Se você é empreendedor ou trabalha com marketing e vendas, já deve ter ouvido falar o que é market share.
Esse indicador, que em português quer dizer “participação em mercado”, tem papel essencial para avaliar a competitividade entre uma empresa e seus concorrentes, ou seja, ele serve para mostrar a posição da empresa no mercado.
Por isso, neste post vamos mostrar por que é importante entender esse conceito, como calculá-lo e como ele pode ajudar a identificar gargalos nas suas estratégias de vendas. Acompanhe a leitura para saber mais!
O que é market share: entenda como funciona o cálculo
O Market Share utiliza uma fórmula para medir a participação do negócio no mercado em que atua. Esse cálculo normalmente leva em conta índices, como: faturamento, vendas, aderência da marca no mercado, participação, etc.
É por meio dele, por exemplo, que se sabe qual a marca ou empresa líder em determinado segmento, qual vende ou fatura mais.
O cálculo pode ser feito de diferentes formas:
Por receita:
Receita total de vendas / Receita total do setor x 100.
Pelo número de clientes:
Número de clientes / Consumidores potenciais x 100.
Pelo valor de mercado:
Valor de mercado / Valor total de mercado das principais empresas concorrentes x 100.
A fórmula deve ser escolhida com base nos objetivos do seu negócio. Além disso, se pararmos para analisar o conceito de market share de modo mais aprofundado, encontraremos três definições:
- Quota de clientes: é o percentual de clientes que sua empresa conquistou em comparação com o total de clientes alcançados pelos concorrentes de mercado.
- Quota de penetração: é a porcentagem de clientes conquistados em relação ao público-alvo.
- Índice de uso: é o percentual do ticket médio ou receita recorrente gerada pelos clientes da sua empresa em comparação com resultados dos concorrentes.
Como esse indicador pode ajudar nas estratégias da sua empresa?
É válido pensar nesse indicador como um ranking que mede e apresenta em que ponto seu negócio está. Tendo essa informação, você consegue visualizar melhor a performance da sua empresa no mercado e ajustar suas estratégias para atrair clientes e vender mais. Mais do que isso, o market share pode te ajudar a:
- criar um planejamento mais direcionado (seja para vendas físicas ou online)
- analisar a concorrência e seu desempenho
- descobrir os produtos que têm maior potencial entre os concorrentes e novas oportunidades de lançamentos
- gerenciar melhor sua equipe de vendas
- identificar os pontos fracos e fortes em relação à concorrência.
Como aumentar a participação de mercado da sua empresa?
Aumentar a participação de mercado requer ações bem definidas, como:
- Melhoria de produtos e inovação
- Expansão para novas regiões
- Preços competitivos
- Promoções e descontos
- Campanhas de marketing
- Programas de fidelização de clientes
- Aumento de canais de distribuição
- Parcerias estratégicas
- Garantia de qualidade no atendimento ao cliente
- Pesquisa de mercado e análise competitiva.
Como você acabou de ver, conhecer e monitorar o market share do seu negócio é uma forma de visualizar se o seu plano de ações está evoluindo ou precisa de revisões. Portanto, esteja sempre atento a ele.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil para você e sua empresa! Para ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog semanalmente. Até a próxima!