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Por Letícia
Publicado em 18 de janeiro de 2023
Atualizado em 18 de abril de 2023
O começo do ano é um dos períodos mais importantes para os donos de papelarias e livrarias. A volta às aulas aumenta a procura e a movimentação nesses estabelecimentos, mas é preciso saber bater de frente com a concorrência, pois o consumidor está em busca do melhor preço em 2023!
De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o preço dos itens escolares sofreu um aumento considerável, que pode variar de 15% a 30%.
Nesse sentido, levará a melhor quem oferecer condições mais favoráveis aos seus clientes. Por isso, neste post trouxemos algumas dicas de como aproveitar o retorno do ano letivo para vender mais! Continue a leitura para conferir!
Esse é o momento do ano em que os pais e responsáveis param, pesquisam, analisam e planejam com bastante calma os gastos com os materiais escolares dos filhos. Isso porque a alta dos preços das mercadorias tende a pesar no bolso.
Em contrapartida, o período é muito promissor para os comerciantes. Com a retomada das atividades pós-pandemia, a estimativa é que o setor cresça em média 40%. Para compensar as perdas dos anos anteriores, os empreendedores apostam em novidades.
Segundo a ABFIAE, esse aumento dos preços se deu em decorrência da inflação, que atingiu 5,13% até novembro de 2022. Para se ter ideia, artigos de papel, como cadernos, poderão ter reajuste de 20% a 30%. Lápis, canetas, borrachas, mochilas e estojos sofrerão acréscimo de 15% a 20%.
O retorno das aulas, para quem trabalha com artigos de papelaria, é como o dia das mães, dia dos pais, Natal e outras datas sazonais importantes para o mercado. Sendo assim, vale a pena colocar algumas dicas em prática para não perder nenhuma oportunidade de venda!
Ter todos os produtos da lista de materiais é imprescindível. Imagine um cliente chegar em sua loja e não encontrar alguns dos itens que precisa. As chances dele abandonar aqueles que estão em estoque e comprar em outro estabelecimento que possui a lista completa são muito maiores.
Por isso, faça um planejamento de estoque, registre as mercadorias de maior e menor saída e mantenha as prateleiras abastecidas.
Por mais que muitos pais tenham a estratégia de não levar os filhos na hora da compra, nem mesmo eles resistem às novidades.
Ainda que o plano seja economizar ao máximo, sempre tem aquele produto atrativo, que desperta interesse, seja pelo design, pela durabilidade, pela cor diferente e afins.
Não adianta investir em novidades e deixá-las escondidas. Portanto, capriche na vitrine da sua loja, disponha os materiais de modo que fiquem bem visíveis e chamem atenção das pessoas.
Não tem jeito, a maior parte dos consumidores ainda é guiada pelas promoções. Desse modo, trace estratégias para oferecer descontos, mas sem perder dinheiro.
Por exemplo:
Dar possibilidades e diferentes condições de pagamento aos clientes é outro diferencial. Não se limite somente a pagamentos à vista. Permita que eles escolham qual a melhor forma de quitar suas compras.
E então, o que achou desse conteúdo? Você acabou de conferir 5 dicas infalíveis para vender mais no período de volta às aulas. Esperamos que elas sejam úteis para o seu negócio!
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