Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Certificado digital: o que é e para que serve

Você tem medo de compartilhar dados pessoais e informações da sua empresa na internet?

Em tempos fraudes recorrentes, principalmente relacionadas a transações eletrônicas, é comum que a preocupação com a segurança de dados trocados no ambiente virtual impossibilite o acesso das pessoas a diversas facilidades oferecidas pela internet. A boa notícia é que já existe uma solução para isso: o certificado digital!

Continue a leitura para saber mais!

O que é o certificado digital? Entenda!

A certificação digital traduz o que há de mais moderno em termos de segurança de dados trocados no meio virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer proteção, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse um RG ou CPF que garante a identidade do proprietário.

Trata-se, portanto, de um arquivo que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, para assegurar transações eletrônicas e outros serviços virtuais, permitindo que pessoas físicas e jurídicas se identifiquem e assinem de qualquer lugar do mundo.

Quem precisa de um certificado digital?

Quem desejar realizar determinadas atividades online de modo seguro e autenticado. Todavia, o certificado digital não é uma escolha para todos. Para algumas pessoas, é uma exigência.

Por exemplo, empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como as que estão inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a utilizar o certificado digital.

Para que serve o certificado digital?

O certificado existe para facilitar a rotina e evitar que você perca tempo fazendo, presencialmente, algo que poderia ser feito online.

Tarefas do dia a dia, como reconhecimento de firma, entrega de documentos via motoboy, idas ao banco, entre outras, podem ser substituídas por transações online totalmente confiáveis.

Confira, a seguir, as principais atividades e benefícios do certificado digital:

  • Assinatura e envio de documentos pela internet
  • Realização de transações bancárias
  • Envio de declarações da sua empresa
  • Assinatura de notas fiscais e conhecimento de transporte eletrônico
  • Login em ambientes virtuais com segurança
  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos
  • Desburocratização de processos uma vez que dispensa o reconhecimento de firma
  • Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

Quais são os tipos de certificado?

Os tipos mais comuns de certificados são o A1 e o A3. Abaixo, você vai entender como funciona cada um e a diferença entre eles:

Certificado digital A1

É um documento eletrônico instalado diretamente no computador, que não depende de cartões ou tokens. Sua senha de acesso precisa ser digitada uma única vez durante a instalação. Depois disso, não é mais necessário informá-la para realizar as emissões de NF-e.

Por ser apenas um arquivo instalado, ele corre menos risco de se perder ou de ser roubado. Além disso, o A1 pode ser usado em diversos dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks, oferecendo mais praticidade para que você emita notas fiscais mesmo estando longe do trabalho.

Com ele, sua empresa precisa somente de um certificado para a matriz e as filiais. Porém, sua validade é de apenas 1 ano.

Certificado digital A3

O A3, por outro lado, deve ser armazenado em algum token ou cartão e só pode ser utilizado em um único equipamento por vez. Sempre que for necessário usar um outro dispositivo, é preciso levar o hardware até ele e realizar uma nova configuração.

O A3 também possui uma senha de acesso. Contudo, ela deve ser informada todas as vezes, e caso você a digite 3 vezes de modo errado, o certificado é bloqueado, sendo necessário adquirir um novo.

Diferentemente do A1, este não pode ser usado em aparelhos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. Além disso, no caso de filiais, cada uma deve ter o próprio certificado, pois ele tem de estar conectado ao computador de emissão da NF-e, exceto quando utilizado o HSM (Hardware Security Module), um hardware que garante acesso compartilhado aos certificados pela rede.

Outro ponto importante é que, se houver alguma alteração no contrato social, será necessário trocar o certificado. Entretanto, ele tem validade de 3 anos.

Pelas características, pode-se dizer que, financeiramente, o certificado A1 é mais atraente, já que não necessita de nenhum dispositivo para realizar sua leitura e pode ser utilizado em mais de um lugar ao mesmo tempo. 

No entanto, por contar com um token ou um cartão, o A3 faz com que toda a operação seja realizada pelo dispositivo, ou seja, seu computador não terá acesso ao certificado armazenado nele. Assim, o modelo A3 tende a ser mais seguro que o A1.

Por que adquirir uma certificação digital

Adquirir a certificação digital é uma tendência cada vez mais difundida no mercado, que ajuda a reduzir custos e otimizar o trabalho de empresas, órgãos públicos e profissionais autônomos variados.

E você? Precisa de um certificado digital? A Autêntica Certificação Digital, uma das empresas do nosso grupo, é referência no segmento. Por lá, você consegue comprar o seu certificado e fazer tudo sem sair de casa, por meio de videoconferência, de forma totalmente rápida e segura!

Esperamos que este post seja útil para você. Para ler outras matérias relacionadas, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Posts relacionados

Comprometimento Mensal: uma dica de adicional da SCC Check!

Já conhece o adicional de comprometimento mensal? A solução, além de simplificar o processo de análise de crédito de empresas, apresenta informações importantes sobre quão comprometida está a renda do cliente. Saiba mais!

Análise de Crédito

2 min