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10 dicas para um Home-Office produtivo

O Home-Office, também conhecido como trabalho remoto ou trabalho de casa, tornou-se  realidade para muitas pessoas e empresas, principalmente por falta de espaço físico, localização do colaborador em relação a empresa ou até mesmo por necessidade de cuidar da família.

Devido ao momento que estamos passando em todo cenário mundial, medidas de isolamento social têm sido adotadas por muitas empresas e cidades, o que faz com que muitas pessoas sejam forçadas a trabalhar de casa ou até mesmo ficar sem trabalhar. Para você que está lendo este artigo, com certeza deve ser uma nova prática em sua rotina, não é mesmo?! Portanto, decidimos te ajudar, de modo a compartilhar algumas dicas que nossa equipe está aderindo a fim de conseguir garantir o melhor atendimento aos nossos clientes e ainda manter a produtividade de nosso time. É válido ressaltar que todas as ferramentas sugeridas são gratuitas ou possuem versões gratuitas com base em funcionalidades e quantidade de integrantes. Vamos as dicas:

1. Prepare sua mente

Principalmente para quem ainda não teve nenhuma experiência nesse formato, pode parecer algo divertido ou até mesmo confuso por não conseguir se encontrar em um ambiente diferente da sua “mesa de trabalho”. Para resolver este ponto, você precisa encontrar um gatilho mental que faça sua mente se manter concentrada e não se dispersar com facilidade. Nesse ponto, temos pessoas em nossa equipe que acabam vestindo seus uniformes, pois acreditam que isso faz com que elas consigam se concentrar melhor em seus trabalhos.

2. Crie seu ambiente de trabalho

Você já deve ter visto alguma pessoa compartilhando em sua rede social que está trabalhando em casa no sofá, na mesa da cozinha ou algo do gênero. Pensando que você precisa ter foco e tranquilidade para evitar erros em suas atividades, busque um local de sua casa que seja calmo e que fique isolado de barulhos e distrações. O ideal aqui é buscar um lugar arejado, iluminado e que te ajude a se concentrar, pois por ser um ambiente novo, sua mente terá muitas distrações até que acostume com seu novo local.

3. Tenha sua jornada de trabalho definida

Por mais que nesse momento você possivelmente não precise “bater o ponto”, se organize para não ultrapassar muitas horas de sua jornada a fim de terminar determinada atividade ou até mesmo trabalhar menos e deixar de entregar seu resultado.

4. Substitua o ponto por entregas

Pelo fato de estar em casa, você acaba tendo mais maleabilidade em trabalhar em horários diferentes, seja por precisar cuidar da casa, cozinhar, cuidar das crianças ou qualquer outra atividade. Por isso, mude a mentalidade e comece a trabalhar por entregas a fim de garantir o funcionamento da sua equipe e da sua empresa. Uma maneira bem comum de ajudar a resolver esse ponto, é a organização de atividades e metas através de metodologias ágeis e de planejamento, como o OKR (o qual consegue criar objetivos maiores e desdobrar em atividades semanais, até mesmo em diárias a fim de te ajudar na organização do que precisa entrega no dia, independente da hora que trabalhar), BSC e muitas outras.

 5. Organize uma agenda e suas atividades

Provavelmente, até então, você tinha uma rotina e determinados processos a serem cumpridos, mas com algumas limitações de funcionamento de outras empresas e determinadas acessibilidades você está precisando se reorganizar. Aquele papel de rascunho e agenda na mesa pode não ser o suficiente para se organizar. Passe a utilizar aplicativos que te ajudem a lembrar das datas e facilite o compartilhamento com quem precisa visualizar a informação, afinal todos estão distantes de você. A ideia aqui é você utilizar uma agenda online (como por exemplo o Google Agenda) e trabalhar com arquivos de edição de texto, planilhas e apresentações onlines que você consiga compartilhar em tempo real com quantas pessoas precisarem (como por exemplo o Google Docs ou sincronização dos editores tradicionais com o OnDrive da Microsoft). 

O principal detalhe é construir um planejamento semanal e mensal, para casos de reorganizar prioridades e até mesmo adiantar atividades que podem ser feitas (aqui costumamos usar o Trello e RedMine para organizar as atividades de nossas equipes e ainda acompanhar tudo que está acontecendo com a execução de cada integrante do time).

6. Comunicação é a palavra chave

Em suas rotinas normais, pessoas estão muito próximas e em alguns casos você precisa simplesmente se direcionar a mesa do seu colega para discutir um assunto. Com a tecnologia, existem diversas maneiras de você criar essa conexão de casa, mas aqui pode estar seu pior inimigo para a sua produtividade, cuidado!

Sua empresa precisa garantir que todos tenham a mesma acessibilidade a qualquer pessoa na empresa, como se estivessem reunidos no mesmo espaço físico. Além disso, você precisa ter formas de sempre estar disponível a quem precisar e o contrário também precisa ser recíproco. Para que isso aconteça, existem várias maneiras, por exemplo: o Slack, o qual você pode criar grupos por departamentos, por assuntos a serem tratados, por times de trabalho e muitas outras maneiras de organização que você precisar. Sem contar que nele você pode realizar vídeo chamadas para realizar suas reuniões e treinamentos. Além dele, é comum encontrar usuários de Skype, Google Meet e até mesmo o Discord para conversar por áudio com sua equipe. Afinal, não podemos ficar parados, não é mesmo?!

7. Saiba a hora de parar

Com certeza você já deve ter ouvido: “já que não tenho que sair da empresa e não preciso passar o ponto, é mais fácil ficar várias horas além do horário por conta de um raciocínio que encontrei para aquele problema que tinha que resolver”, ou ainda, “parei de trabalhar, mas deixei o computador ali do lado e algumas horas depois, quando estava passando por ele, percebi uma notificação e quando se me dei conta estava trabalhando a noite”. 

É muito comum isso acontecer, mas segundo dicas de psicólogos, o melhor é você encontrar um gatilho mental para conseguir se desligar e respeitar seu horário de trabalho e não acabar sendo rotulado como aquela pessoa chata que só trabalha e só fala de trabalho por conta do home-office. 

Para resolver este ponto já vimos pessoas que conseguem se desligar com o simples fechar a tela do notebook. Portanto, crie seu gatilho para te ajudar a entender que já passou da sua hora e você tem sua vida para continuar.

Home-Office com crianças

8. Explique bem a situação

Esse alinhamento de possibilidades e limitações serve tanto para seus filhos, como para seus colegas de trabalho, pois seus colegas deverão saber que será possível ocorrer interrupções durante uma reunião para ver o que está acontecendo com as crianças. Além disso, seus filhos também deverão saber que você está em horário de trabalho e não pode interagir naquele momento.

9. Reveze com seu parceiro

Se você tem mais algum adulto dentro de casa, se dividam para cuidar juntos das crianças, afinal ambos precisam trabalhar e seus filhos não podem ficar todo tempo sozinhos.

10. Aproveite da tecnologia

Vá além de apps de produtividade e organização pessoal. Devido a pandemia que estamos vivendo, muitas plataformas de streaming estão liberando sessões infantis gratuitas, sem contar as plataformas educativas e de games para que as mesmas aprendam e se distraiam enquanto você precisa trabalhar.


O que você achou destas dicas? Não estão sendo dias fáceis para ninguém, mas nós da SCC Check estamos aqui para te ajudar no que for possível, seja com dicas para organizar seu trabalho, seu negócio e principalmente garantir sua saúde financeira nesse momento que estamos tentando cuidar da saúde de todos os brasileiros.

Você tem alguma dica diferente de como aproveitar melhor o seu home-office? Compartilhe nos comentários e vamos nos ajudar ainda mais.

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