Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é amortização de dívidas: entenda o conceito e como funciona

A amortização de dívidas, seja de empréstimos ou financiamento, é uma forma que o devedor possui de pagar sua dívida gradualmente, com um valor reduzido. 

De maneira simples, quando uma pessoa ou empresa contrai uma dívida (de empréstimo bancário, financiamento imobiliário ou qualquer outro tipo de crédito), é estabelecido um acordo de pagamento que inclui o valor principal da dívida e os juros.

A amortização, então, refere-se ao pagamento desse valor principal. Normalmente, ele é dividido em parcelas iguais e por um período determinado (isso é o que chamamos de prazo do empréstimo). 

A seguir, vamos explicar como funciona o processo, quais os tipos de amortização e como escolher o melhor sistema. É só continuar a leitura para conferir! 

O que é amortização de dívidas: entenda como funciona

O ponto principal da amortização é justamente a redução que ocorre sobre o valor da dívida. Conforme os pagamentos vão sendo feitos, o débito vai diminuindo até que seja totalmente pago ao final do prazo definido.

Durante o processo, o pagamento é dividido: a maior parte é destinada à diminuição do valor principal e a outra, que é menor, vai para os juros. 

É importante enfatizar que a amortização pode ser realizada de diferentes formas, tudo depende do tipo de empréstimo ou acordo de dívida. 

Como acontece a amortização de dívidas

Tendo em vista que a amortização acontece mediante um combinado entre o devedor e o credor, ela segue alguns passos básicos. Veja: 

  • Definição do valor principal: aquele que foi inicialmente emprestado ou financiado.
  • Determinação do prazo: período que o devedor terá para quitar o débito. 
  • Definição dos juros: os juros podem ser calculados como juros simples ou compostos, e a taxa pode ser fixa ou variável. Portanto, é necessário esclarecer todas as dúvidas no momento de fazer o acordo com o credor. 
  • Redução do saldo devedor: a cada pagamento, a dívida diminui um pouco. Com o passar do tempo, os pagamentos destinados à amortização aumentam, enquanto a parcela destinada aos juros diminui.
  • Liquidação da dívida: no fim do prazo, a dívida é reduzida a zero. Isso indica que o débito foi completamente amortizado e que o devedor não tem mais obrigações financeiras. 

Quais os tipos de amortização de dívidas?

Existem diferentes tipos de amortização de dívidas, conheça os mais comuns:

Sistema de amortização constante – SAC: nessa modalidade, o valor da amortização se mantém constante durante o prazo do empréstimo. Isso significa que o valor do pagamento periódico não muda.

Amortização progressiva: aqui os pagamentos aumentam ao longo do prazo do empréstimo. Trata-se de um aumento progressivo, por isso, costuma ser usado em financiamentos imobiliários, na espera de que o devedor tenha uma capacidade de pagamento maior no futuro.

Amortização regressiva: ao contrário do anterior, os pagamentos periódicos diminuem.

Sistema Price: também conhecido como sistema de prestações constantes, combina uma amortização regressiva com prestações constantes. Esse tipo é bastante utilizado em financiamentos de imóveis e empréstimos pessoais.

Como escolher o melhor sistema?

Para fazer uma escolha adequada, é preciso que o devedor leve em conta suas necessidades e principalmente sua capacidade financeira. Sendo assim, alguns fatores-chave devem ser considerados, como: 

  • Estabilidade dos pagamentos
  • Fluxo de caixa inicial
  • Economia de juros
  • Capacidade futura de pagamento
  • Objetivos específicos.

Como podemos ver, a amortização de dívidas é um conceito fundamental na gestão financeira do devedor e do credor e que tem de ser feita de forma planejada e organizada para evitar a inadimplência e demais problemas financeiros.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele possa te ajudar. Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e seguir nossas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! 

Posts relacionados

CNPJ inapto: saiba o que significa e como regularizar

Quando um CNPJ se torna inapto, significa que a empresa deixou de cumprir com alguma obrigação legal e fiscal. Por isso, neste post, você vai conferir as principais responsabilidades a serem cumpridas e como regularizar essa situação!

Destaques

2 min