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Como fazer precificação de produtos e serviços: dicas para colocar em prática!

Uma dúvida muito comum entre as micro e pequenas empresas — principalmente — é como fazer precificação de produtos e serviços. Muitos negócios, inclusive, por falta de conhecimento ou informação, caem no erro de não diferenciar produto e serviço. 

Entender que os preços praticados para cada um deles não devem ser iguais é um dos pontos principais, assim como compreender a distinção entre os conceitos de preço e valor. 

Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a cobrar corretamente as mercadorias da sua empresa. Continue a leitura para conferir! 

Como fazer precificação de produtos e serviços: entendendo conceitos 

Se buscarmos o significado de precificação no dicionário encontraremos definições, como: ato ou efeito de precificar, de atribuir valor a algo. Acontece que, colocar essa ação em prática, não é tão simples quanto parece. 

Por mais que tenhamos o hábito de usar os termos preço e valor como sinônimos, precisamos entender os conceitos de cada um quando relacionados à venda.

  • Preço: é a quantia cobrada sobre determinada mercadoria ou serviço. 
  • Valor: é a visão que o consumidor tem sobre aquilo que comprou ou deseja comprar. Por exemplo, o custo-benefício em adquirir tal item/serviço. 

Outro ponto crucial que precisamos ter em mente é que o custo de um produto é diferente do custo de um serviço. Estamos falando de definições divergentes e que, exatamente por isso, pedem cálculos distintos para chegarem a uma oferta adequada.

A importância da precificação para a saúde financeira do negócio 

Saber precificar o que você vende em sua loja é fator-chave para o bom desenvolvimento do negócio. Isso irá impactar diretamente na saúde financeira da empresa, e não somente. Ao fazer uma precificação correta, você: 

  • Aumenta a competitividade no mercado
  • Atrai mais consumidores 
  • Se destaca da concorrência 
  • Consegue dar destaque a produtos e serviços específicos (sejam produtos e/ou serviços considerados carros-chefe ou itens que estejam parados no estoque há um tempo e precisam de rotatividade)
  • Melhora os resultados financeiros da empresa. 

Como estabelecer os preços corretamente? 

A base para fazer uma precificação apropriada é formada por: atratividade, competitividade e lucratividade. Desse modo, é necessário pensar separadamente quanto será cobrado pelos produtos e quanto será cobrado pelos serviços. 

Precificando produtos

Algumas estratégias são essenciais para atribuir preço aos produtos, como: 

  • Margem de contribuição: que indicará o valor da venda mais os custos fixos e variáveis 
  • Margem de custo: o valor do produto mais o lucro pretendido pela empresa
  • Markup: o cálculo de markup abrange todo o custo de produção, ou seja, tudo o que foi gasto para produzir. Assim, a fórmula utilizada é: markup = 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]. 

Precificando serviços   

O que difere na forma de precificar é que os serviços não são itens materiais, que podem ser tocados, pesados e avaliados de acordo com suas “características físicas” como os produtos. Além disso, eles também dependem de recursos humanos. Portanto, é preciso considerar os seguintes tópicos: 

  • Quantidade de horas trabalhadas: quanto tempo você gastará? Quanto custa sua hora de trabalho? 
  • Tipo de serviço: qual a média de preço do serviço oferecido? Quantos profissionais estão envolvidos nessa oferta?
  • Tabela fixa de preços (em caso de pacotes, por exemplo)
  • Markup: a base de cálculo do markup também pode ser usada para chegar a um preço vantajoso. 

Como acompanhar a precificação e seus resultados 

  • Como está o capital de giro: você tem dinheiro suficiente em caixa para manter o funcionamento da sua empresa? 
  • Qual a rentabilidade: você está tendo retorno sobre seus investimentos? Está ganhando mais do que gastando? 
  • Qual a lucratividade: você está tendo lucro sobre suas vendas? 

Ao analisar esses pontos, você consegue visualizar se os métodos usados para custear estão sendo positivos ou se será preciso fazer alguma alteração. 

Lembre-se sempre que o objetivo da precificação é trazer lucro ao seu negócio. Por isso, essa etapa não pode ser negligenciada e feita sem nenhum embasamento. 

Estamos nos referindo a uma prática imprescindível para conquistar mais clientes e que proporcionará uma visão mais clara do caixa da empresa. 

(Leia também: Como saber se sua empresa está no caminho certo?)

E então, este conteúdo te ajudou? Esperamos que ele seja útil para você! Se quiser ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo!

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