Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é crédito recorrente: saiba como funciona!

Já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é crédito recorrente e como funciona esse modelo de pagamento (que também é chamado de pagamento recorrente)? Então você está no lugar certo!

Neste post, vamos explicar as principais características desse tipo de crédito e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio. Continue a leitura para entender tudo! 

Como funciona o crédito recorrente? 

O crédito recorrente funciona como forma de automatizar um pagamento. Isso porque ele acontece de maneira periódica, na maioria das vezes mensalmente.

Um exemplo muito comum é a assinatura de serviços, como planos de academia, streaming de vídeos ou música, em que o cliente paga um valor fixo por mês para utilizar o produto continuamente. 

Quais as vantagens do crédito recorrente para empresas?

Esse tipo de crédito pode ser muito vantajoso para as empresas. Veja os principais benefícios:  

Fluxo de caixa previsível

Por meio do pagamento recorrente, a empresa tem maior previsibilidade das entradas de caixa, o que facilita o planejamento financeiro e evita surpresas desagradáveis.

Redução da inadimplência

Como os pagamentos são feitos de forma automática e programada, há uma redução significativa do risco de inadimplência em comparação.

Facilidade de gestão financeira

Os sistemas de crédito recorrente geralmente incluem ferramentas de gestão financeira que simplificam o acompanhamento dos pagamentos, emissão de faturas e controle de inadimplência.

Redução de custos operacionais

Automatizando os pagamentos, é possível reduzir custos relacionados ao processamento manual de faturas e cobranças, além de economizar tempo e recursos administrativos.

Possibilidade de vendas adicionais

É também uma maneira de incentivar os clientes a adquirirem produtos ou serviços adicionais ao longo do tempo, aumentando o valor médio das transações.

Qual a diferença de crédito recorrente e parcelamento?

Por mais que sejam confundidas, existem alguns pontos importantes que diferenciam as duas modalidades. 

Natureza do pagamento

No crédito recorrente, o cliente autoriza o fornecedor a debitar automaticamente da sua conta em intervalos regulares para pagar um serviço contínuo ou uma assinatura. No parcelamento, o cliente divide o valor total de uma compra em parcelas fixas, geralmente pagando juros sobre o saldo devedor.

Relação com o produto ou serviço

O pagamento recorrente normalmente está associado a serviços ou produtos que são utilizados continuamente. O parcelamento é mais comum em compras de bens duráveis. 

Juros e taxas

Ao contrário do parcelamento, o crédito recorrente não costuma ter cobrança de juros. A menos que haja atraso ou inadimplência. 

Flexibilidade

O parcelamento tende a ser mais flexível quanto ao número de parcelas e ao valor. Já o crédito recorrente conta com pagamentos fixos por períodos regulares.

Quais serviços podem ser vendidos de forma recorrente? 

  • Serviços de streaming de vídeo e música, como Netflix e Spotify 
  • Software como serviço (SaaS)
  • Planos de celular e internet banda larga 
  • Planos de academia 
  • Serviços de delivery de alimentos

Esses são somente alguns exemplos, mas praticamente qualquer tipo de serviço ou plano de uso contínuo pode ser vendido de modo recorrente por meio de assinatura.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva seu comentário aqui embaixo! E se quiser ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar nosso blog. Até a próxima!

Posts relacionados

Conheça o adicional comportamento de pagamento das empresas!

Um levantamento feito pela Federação Nacional dos Dirigentes Lojistas (FNDL) mostra o crescimento no número de empresas com contas em atraso: A inadimplência atingiu 5,305 milhões de micro e pequenas empresas em dezembro de 2018, representando o segundo maior volume de toda a série histórica, abaixo apenas do recorde em setembro de 2018 (5,327). Na […]

Análise de Crédito

3 min