Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Tendências de consumo 2024: o que esperar no ano que vem

Com os dias contados para encerrar o ano de 2023, é hora de falar sobre as tendências de consumo 2024. 

A cada ano, os hábitos de compra e comportamento dos consumidores têm mostrado mudanças. Isso porque estamos em um momento muito mais tecnológico e digitalizado. Portanto, é extremamente importante entender o cenário para apostar nas estratégias mais adequadas para o seu negócio. 

Continue a leitura para conferir! 

Principais tendências de consumo para o próximo ano

De acordo com pesquisas realizadas por empresas especializadas em comportamento de consumo, 72% dos entrevistados disseram que esperam que as lojas consigam reconhecê-los e identificar seus reais interesses. 

Outros 73% dos que responderam às perguntas afirmaram que preferem comprar de marcas que já tiveram contato e experiências personalizadas. 

A resposta ao levantamento só mostra a importância do empreendedor conhecer a fundo seu público-alvo e delimitar sua persona ideal. Ter dados completos e concretos sobre o cliente é uma forma de direcionar melhor as ações não só para vender mais, mas também conseguir fidelizá-lo. 

Comportamento dos consumidores: o que esperar no ano que vem

Segundo insights do Geotrends, algumas tendências de consumo já são perceptíveis para 2024:

  • Procura por produtos mais baratos e sustentáveis no momento da compra 
  • Busca por soluções mais humanizadas 
  • Preferência por marcas que apostam em publicidades que tratam temas de diversidade, sustentabilidade e ativismo
  • Marcas e experiências que promovam maior bem-estar.

Entenda as características de cada geração 

As diferentes gerações de anos influenciam (e muito) no modo de consumir de cada cliente. Por isso, vale a pena entender as características de cada uma: 

Baby Boomers

São classificadas como baby boomers as pessoas que nasceram de 1946 a 1964. Estas tendem a priorizar o trabalho duro, ocupando cargos mais altos, e gostam de comprar em lojas físicas. 

Geração X

Composta pelos nascidos entre 1965 e 1980, a geração X tem forte influência da televisão. Aqui, as pessoas dão mais valor a trabalharem com o que gostam do que o dinheiro em si, mas não se sentem completamente representadas pelas publicidades. 

Geração Y ou Millennials 

Essa é a geração que cresceu em meio ao avanço econômico de 1990 e a primeira a embarcar no universo de compras online, são os nascidos entre 1981 e 1996. 

Esse grupo é mais realista, busca mais autonomia no trabalho e tenta se adaptar aos avanços do mercado digital e a tecnologia. 

Geração Z 

Por último, os nascidos entre 1997 e 2010. Essa geração já cresceu em contato com a internet, é completamente conectada e antenada nas tecnologias. No entanto, é também bastante realista e exigente no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental. Na hora de consumir, tende a aliar comodidade, praticidade e consciência social. 

Geração Alpha 

Já conhece a mais recente geração? A Alpha se refere aos nascidos entre 2010 e 2025. Esse grupo já cresce em meio à tecnologia, consumindo diferentes conteúdos na internet.
Em geral, são filhos de pais da geração Millenials, o que faz com que questões sociais, ambientais e financeiras sejam abordadas desde cedo. 

Estamos falando de uma turma que tem afinidade com o mercado de tecnologia, que vive a era dos influenciadores digitais e, consequentemente, está muito atenta às novidades. Logo, essas características irão motivar o modo de consumir da Alpha. 

Como as pessoas estão consumindo: o que elas consideram na hora de comprar?

Mais do que saber as particularidades de cada geração, é essencial identificar como essas pessoas estão consumindo: no ambiente online, offline ou os dois? 

Na mesma pesquisa que abordamos acima, 44% dos consumidores disseram que dão preferência às compras pela internet, enquanto 17% responderam que gostam mais das lojas físicas. Entretanto, 39% dos entrevistados alegaram que comprar, igualmente, em lojas virtuais e físicas é muito melhor. 

Esses dados só reforçam que estratégias de omnichannel estão ganhando cada vez mais força. Ainda no levantamento, 84% dos consumidores afirmaram que gostam de comprar em lojas físicas que estejam interligadas com as virtuais (e vice-versa), pois acreditam que a experiência se torna melhor desde o atendimento até a solução oferecida. 

Tendo em vista todas essas informações, é válido pensar em ações que contemplem todos os canais de vendas do seu negócio. E se você ainda não está presente no meio digital, é hora de começar a considerar.

E então, esse material foi útil para você? Esperamos que ele possa contribuir com o seu planejamento estratégico para 2024. Para ler outros conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e siga a gente nas redes sociais. Até o próximo!

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados