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Análise de Crédito
3 min
Por Redação
Publicado em 24 de maio de 2019
Atualizado em 23 de maio de 2022
Quando o assunto é finanças, a inadimplência dos clientes se destaca como um dos grandes desafios a serem contornados pelo setor financeiro, ainda mais quando o volume e o valor das transações são mais altos — o que significa que os riscos também são maiores.
Neste contexto, uma das melhores alternativas para reduzir o risco de inadimplência em uma empresa é a análise de crédito. Esse processo, de forma resumida, consiste no levantamento das condições financeiras do cliente consultado para honrar com suas dívidas.
Dada a importância dessa medida, sabemos que não basta que a empresa tenha apenas o cadastro do cliente. É necessário usá-lo estrategicamente. Desse modo, é preciso solicitar informações adicionais que, além de enriquecer o cadastro, traz mais clareza e segurança para a tomada de decisão do seu setor financeiro. Exemplo disso é o adicional Recomenda Crédito PF.
Saiba mais sobre ele a seguir!
O Recomenda Crédito é a opção ideal para simplificar o processo de análise de crédito, pois, como o próprio nome sugere, fornece a melhor recomendação de crédito para o cliente consultado em apenas um clique.
Através do adicional, você descobre se é mais vantajoso vender a vista ou a prazo e ainda vê se é necessário pedir garantias ou manter monitoramentos constantes. Além disso, você consegue saber todos os motivos que embasaram a recomendação de crédito recebida.
Como mostrado na imagem acima, mesmo um cliente sem restrições pode ter recomendação de vender com garantias e prazos menores para manter o menor risco possível.
O fato da probabilidade de inadimplência ser alta, não significa que o consumidor esteja agindo de má fé. Talvez ele só tenha passado por uma fase ruim, já que a recomendação é baseada no histórico do comportamento de mercado do consumidor.
Por isso, avaliar o potencial do cliente, permite que a gente conheça sua capacidade de pagamento e as melhores condições a serem oferecidas para mantê-lo em constante atividade de compra.
Por fim, entender a importância da análise de crédito e como fazê-la acarreta uma série de vantagens competitivas. Além de reduzir os riscos dos contratos, ela otimiza o trabalho do setor de vendas e garante o sucesso do financeiro por meio do uso inteligente do adicional.
Como é feita essa avaliação de crédito no seu negócio? Se tiver qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo! E para ler outros materiais como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais! Até a próxima!
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