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3 Ferramentas para potencializar seu fluxo de caixa

Smartphones, tablets, computadores, máquinas, sistemas automatizados, inteligência artificial, tudo isso está se tornando tão comum em nosso dia a dia que não nos damos conta de como a tecnologia tem grande influência na agilidade e praticidade em grande parte do que fazemos.

Devido a velocidade e a quantidade de informações que temos atualmente por causa do avanço tecnológico, os empresários tem buscado cada vez mais soluções simples para descomplicar os processos do dia a dia no trabalho. E pensando em dar ênfase no quanto a tecnologia é nossa aliada, preparamos este conteúdo para que você possa entender de forma ampla como algumas ferramentas podem ajudar a melhorar seu financeiro e fluxo de caixa. E em específico, falaremos de 3 ferramentas que proporcionarão em seus negócios, segurança, agilidade e praticidade. Acompanhe!

1.Análise de Crédito

Vamos imaginar que você tem uma empresa e vende a prazo. O cliente quer fazer uma compra com você, mas você nunca o viu, não sabe nada sobre ele… nem sabe se ele realmente quer comprar seus produtos e pagar em dia ou se ele só quer te “passar a perna”. Como você vende com segurança para este cliente além da opção do cartão de crédito?!?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em análise de crédito. Se sim, acredito que você faça análises em sua empresa. Mas se ouviu falar e não faz análise em sua empresa … sinto te falar, mas você está correndo um grande perigo.

Você sabia que a inadimplência é o principal risco à sustentabilidade de uma empresa? Segundo dados da Serasa Experian, o número de pessoas com o nome sujo ou com dívidas em atraso alcançou 63 milhões em março deste ano. É o maior patamar na história do Brasil. Com isso, 40,3% da população adulta está inadimplente no Brasil. Diante deste cenário, é importante ressaltar que, analisar todos os compradores, sem exceção, é de extrema importância, para que seja evitado problemas futuros que possam prejudicar seu negócio. Não importa se você vai conceder crédito a um novo cliente ou vender para um cliente tradicional, que já fez várias compras na sua empresa. Até mesmo clientes antigos e com bom histórico podem passar por problemas financeiros e se tornar inadimplentes, mesmo sem a intenção de “passar a perna” em você.

Análise de crédito, é um processo organizado para analisar dados da empresa ou pessoa física. Tal procedimento é realizado com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização. O objetivo é analisar o histórico dos clientes, sua situação fiscal e os riscos de perda.
A análise cruza dados do cadastro da loja com informações dos órgãos de proteção ao crédito para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros para conceder crédito a cada cliente.

Você deve estar pensando que isso é difícil de fazer, mas felizmente, vou te dizer que existem ferramentas práticas que podem te auxiliar nesse processo. O Score por exemplo é uma ferramenta utilizada para a avaliação da qualidade de crédito de clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Através da ponderação de vários fatores – idade, profissão, renda, atividade profissional, patrimônio, tipo de residência, etc. -, classifica os clientes que, potencialmente, têm condições para honrar as obrigações com o crédito obtido e, os que potencialmente, não reúnem as condições para cumprir as obrigações do crédito.

Esta ferramenta facilita a compreensão e exploração do risco do cliente e também cria estimativas precisas das probabilidades dos créditos a serem pagos definindo um critério que visa a minimização das perdas.

2. Localização de Endereço

A transformação digital mudou a maneira como antigos processos são executados dentro do cotidiano das empresas e permitiu o desenvolvimento de ferramentas que solucionam as principais dores dos gestores.

Durante o processo de cobrança, encontrar um cliente pode ser uma tarefa árdua e estressante, principalmente quando ele está inadimplente e não atende às ligações do setor de cobrança. Isso é um problema sério e se transforma em um transtorno ainda maior quando a equipe não consegue entrar em contato com a pessoa.

Muitos gestores não sabem, mas a boa notícia é que: é possível localizar endereço pelo número de telefone. Ou seja, ainda que você tenha em mãos apenas o número de telefone do cliente devedor, há a possibilidade de realizar uma pesquisa e encontrar outros meios de se comunicar com esse cliente, inclusive o endereço para correspondência.

Agora que você já sabe que é possível localizar endereço pelo número de telefone, deve estar se perguntando como fazer isso, não é mesmo?

A tarefa é tão simples que pode ser executada em poucos segundos e por qualquer pessoa. Para isso, basta investir em uma boa ferramenta de pesquisa, como a Localização de Endereço.

Esse sistema pode ser útil para localizar o cliente devedor, atualizar e validar  informações de cadastro e através da localização de seus clientes, você pode pôr em prática ações de marketing e prospecção ativa, seja para uma possível base ou tentativas de recompra com um cliente antigo, sendo extremamente importante para as empresas, já que entrega relatórios completos e atualizados de forma simples e rápida. E como fazer isso? Basta inserir o telefone da pessoa no campo de pesquisa e aguardar que a ferramenta faça o cruzamento de dados e forneça mais informações sobre o cliente, inclusive seu endereço. Não há burocracia ou dificuldades para manusear o recurso. Fácil não é mesmo?!

3. Negativação de Devedores

Clientes que cumprem todas as suas responsabilidades financeiras pagando as contas em dia são o sonho de qualquer empresa, não é mesmo? Entretanto, a realidade é bem diferente na maioria das vezes.

Como já falamos acima, com o crescimento da inadimplência, é necessário que sua empresa saiba lidar estrategicamente sobre isso. E uma solução para combater a inadimplência é a Negativação de Devedores.

A Negativação de Devedores, é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de seus créditos, pois constará no maior banco de dados de inadimplentes da América do Sul. Por meio dela, os nomes dos clientes nessa condição são enviados para órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian. O registro do cliente inadimplente nessas enormes bases de dados implica sua negativação, ou seja, ele não conseguirá crédito na praça enquanto não quitar sua dívida. Em outras palavras, ele estará com o nome sujo.

A negativação de devedores traz muitas restrições ao nome do cliente. Isso diminui muito a chance de ele ter crédito em outra empresa com acesso àquele banco de dados; ele não consegue ter linhas de crédito e financiamento aprovados; pode não conseguir assinar um contrato de aluguel e nem mesmo fechar um seguro. Diante de tantas consequências negativas, os clientes inadimplentes são os maiores interessados em “limpar” seus nomes com a maior agilidade possível. Com certeza, eles farão tudo que for viável para quitar a dívida com a sua empresa e, assim, livrar-se de tantos problemas! Desse modo, ganha seu cliente e ganha também a sua empresa!

Importante ressaltar que: A Negativação é um procedimento legal que tem respaldo no Código de Defesa do Consumidor, e poderão ser incluídas dívidas vencidas e não-pagas de até 5 anos. Permite inclusão de CPF ou CNPJ (pessoas físicas ou jurídicas).

Viu como a tecnologia é nossa aliada e vale a pena investir nessas ferramentas de automação?! Não perca mais tempo! Automatize os processos em sua empresa, tenha mais segurança e agilidade em seus negócios e mais tempo para você sua família. Deixe-nos um comentário que será um prazer entrar em contato com você.




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