Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Vendas por delivery: como controlar o dinheiro do seu negócio

Dentre as várias mudanças nos hábitos de consumo que a pandemia trouxe, o aumento das vendas por delivery foi uma das mais significativas. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), só no primeiro trimestre de 2021, as vendas online chegaram a R$35,2 bilhões, um aumento de 72,2% se comparado com o mesmo período de 2020. 

Para se ter ideia, o segmento de entrega de comidas a domicílio registrou crescimento de mais de 76% de 2019 a 2021. De lá para cá, os números só se expandiram.

É nítido que essa modalidade foi muito bem aceita pelos consumidores, e a tendência é que se mantenha em crescimento. Entretanto, é essencial saber como controlar as vendas e o dinheiro que entra e sai através das vendas por delivery. 

Por isso, preparamos este post para você! Continue a leitura para conferir! 

Vendas por delivery: como ter controle sobre o fluxo de caixa 

O delivery veio para ficar, isso é fato. Mesmo com o fim da pandemia, as pessoas se acostumaram com a praticidade e comodidade que a compra online proporciona. Portanto, para continuar oferecendo esse tipo de serviço sem ter prejuízos, é preciso ter equilíbrio financeiro e isso envolve o gerenciamento do fluxo de caixa.

A seguir, veja as dicas que trouxemos para você! 

Saiba suas vendas mensais 

Saber exatamente quantas vendas foram realizadas mês a mês é fundamental. Não basta somente “ter uma noção”, é necessário ter números exatos para entender o lucro e faturamento que seu negócio obteve em dado período. 

Use uma planilha para controlar as movimentações financeiras 

Nada melhor do que contar com a ajuda de uma planilha para manter o número de vendas e as entradas e saídas diárias e mensais registrados. 

Mesmo que você ainda não tenha muita afinidade com planilhas, o Excel é uma ótima ferramenta para começar. O mais importante é lembrar de marcar absolutamente todas as movimentações financeiras. 

Aproveite as projeções do fluxo de caixa para criar ações 

Mais do que contribuir com o desenvolvimento do negócio e com o controle financeiro, as projeções do fluxo de caixa também são úteis para que você consiga planejar ações para impulsionar as vendas da sua empresa. 

Por exemplo:

  • Lançamento de campanhas promocionais para itens específicos 
  • Promoções em datas comemorativas 
  • Cupons de desconto
  • Descontos progressivos (como compre 2, leve 3, ou compre 2 e ganhe um brinde)
  • Oferta de produtos com preço fixo por um período determinado, entre outras ideias. 

Esse tipo de ação de marketing é uma boa estratégia para atrair mais clientes. No entanto, lembre-se de estabelecer um limite de itens para cada campanha e verificar se sua equipe de entregadores é suficiente para a operação. Do contrário, você pode sofrer prejuízo e ainda receber avaliações negativas dos consumidores. 

Tenha uma conciliação financeira eficiente 

A conciliação financeira é outro ponto essencial para quem trabalha com delivery. Por meio dela, você consegue garantir os recebimentos, avaliar os valores que chegam e saem das contas bancárias

O processo é feito em quatro etapas: 

  1. Conciliação de cartões: análise e correção de todas as compras efetuadas por cartões de crédito ou débito.
  2. Conciliação de pagamentos: controle dos pagamentos liberados para fornecedores e colaboradores, evitando problemas com duplicação de pagamentos. 
  3. Conciliação de cobrança: garante que todos os usuários pagaram o pedido e que o dinheiro foi creditado ou debitado em conta. 
  4. Conciliação bancária: assegura que o fluxo das contas no banco estejam iguais aos controles internos do negócio. Além disso, opera com uma dupla verificação para evitar erros entre os registros.

Você acabou de conferir pontos importantes sobre as vendas por delivery. Esperamos que este conteúdo seja útil e possa ajudar no seu negócio. E se quiser ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

O que são os 5 C’s do crédito e como usá-los em sua análise

Você, empreendedor, que se preocupa com a saúde financeira de seu negócio e está constantemente buscando formas de melhorá-la, muito provavelmente já ouviu falar sobre a técnica dos 5 C’s. Mas você sabe exatamente o que são os 5 C’s do crédito?

Análise de Crédito

4 min