Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cadastro positivo: entenda de uma vez por todas suas vantagens!

O cadastro positivo já não é mais novidade para quase ninguém, no entanto, muitas pessoas — físicas e jurídicas — ainda parecem desconhecer os reais benefícios desse banco de dados.

Por isso, no post de hoje, vamos falar exclusivamente sobre o assunto para te mostrar as vantagens do cadastro positivo, o que é verdade e o que é mito, as informações que ficam registradas e seu grande objetivo. 

Se esse conteúdo te interessa, é só continuar por aqui para conferir tudo! Vamos lá?

Veja as principais vantagens do cadastro positivo para PJ e PF

Diferente do que alguns pensam, o cadastro positivo é uma espécie de banco de dados bastante benéfico para pessoas e negócios. A seguir, você vai ver as principais vantagens desse recurso:

Para empresas 

Como sabemos, o índice de inadimplência é um dos fatores utilizados para verificar como anda a saúde financeira de uma empresa. Afinal de contas, isso impacta diretamente o lucro e a receita do negócio. 

Dessa forma, com o cadastro positivo é possível visualizar o histórico de pagamento dos consumidores de maneira mais clara e, assim, adotar estratégias e critérios mais assertivos para vender a prazo. 

Além disso, as condições comerciais e condições de financiamento com bancos melhoram, tem-se maior oferta de crédito e as taxas de juros e prazos com fornecedores podem ser mais favoráveis. 

Para os consumidores 

Os consumidores também ganham diversos benefícios ao participarem do cadastro, dentre elas estão:

  • facilidade para conseguir crédito
  • acompanhar os pagamentos realizados e o score 
  • o número de inadimplência e a taxa de juros diminuem 
  • cria-se mais confiança entre o lojista e o cliente. 

3 Mitos que contam sobre o cadastro positivo 

O grande intuito desse banco de dados é mostrar às empresas que seus clientes são bons pagadores. Clientes estes, inclusive, que podem ser outras empresas. Desse modo, essa pessoa, física ou jurídica, pode obter um crédito muito mais coerente com a sua realidade. 

Apesar disso, alguns mitos ainda perseguem o cadastro positivo. Por exemplo: 

1. Todos têm acesso as suas informações

Mentira! O mercado tem acesso a pontuação de crédito, o Score, para analisá-la ou fazer transações comerciais. Para visualizar o histórico detalhado, é preciso sua permissão. 

2. Pessoas negativadas podem ser prejudicadas pelo cadastro positivo

Muito pelo contrário, O cadastro positivo funciona como uma oportunidade para que você possa mostrar que faz o pagamento de diversas contas em dia. 

3. O cadastro positivo quebra o sigilo bancário 

Outro mito. Suas informações são inteiramente protegidas pela lei. Os dados disponíveis são referentes a data de pagamentos, vencimentos, valores de faturas e afins.

O que muda de pessoas físicas para pessoas jurídicas? 

As informações são as mesmas, o que muda é o modo como elas serão tratadas. Para ambos os casos, um jeito simples de entendermos o cadastro positivo é o consideramos como um feedback positivo do cliente, que irá provar a qualidade de seus pagamentos. 

E então, este conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim! Para conferir outras matérias como essa, basta ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais! 

Todas semana temos uma nova postagem com dicas e informações sobre finanças que podem contribuir com o dia a dia do seu negócio. Até a próxima!

Tem alguma dúvida? Escreva-nos um comentário que responderemos em seguida!

Posts relacionados