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Clientes inadimplentes: qual o momento de negativar?

Ter clientes inadimplentes, infelizmente, é a realidade de muitas empresas. Mas a pergunta é: “com quantos dias é recomendado negativar o devedor?” 

Para te ajudar, fizemos uma divisão em duas etapas. A primeira se trata da construção de uma política de concessão de crédito e a segunda, o controle de contas a receber. Assim, sua empresa consegue conhecer para quem ela está vendendo e, em casos de inadimplência, estabelecer uma política eficiente.

A seguir, vamos explicar como colocar essas etapas em prática. Continue a leitura para conferir!

Como criar uma política de análise de crédito

O famoso “consta” ou “nada consta” não é suficiente para identificar o perfil da pessoa que está comprando com você. É para isso que serve a política de crédito: ela irá avaliar as possibilidades de concessão de crédito e ajudará a definir condições específicas de aprovação de venda para cada perfil de cliente.

Caso você ainda não tenha uma estrutura preparada para essa avaliação, a recomendação é criar um perfil de análise para levantar a probabilidade de risco de crédito e as diferentes de condições de pagamento.

Isso te auxiliará a ter regras mais claras de percentuais de descontos e/ou números de parcelas a serem disponibilizadas, conforme o resultado da análise de cada consumidor, evitando ao máximo que surjam imprevistos.

Portanto, separamos alguns itens das consultas mais utilizadas por nossos associados para a aprovação da venda:

  • Classificação de risco de crédito
  • Índice de endividamento (comportamento financeiro do último ano e possíveis dívidas relacionadas)
  • Volume e quantidade de restrições
  • Score ou classificação de risco
  • Histórico de pagamento do cliente com a sua empresa
  • Quanto o credor depende do seu produto/empresa (compras recorrentes ou esporádicas que possam comprometer a capacidade de pagamento caso o seu produto/serviço não seja essencial para o negócio ou finalidade dele)
  • Tempo despendido com o cliente para efetivação da venda (custo de aquisição do negócio).

Com base nesses pontos, o segundo passo é estruturar sua régua de cobrança. Nessa régua, deve conter os prazos e ações que seu departamento de cobrança irá realizar a partir da data de vencimento da dívida, tendo assim o controle contas a receber.

Controle de contas a receber

O ponto primordial desse processo é a padronização e determinação de critérios. Desse modo, todos os clientes estarão cientes das ações que serão tomadas da data de vencimento em diante.

Com isso em mente, você delimitará como funcionará o processo de cobrança e o prazo para que a pessoa ou empresa seja negativada.

Estudos da Serasa Experian comprovam que quanto antes a empresa negativa o cliente, maior a probabilidade dela receber a dívida. E quanto antes seu negócio receber a dívida, melhor.

Entretanto, algumas empresas, ao longo do tempo e com maior maturidade, passam a definir outros perfis de risco de pagamento mediante o ato de inadimplência. Isso porque se um bom pagador simplesmente esquecer de pagar a dívida, ele não será submetido a mesma regra cobrança.

Um aspecto importante para a régua é o prazo de disponibilização da negativação no banco de dados da Serasa Experian, que pode ser parte do seu argumento para com o seu cliente.

Depois da inclusão da dívida no sistema da Serasa, o devedor receberá em cinco dias uma carta comunicado, informando-o da pendência e relatando o processo de negativação do seu nome.

Como consequência, o cliente inadimplente terá o crédito revisto e possivelmente negado por diversas outras lojas que ele tentar realizar alguma compra.

Para que sua empresa tenha sucesso, o ideal, portanto, é evitar problemas com clientes inadimplentes. Não se esqueça de revisar os prazos de cada ação constantemente e os fatores de análise de crédito para garantir informações de qualidade na hora da cobrança.

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