Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Conheça o adicional comportamento de pagamento das empresas!

Um levantamento feito pela Federação Nacional dos Dirigentes Lojistas (FNDL) mostra o crescimento no número de empresas com contas em atraso:

A inadimplência atingiu 5,305 milhões de micro e pequenas empresas em dezembro de 2018, representando o segundo maior volume de toda a série histórica, abaixo apenas do recorde em setembro de 2018 (5,327). Na comparação com o mesmo mês de 2017 (4,937 milhões), houve aumento de 7,5% e na relação com novembro de 2018 (5,252 milhões), uma alta de 1,0%. “Além dos fatores econômicos, este alto patamar de inadimplência também tem relação com a dificuldade das micro e pequenas empresas em administrar a saúde financeira dos negócios”, diz o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.

Por Região, o Sudeste concentrou a maior alta (9,8%) da inadimplência em dezembro de 2018, na comparação com o mesmo mês de 2017. Em segundo lugar, aparece o Sul, com crescimento de 6,5%. Na sequência, Norte (5,8%), Centro-Oeste (5,0%) e Nordeste (2,4%). Por Estado, o Rio de Janeiro lidera o ranking com alta de 14,4% em dezembro de 2018, na comparação com o mês correspondente de 2017. Amapá e São Paulo aparecem na sequência, com aumento de 12,4% e 10,1%, respectivamente. Somente três Estados apresentaram queda na mesma relação: Piauí (-2,1%), Rio Grande do Norte e Alagoas (ambos -2,0%). 

Por segmento, Serviços foi o setor que mais deixou de pagar as contas em dia, com alta de 12,2% em dezembro de 2018, na comparação com dezembro de 2017. A indústria (8,4% de participação) vem na sequência, com aumento de 3,5% e o comércio (43,4% de participação) com crescimento de 3,4%.

Se você tem uma empresa B2B, ou seja, vende para outras empresas, provavelmente deve ter sentido o impacto destes dados em sua empresa. E quais atitudes você tem tomado para diminuir a inadimplência em sua empresa?

Como nos conteúdos anteriores, queremos te dar dicas para a potencialização de seu negócio, e hoje vamos explicar sobre uma de nossas ferramentas adicionais: o Comportamento de Pagamento.

Comportamento de Pagamento

Com os crescentes números da inadimplência, é fundamental que as empresas que vendem a prazo, utilizem ferramentas para orientar o fechamento de seus negócios. As informações obtidas por meio destas ferramentas não precisam ser usadas apenas para permitir ou restringir o acesso ao crédito. Também é possível utilizá-las para desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.

Nesse processo, o adicional Comportamento de Pagamento surge como uma ferramenta fundamental, uma vez que demonstra o comportamento de pagamento de um grupo de empresas de um mesmo setor, região e porte em relação aos pagamentos realizados no mês atual e nos últimos 13 meses, evidenciando a capacidade e pontualidade nos negócios, exemplificando assim seu padrão de ações. Criado no ano de 2017 pela Serasa Experian, o Comportamento de Pagamento é um adicional oferecido nas consultas de CNPJ. Além desse adicional ser um dos mais completos para a pessoa jurídica, é o mais indicado para um cadastro completo e seguro de um novo cliente. Utilizando esta ferramenta, você pode conhecer a capacidade e pontualidade de uma empresa.

Confira abaixo alguns diferenciais na resposta que esta ferramenta traz:

Comportamento de pagamentos anteriores:

Vencimentos futuros, ou seja, dívidas que o CNPJ tem:

Registros de consultas sob o mesmo CNPJ em um prazo de 3 meses:

A partir destes dados, você tem total condições de prever se poderá vender, como vender e o quanto poderá vender à outra empresa. Com isso, você reduzirá e muito as tentativas de fraudes e de caloteiros que rodam o Brasil causando inadimplência nas empresas.

Potencialize suas análises e acabe já com a inadimplência em seu negócio!

Conheça outras ferramentas e saiba mais sobre saúde financeira através de nosso Blog.

Posts relacionados

Clientes inativos: criando oportunidades de recuperá-los

É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]

Destaques

4 min

Comprometimento Mensal: uma dica de adicional da SCC Check!

Já conhece o adicional de comprometimento mensal? A solução, além de simplificar o processo de análise de crédito de empresas, apresenta informações importantes sobre quão comprometida está a renda do cliente. Saiba mais!

Análise de Crédito

2 min

Uma resposta para “Conheça o adicional comportamento de pagamento das empresas!”

  1. Ronald disse:

    A SCC arrasa nas dicas!