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Como entender as necessidades do cliente que compra em sua loja

Empresário, você sabe quais as necessidades do seu cliente? Você conhece seu público-alvo o suficiente para entender o que ele precisa? 

Essas perguntas são muito importantes para compreender se as suas estratégias de vendas estão de acordo com o que o consumidor procura. 

O ponto principal de uma ação de vendas de sucesso é atender as expectativas de quem irá consumir. 

Pensando nisso e levando em conta o Dia do Cliente que está chegando, trouxemos algumas dicas práticas que podem te ajudar no processo de identificação de problema e solução para o seu consumidor. 

Continue a leitura e confira tudo agora! 

Os tipos de necessidades do cliente

Dificilmente, empresas que não fazem um estudo aprofundado sobre seu público conseguem se manter competitivas no mercado. Isso porque elas não direcionam esforços para a resolução de uma “dor, problema ou necessidade” específico. É como vender no escuro. 

Portanto, em primeiro lugar, é indispensável conhecer o seu público para, depois, reconhecer o que ele precisa. Nesse segundo quesito, podemos classificar dois tipos de necessidades: 

Necessidade de produto: refere-se à solução que você oferece ao seu cliente. Estamos falando de algo que deve ser funcional, confiável e que tenha um preço condizente com aquilo que o produto promete.   

Necessidade de serviço: muitos serviços são fechados por meio de interações comerciais e contratos. Sendo assim, é essencial que essa oferta seja transparente e que apresente informações relevantes e de qualidade. 

Em ambos os casos, o fator-chave é mostrar ao cliente que você entende a sua demanda. 

(Leia também: Como fazer precificação de produtos e serviços?).

Como identificar o que o consumidor precisa? 

1. Aposte nos dados 

Não há caminho melhor do que utilizar dados para detectar as características das pessoas que compram em seu negócio. 

Desse modo, busque informações pessoais, como faixa etária, localização, interesses, problemas enfrentados, tipo de linguagem, canais de comunicação mais usados. 

A ideia é que, com esses dados, você possa construir uma persona. Nesse sentido, é importante saber de que forma essa pessoa compra, como costuma comprar com a concorrência, o modelo de pagamento que ela mais usa, entre outros. 

2. Solicite feedbacks 

O feedback é uma ferramenta poderosa para verificar se suas estratégias estão tendo resultados positivos, porém, poucos clientes o fazem de modo voluntário. Então, solicite você mesmo um retorno ao consumidor. 

Esse convite pode ser feito no dia a dia, com o uso de totens para pesquisa de satisfação, avaliações ao fim de ligações ou os próprios formulários do Google. Para isso, crie perguntas objetivas, que sejam fáceis de responder e que demonstrem a intenção da ação, que é saber o nível de satisfação do consumidor para melhorar a experiência de compra. 

3. Mapeie a jornada do cliente 

O cliente deve estar no centro de tudo. O mapeamento da jornada serve justamente para que você consiga identificar sua necessidade e atender a demanda em cada etapa de compra. 

Nesse aspecto, é válido compreender a interação que ele tem com a sua marca para, assim, aprimorar a abordagem de atendimento. 

4. Use as redes sociais a seu favor 

Muitas empresas não dão a devida atenção aos usuários nas redes sociais, porque simplesmente ainda não entenderam que esses canais são indispensáveis para o processo de reconhecimento do perfil do cliente. 

Aliás, por lá é possível obter feedbacks altamente relevantes sobre seu produto ou serviço. Portanto, a dica é: responda sempre a todos os comentários e sugestões com muita educação e paciência e tentando solucionar os problemas, quando houver. 

Você acabou de ver 4 dicas que podem te ajudar a entender o que o seu cliente precisa. Mais do que aplicar todas essas ações em sua empresa, é fundamental que você tenha em mente as vantagens que elas podem trazer, como: 

  • Aumentar a satisfação do consumidor 
  • Reduzir custos, pois você evita o investimento em produtos ou serviços desnecessários 
  • Otimizar as vendas 
  • Gerar visibilidade e melhorar o posicionamento da sua marca. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! 

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