Você já ouviu falar no golpe do falso pagamento? Recentemente, o assunto ganhou repercussão e tem sido muito comentado.
Uma pesquisa realizada pela OLX em conjunto com a AllowMe, empresa especializada em proteção de identidades digitais, mostrou que 42% das fraudes na internet, ainda no primeiro semestre de 2021, correspondem ao golpe do pagamento falso.
Por isso, nos post de hoje vamos explicar como funciona essa fraude e como se proteger. Confira!
Entenda como funciona o golpe do falso pagamento
Principalmente após a pandemia, o número de pessoas vendendo produtos na internet aumentou muito. Itens eletrônicos, por exemplo, representam mais de 70% dos anúncios com essa finalidade em redes sociais, marketplaces e plataformas de ecommerce.
Acontece que, em muitas dessas negociações, o usuário faz a compra e envia um comprovante adulterado ou um comprovante de agendamento — como aqueles que são gerados para pagamentos feitos fora dos dias úteis ou horário —, assim que finaliza a compra. Mas não para por aí.
Para que o anunciante não perceba, o comprador demonstra urgência em receber o produto, e o vendedor sem saber acaba por enviar o pedido antes mesmo de se certificar que o valor já está realmente na sua conta.
Então, a pessoa recebe o objeto, mas na verdade não paga por ele. E é assim que se configura o golpe.
Como se proteger contra esse tipo de fraude
Os golpistas conseguem colocar características bem semelhantes a um comprovante original, por isso, nem sempre é fácil perceber que o pagamento é falso. Para evitar passar por esse tipo de situação, é importante reforçar alguns pontos:
Anuncie, preferencialmente, em plataformas de ecommerce ou marketplaces que façam intermédio entre o comprador e o vendedor, assim a negociação fica mais segura.
Utilize também os chats dessas plataformas para fazer contato com o comprador em vez de aplicativos de mensagem.
Só entregue o produto quando o dinheiro estiver em sua conta.
Atente-se aos e-mails recebidos dos sites que você anuncia. E-mails originais não costumam mandar mensagens genéricas e apresentam o nome oficial da marca/empresa.
Não aceite comprovantes de pagamentos agendados em hipótese alguma.
Ao receber um e-mail de confirmação de pagamento, observe o endereço e o provedor do remetente.
Essas são algumas dicas simples, mas que podem fazer total diferença e impedir que você seja vítima desse tipo de golpe.
E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, continue de olho em nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Tem alguma dúvida? É só deixar um comentário abaixo que responderemos em seguida!
Toda empresa tem direito e quer receber o dinheiro gerado pela venda de seus produtos e serviços. Porém, todos sabemos que existem casos e casos sobre atrasos e inadimplência. Você já parou para pensar qual o momento exato que se inicia o processo de cobrança? Quem nunca recebeu um sms com código de um boleto, […]