Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como saber se sua empresa está no caminho certo: 5 pontos essenciais

Empreender está longe de ser uma tarefa fácil. O planejamento financeiro e estratégico é uma ação que deve estar constantemente em prática para que os negócios caminhem bem, principalmente para empresas novas e de pequeno e médio porte. 

Isso porque, no início, o desafio de tentar tornar o negócio rentável e autossustentável é ainda maior. Além disso, muitos empreendedores tendem a achar que os problemas para as PME ‘s são menores. Mas não são.

Como saber se sua empresa está no caminho certo, então? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura para conferir! 

Como saber se sua empresa está no caminho certo: o que observar?

É normal questionar se o próprio negócio está tendo uma gestão eficiente. Aliás, é por meio desse tipo de reflexão que se consegue pontuar melhorias. Por isso, vale a pena analisar os seguintes fatores: 

Como está o seu faturamento?

Ficar de olho no faturamento é ponto crucial, pois ele envolve o fluxo de caixa e capital de giro da sua empresa.

Nem sempre os demonstrativos financeiros com grande quantidade de entradas indicam lucratividade. Portanto, é preciso acompanhar de perto. Isso te ajudará a entender como estão as despesas, se há necessidade de cortes de gastos e, consequentemente, a administrar melhor suas finanças para ter mais lucro. 

Avalie o ticket médio 

A avaliação do ticket médio permite uma visão mais ampla sobre como estão as vendas em seu negócio e ainda auxilia na mensuração de riscos. 

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma média x de vendas e o cliente queira comprar y, que corresponde a um valor 5 vezes mais alto. Em casos assim, é importante ficar atento, afinal, muitas vendas não são recebidas exatamente por estarem acima do ticket médio. 

Observar o limite de crédito liberado para o consumidor e quanto ele tem gasto também é um ponto a ser analisado. 

Você tem uma política de crédito? 

O objetivo de criar uma política de crédito é otimizar o processo de vendas, o fluxo de caixa e diminuir os riscos de inadimplência. A partir dela, você consegue definir algumas regras importantes para os cadastros dos clientes e, sobretudo, para conceder crédito a eles. 

Seus clientes estão demonstrando satisfação?

A satisfação do consumidor é essencial! Atrair, conquistar e fidelizar clientes é um forte sinal de que sua empresa está caminhando para o lado correto. Afinal de contas, sem pessoas para adquirir o seu produto ou serviço não há como ter sucesso. 

Faça com que o seu negócio seja comentado. Divulgue-o! 

Uma boa divulgação e estar presente nos canais digitais são ações que fazem toda diferença! Estratégias de marketing são muito bem-vindas para dar visibilidade ao produto e/ou serviço que sua empresa oferece.

A verdade é que se você tiver um plano definido e metas e objetivos traçados, com certeza o seu negócio terá melhores resultados e ficará conhecido neste meio. 

E então, a sua empresa está no caminho certo? Você acabou de conferir alguns fatores fundamentais para a saúde financeira e bom desempenho de qualquer empreendimento.

Esperamos que este conteúdo possa contribuir com o seu negócio. E se quiser ler outras postagens com dicas, soluções de crédito e informações financeiras, é só acompanhar nosso blog e seguir as nossas redes sociais! Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Planejamento Financeiro: 6 Dicas para mudar sua vida financeira

Uma vida financeira bem controlada é fundamental para crescer o seu patrimônio, realizar os seus objetivos e manter uma boa reputação perante o mercado de crédito. A forma com que você lida com o seu dinheiro é que determina se no final do mês vai sobrar ou faltar. A maioria das pessoas consideram que é […]

Destaques

4 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio