suas despesas e garantir o seu fluxo de caixa:

  • Conheça e prepare o caixa da empresa

O erro mais comum de se encontrar em muitas pequenas empresas é não separar sua estrutura de gasto entre despesas fixas e variáveis, o que compromete a posterior revisão de gastos a serem cortados em momentos como este. Se sua empresa ainda não tem essa separação, comece de uma forma simples para entender a situação do que é possível ser feito e consequentemente fazer um esboço de projeção de gastos, de modo que nas despesas fixas entram gastos como aluguel, folha de pagamentos, manutenções e tudo mais que não tenha variação conforme o volume de vendas. Já nas despesas variáveis, podem ser enquadrados gastos como matéria prima e tudo mais que variar conforme as vendas da empresa.

Sua atenção maior nesse momento é organizar todas as contas que estão para vencer e nas despesas fixas, pois a tendência delas é continuarem constantes, mesmo sem poder vender. Comece a repensar o que é possível fazer com cada uma delas.

  • Analise os gastos e veja o que é possível renegociar ou cortar

O primeiro ponto é entender toda a situação e se fazer a tão temida pergunta: “Se continuar assim, quanto tempo a empresa consegue se manter?”. Ao realizar essa pergunta, você saberá qual é seu capital de giro. Além disso, segundo especialistas e consultores, o ideal é que essa resposta seja o valor suficiente para cerca de 6 meses, pois não será de uma hora para outra que tudo voltará ao normal, sem considerar o tempo de reposição e recuperação do caixa da empresa. 

A partir de agora, o mais comum seria te indicar o corte de gastos que não são essenciais, mas lembre-se que da mesma forma que você precisa reduzir os custos, seus fornecedores também precisam! Por isso, o mais indicado é buscar a renegociação de alguns gastos, para que não perca seu relacionamento com o mercado, seus descontos e tudo mais que tenha levado muito esforço para conseguir com seus fornecedores. Um exemplo clássico é a renegociação de aluguel, pois será muito melhor reduzir o valor e reajustar a data de pagamento, do que o locador ficar sem inquilino e você não ter para onde ir.

  • Renegocie suas dívidas e fornecedores com tempo

Se após sua análise, o caixa não for o suficiente para suprir os parcelamentos que estão a vencer, não espere o vencimento, procure seus fornecedores, de acordo com a prioridade para seu negócio e tempo para vencimento a fim de buscar alternativas de descontos e/ou reajuste dos parcelamentos. Afinal, agora não é um bom momento para acabar ficando inadimplente e correr o risco de ser negativado e consequentemente perder o crédito no mercado, com outras empresas, fornecedores e até mesmo os bancos.

  • Se não houver outro caminho, os empréstimos podem ajudar

Com o surgimento de diversas fintechs (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro), com o aumento da concorrências com os maiores bancos e mais recentemente com as medidas financeiras adotadas pelo Governo Federal, as micro e pequenas empresas passaram a ter linhas de crédito com muito mais facilidade e agilidade, principalmente pensando no capital de giro da empresa.

O que muitos não se atentam e acabam se deixando levar pela mídia, é nas garantia que muitos desses bancos requerem para liberar um empréstimo, fator esse que acaba sendo muito mais complicado e arriscado para o micro e pequeno empreendedor. Por isso, antes de sair pedindo empréstimo, avalie bem a necessidade, pois por menor que seja a taxa, no futuro você terá de arcar com mais esse custo.

  • Equipe de trabalho

Com certeza a folha salarial é uma importante parte dos custos da empresa. A ideia aqui é analisar e não pensar em cortes de pessoal, mas toda consideração é válida levando em conta o cenário da empresa.

Uma opção é analisar a possibilidade de férias para aquelas pessoas que estão com baixa demanda, pois além de dar um fôlego para a operação, você consegue organizar sua equipe a título de ter todos disponíveis quando mais precisar deles, no pós crise.

Outro caminho é a redução da jornada e consequentemente os salários dos seus colaboradores. Essa é uma decisão que costuma ser adotada em casos de maior dificuldades por parte das empresas. Para maiores detalhes, recomendamos que busque o seu sindicato para entender melhor as possibilidades.

Por fim, e a mais dolorosa das medidas é a redução do quadro de colaboradores, para que consiga manter a operação enxuta e condizente ao novo momento da economia. Muito cuidado nessa decisão! Lembre-se de considerar os custos de rescisões, pois podem impactar muito mais do que você pensa.

  • Reavalie seu portfólio de produtos

Em momentos de dificuldade, a principal palavra deve ser otimização de seus recursos. Se as condições são delicadas para você, procure reavaliar sua relação de produtos/serviços ofertados e priorize o que te trás a maior margem e volumetria. Uma dica é você aplicar o diagrama de Pareto em seu portfólio, o qual diz: “80% das consequências são resultado de 20% das causas”, ou seja, cerca de 80% das suas vendas são resultado de 20% de seus produtos/serviços. Dessa forma você otimiza, reduz gastos desnecessários e foca seu esforço no que será melhor para sua empresa.

  • Procure oportunidades

Resolver problemas é comum à rotina de todas as empresas, mas neste momento você não deve limitar sua visão a apagar incêndios, mas também em observar tendências e buscar alguma inovação para ganhar fôlego e reorganizar seu crescimento. Dois exemplos que vivenciamos diariamente é o crescimento do delivery e das vendas por e-commerce. A chave para este problema é entender seu modelo de negócio e buscar outras alternativas de entregar seu produto/serviço ou ainda o que mais você pode entregar ao seu cliente que pode agregar valor, ou ainda, será que não está na hora de mudar o caminho do seu negócio? O melhor caminho é refletir e encontrar algumas opções para testar seu mercado.

  • Mais do que nunca, seja um parceiro de seu cliente

Calma, não precisa sair ligando para todos os seus clientes e ouvir eles falarem que a situação está difícil e não sabem o que fazer. Antes de mais nada, analise sua carteira de clientes, separando por perfil e construa um gráfico de curva ABC, de modo a considerar variáveis como a relevância  do cliente e custo ou risco ou outra variável que for importante levar em consideração, pois assim você terá uma priorização de quem você precisa dar mais atenção nesse momento.

Após o mapeamento, crie uma estratégia para cada carteira de clientes que você identificou, de modo a conseguir encontrar e ajudar nos problemas específicos de cada classe. Tenha uma comunicação clara, busque entender a realidade dele e se coloque como referência para ajudá-lo no que você conseguir fazer por ele. Lá na frente, com certeza isso fará diferença na relação de vocês! Lembre-se de fazer a mesma segmentação com seus clientes inativos e crie uma estratégia de se conectar com eles para entregar sua ajuda e pensar em gerar novos negócios em um futuro breve.

Por mais que tenha uma política de aprovação de crédito e de parcelamentos, é extremamente importante pensar em flexibilidade para manter seus clientes. Estude possibilidades como prorrogação de pagamentos, promoções momentâneas e até mesmo promoções que te ajudarão a maximizar receita no longo prazo.

Ah, não se esqueça, a presença digital já vinha sendo essencial nos últimos anos. Nesse momento, quem não começar a vender e se relacionar de forma digital, irá perder muito mais mercado do que imagina.

E aí, mais alguma dica que não trouxemos aqui? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Posts relacionados

Como manter as vendas no varejo depois do natal

Como de costume, as vendas no início do ano sofrem uma desaceleração. Nesse momento, contas como IPVA, material escolar, matrículas, entre outras, começam a chegar. Verifique o que não foi vendido no Natal O primeiro passo é fazer uma análise sobre o que não vendeu bem ou sobrou muito. Com essa informação detalhada em mãos […]

Destaques

4 min