Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como as eleições afetam a economia: entenda as mudanças nesse período

Você já parou para pensar em como as eleições afetam a economia? O cenário que já é incerto, fica ainda mais confuso em época eleitoral. 

É normal nos depararmos com instabilidades, e isso se dá por uma série de fatores que, juntos, aumentam o receio para empresários e investidores. 

Portanto, as palavras que melhor definem a economia em um ano eleitoral são: oscilação, incerteza e volatilidade. Para explicar todo esse impacto, preparamos este post. Continue a leitura para saber mais! 

Como as eleições afetam a economia 

Taxa de desemprego, taxa de câmbio, taxa de juros, bolsa de valores, consumo, investimentos… Esses são somente alguns pontos impactados pelas eleições.

Tudo isso ainda é somado às reações que os candidatos provocam no mercado financeiro com suas propostas. O setor tende a reagir de acordo com aquilo que lhe é apresentado: medidas muito conservadoras ou liberais demais. 

É por isso que se fala tanto em volatilidade. A volatilidade em ano eleitoral se refere às mudanças pelas quais o setor financeiro passa, o que influencia diretamente os interesses das empresas de pequeno, médio e grande porte, já que elas se veem em meio a diferentes promessas e programas que podem interferir seu crescimento. 

Como se organizar neste período?

Além das eleições, que tornam as aplicações financeiras mais arriscadas, não podemos deixar de falar em acontecimento marcantes, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e os efeitos da pandemia, que também abalaram a economia.

Esse impacto fica evidente quando paramos para analisar as alterações da Selic, que atualmente está em 13,75%. Diante desse cenário, é mais que necessário se manter atento e preparado para enfrentar os altos e baixos que esse período provoca e que, provavelmente, ecoará para os meses seguintes. 

Precaução é palavra-chave nesse momento! Portanto: 

  • Crie um controle de gastos: em uma planilha, mapeie todas as despesas do seu negócio, segmentando os custos por setores e categorias.
  • Seja parceiro dos seus fornecedores: ter uma boa relação com os fornecedores, fazendo os pagamentos em dia, pode te ajudar a conseguir descontos e melhores condições de pagamento.
  • Mantenha o fluxo de caixa atualizado: monitore, diariamente ou em um período determinado, todas as entradas e saídas da sua empresa. 
  • Corte gastos: analise todos os gastos secundários para cortá-los. Mantenha somente aquilo que é considerado essencial para o andamento do negócio.
  • Crie um fundo de emergência: só quem já viveu alguma situação inesperada vai entender a importância de contar com uma reserva de emergência. Tendo em vista a imprevisibilidade do momento, é mais do que recomendado construir um fundo de reserva pra lidar com imprevistos. Essa reserva será imprescindível para manter o funcionamento da empresa. 

E então, achou que este material foi útil? Você acabou de conferir como as eleições podem influenciar na economia. Para ler outros artigos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados