
Saiba quais as tendências de consumo 2023: entenda as principais características de cada geração e o que cada uma busca comprar!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 23 de agosto de 2023
Atualizado em 25 de setembro de 2023
É sempre válido lembrar que, ao começar a empreender, o empresário terá uma série de obrigações legais e fiscais a serem cumpridas e que, esquecer dessas responsabilidades, pode acarretar diversos problemas, inclusive na situação cadastral do negócio, que pode mudar para o status “CNPJ inapto”.
Quando um CNPJ se torna inapto, significa que há irregularidades com prazos de declarações, entregas de documentos e até pagamentos de impostos por parte da empresa. Por isso, é importante estar a par de todas as exigências que você, como empresário, deve seguir, e é sobre isso que vamos falar neste post!
Continue a leitura para conferir!
Alguns documentos são obrigatórios para o funcionamento e para manter a conformidade legal de uma empresa. Entre os principais, estão:
Todos esses, se não forem declarados e entregues no prazo estabelecido, podem causar a inaptidão do CNPJ.
Definitivamente, ficar com o CNPJ inapto pode gerar consequências negativas à empresa. Segundo a Receita Federal, algumas restrições são impostas nesse caso:
Não. Apesar de serem muito confundidos, são duas situações diferentes. O primeiro, como já falamos, trata-se do descumprimento de obrigações legais e fiscais. Já o segundo, refere-se a uma empresa sem movimentação, por isso a classificação de inativa.
Se em um período de 30 dias não houver qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial no negócio, a Receita Federal pode considerá-lo inativo.
Antes de mais nada, é necessário verificar o motivo pelo qual a empresa ficou inapta. Portanto, se você não se lembra se deixou de entregar, pagar ou declarar algum documento, acesse o portal do e-CAC.
Por lá, você conseguirá emitir um relatório de pendências. É muito simples, veja:
Ao identificar as pendências, você deverá entregar declarações ausentes e pagar as taxas que constarem no sistema.
Feito isso, a recomendação é que, um dia depois, você volte a conferir a situação do seu CNPJ. Nesse momento, ele deve aparecer como “regular”.
Você acabou de ver o que significa CNPJ inapto, as consequências que ele pode gerar e como regularizá-lo. Para ler outros conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais! Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva seu comentário aqui embaixo!