Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é cadastro positivo e quais os seus impactos

O cadastro positivo permite que as empresas para as quais você solicita crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, considerando tanto as contas em atraso quanto as que foram pagas em dia, o contrário do que acontecia com o cadastro negativo, no qual as empresas analisavam somente o que não foi pago.

Em outras palavras, agora os credores conseguirão visualizar todos os seus outros compromissos financeiros, entendendo que, ainda que tenha algum atraso, você tem diversas outros acertos, e isso te ajudará a negociar com estas instituições.

Como funciona o cadastro positivo?

O cadastro reúne informações sobre como a pessoa tem lidado com seus compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar no histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

O histórico de pagamentos referente a contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.

Assim, aos poucos você vai construindo seu histórico de bom pagador e tudo o que foi pago em dia será considerado, permitindo que as empresas façam uma análise mais completa e justa sobre seu perfil, além de poderem oferecer melhores taxas de juros e também de virem seu score aumentando.

O que mudou com a nova lei?

1 – A Lei 12.414/2011 foi alterada. Em 09 de julho de 2019, a inclusão do cadastro positivo se tornou automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz, água e telefone.

2 – O cadastro positivo é adotado de forma bem sucedida em mais de 70 países. Com a nova lei, o consumidor continua tendo sua própria nota de crédito, mas agora de forma mais abrangente, já que passa a incluir mais fontes que enviarão informações.

3 – Somente a pontuação de crédito (score) estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito, a menos que você autorize a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito. Quem pode consultar: comércio, serviços, bancos e financeiras.

Quais são os impactos do cadastro positivo?

Confira a seguir os impactos do cadastro positivo:

Quem fará uso das minhas informações positivas?

Os birôs de crédito gestores do cadastro positivo, como a Serasa Experian, receberão dados das fontes, que são empresas que realizam negócios e operações de crédito com os consumidores, entre elas: água, eletricidade, gás, telefone.

Poderão ter acesso às informações: o comércio, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviços, para definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.

Posso cancelar a qualquer momento?

Sim. Você pode sair a qualquer momento, basta solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito.

O órgão que receber o pedido de exclusão fica obrigado a atendê-lo e compartilhar com os demais birôs, para que também o atendam em até 02 dias úteis. Porém, é importante lembrar que, ao realizar o descadastro, você volta a ser avaliado somente pelo histórico negativo e perde as vantagens que o positivo oferece.

Estamos falando de uma perspectiva totalmente renovada que amplia os horizontes e aumenta o fluxo de vendas para as empresas. Imagine que aquela empresa que se negou a vender para você por seu score estar baixo, ou porque só tinha acesso as suas contas não pagas, agora terá um outro volume de dados sobre seu perfil. Trata-se de uma nova possibilidade em que todos podem sair ganhando.

E então, o que achou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conferir outras postagens como essa. E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, é só nos deixar um comentário que responderemos em seguida!

Posts relacionados

5 respostas para “O que é cadastro positivo e quais os seus impactos”

  1. Vanderli Martins disse:

    E muito bom mesmo

  2. Eliane disse:

    Nossa que boa notícia! muito bom

  3. Douglas Silva de Oliveira disse:

    Boa tarde preciso que a prove crédito no meu cartão iatu

    • Leticia Bariviera disse:

      Olá, Douglas. Cada banco possui sua própria política de análise, por isso, vários fatores podem ser levados em conta para aprovar ou reprovar o crédito.

  4. Severino Firmino De Oliveira disse:

    Gostei disso