Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Refinanciamento de dívidas: o que você precisa saber!

Quando as parcelas do empréstimo começam a pesar no bolso, o refinanciamento de dívidas é uma das opções mais procuradas. 

A solução é ideal para quem busca renegociar o valor e sair do endividamento. Mas é preciso entender como funciona o processo, quais dívidas podem ser renegociadas e quais as vantagens de recorrer a essa modalidade! 

Continue a leitura para saber mais! 

Como funciona o refinanciamento de dívidas

A partir do refinanciamento, o consumidor consegue trocar seu empréstimo atual por um novo, com novos prazos e taxas de juros. 

Diferente do financiamento tradicional, no qual se contrata uma linha de crédito para uma finalidade específica, no refinanciamento a pessoa pode utilizar seus bens já quitados como garantia. Por exemplo, o carro ou imóvel do consumidor é dado como garantia à instituição até que todas as prestações do acordo firmado sejam totalmente pagas. 

Apesar de ser uma boa solução para não se tornar inadimplente e não correr o risco de ser negativado, é importante ficar atento: se a taxa de juros do novo parcelamento for maior do que o antigo, não vale a pena. O objetivo do refinanciamento é justamente facilitar o pagamento, com valores que caibam no seu orçamento pessoal. 

Quais dívidas podem ser refinanciadas 

A maioria das dívidas pode ser refinanciada, desde compras no cartão de crédito até compra de imóveis e veículos. Veja agora as principais: 

Refinanciamento de veículos 

Nessa modalidade, o consumidor coloca o veículo como garantia da negociação. Assim como falamos acima, aqui, o automóvel fica no nome do banco credor até que as parcelas sejam pagas, mas o cliente pode utilizá-lo normalmente. 

Para obter a linha de crédito, é preferível que o carro esteja quitado, com a documentação regularizada e que esteja também em nome da pessoa, pois se houver alguma pendência financeira, como IPVA e demais impostos atrasados, uma quantia do dinheiro será descontada para o pagamento dessas contas. 

Refinanciamento de imóvel 

Essa opção é bem parecida com a anterior. A diferença é que, por se tratar de um bem maior e mais caro, os valores disponibilizados tendem a ser mais altos e os prazos de pagamento estendidos. 

Portanto, se estiver com as parcelas do seu imóvel atrasadas, entre em contato com o seu banco para analisarem sua situação e chegarem no melhor acordo. 

Empréstimo consignado 

No empréstimo consignado, o processo muda. A ideia é conseguir mais crédito, sem precisar fazer um novo empréstimo. Quer dizer que o valor se mantém o mesmo, mas com um prazo maior e com parcelas reduzidas. 

Essa modalidade é oferecida para aposentados, pensionistas, funcionários de empresas privadas ou servidores públicos. E os valores liberados são equivalentes a quantidade de parcelas que já foram pagas. Ou seja, quanto mais parcelas você tiver quitado, maior será o valor disponibilizado para o seu empréstimo.

Principais vantagens do refinanciamento

  • Processo menos burocrático 
  • Mais facilidade para a liberação de crédito 
  • Possibilidade de alterar o valor que foi contratado 
  • Prazos de pagamento mais flexíveis. 

Agora que você já sabe como funciona o procedimento, basta avaliar junto a sua instituição financeira qual a melhor solução para você!

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e seguir as nossas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados