
A economia brasileira sofreu uma grande queda com a chegada da Covid19. Saiba, portanto, como está a inadimplência no país após um ano de pandemia!
Destaques
3 min
Por Redação
Publicado em 19 de julho de 2019
Atualizado em 30 de julho de 2020
O Cadastro Positivo permite que as empresas para as quais você pede crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, ou seja, tanto os seus deslizes quanto os seus acertos. O contrário do que acontecia até hoje com o cadastro negativo, quando as empresas analisam somente as contas que você deixou de pagar, sem levar em consideração situações de emergência ou imprevistos.
Assim, fica fácil para as empresas de crédito enxergarem que, apesar de ter atrasado ou deixado de pagar uma ou outra conta, você é responsável com vários outros de seus compromissos. E isso provavelmente te ajudará na conversa e negociação com essas instituições.
Suas contas pagas em dia poderão ser consideradas, e as empresas, poderão ter condições de avaliar seu histórico de pagamentos de uma forma mais completa e justa.
Dependendo da política financeira da empresa, você pode conseguir taxas de juros melhores do que alguém que não tem o Cadastro Positivo. Para melhorar um pouco mais, o seu Cadastro Positivo pode ajudar também a aumentar o seu Score.
O Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pago os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo; Passam a constar no histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.
O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro. Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.
1 – A Lei 12.414/2011 foi alterada, e a partir de 09 de Julho de 2019, a inclusão do Cadastro Positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz, água e telefone.
2 – O Cadastro positivo é adotado de forma bem-sucedida em mais de 70 países. Com a nova Lei, o consumidor continua tendo sua própria nota de crédito, agora mais abrangente, já que passa a incluir mais fontes que enviarão informações.
3 – Somente a pontuação de crédito (score) estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito, a menos que você autorize a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito. Quem pode consultar: comércio, serviços, bancos e financeiras.
Confira nas imagens abaixo os impactos do Cadastro Positivo.
Os birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo, como a Serasa, receberão as informações das fontes, que são as empresas que realizam negócios e operações de crédito com os consumidores, entre elas: água, eletricidade, gás, telefone. E poderão ter acesso às suas informações, o comércio, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviços, para definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.
Sim. Você poderá sair a qualquer momento, basta apenas solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito. O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis.
Mas eu não faria isso, pois excluindo seu nome do Cadastro Positivo, você volta a ser avaliado apenas pelo seu histórico negativo.
Agora além das empresas veremos contas que você atrasou ou não pagou, também verão as contas que você paga em dia. Será uma perspectiva totalmente renovada que amplia os horizontes e assim aumenta o fluxo de vendas para as empresas. Imagine que aquela empresa não vendeu pra você por seu Score estar baixo ou eles terem só informações das contas que você não pagou, agora a empresa possui um outro volume de informações sobre você. As empresas que também tinham seus Scores baixos agora poderão ser avaliadas pelos pagamentos em dia. São novas possibilidades, onde todos ganham.
E você, o que achou do Cadastro Positivo? Deixe-nos sua opinião nos comentários.
A economia brasileira sofreu uma grande queda com a chegada da Covid19. Saiba, portanto, como está a inadimplência no país após um ano de pandemia!
Destaques
3 min
Você já parou para pensar como realmente funciona a fraude? De onde ela vem e como ela é feita? Olhando por uma perspectiva bem característica, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é a de uma pessoa atrás de um computador tramando como ela entrará no cadastro de alguém ou roubará dados de uma […]
Destaques
4 min
E muito bom mesmo
Nossa que boa notícia! muito bom
Boa tarde preciso que a prove crédito no meu cartão iatu
Olá, Douglas. Cada banco possui sua própria política de análise, por isso, vários fatores podem ser levados em conta para aprovar ou reprovar o crédito.
Gostei disso