Contar uma gestão de cobrança eficiente é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Confira já por que e como fazer um bom gerenciamento!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 8 de agosto de 2024
Atualizado em 27 de agosto de 2024
Se você é empreendedor ou trabalha com marketing e vendas, já deve ter ouvido falar o que é market share.
Esse indicador, que em português quer dizer “participação em mercado”, tem papel essencial para avaliar a competitividade entre uma empresa e seus concorrentes, ou seja, ele serve para mostrar a posição da empresa no mercado.
Por isso, neste post vamos mostrar por que é importante entender esse conceito, como calculá-lo e como ele pode ajudar a identificar gargalos nas suas estratégias de vendas. Acompanhe a leitura para saber mais!
O Market Share utiliza uma fórmula para medir a participação do negócio no mercado em que atua. Esse cálculo normalmente leva em conta índices, como: faturamento, vendas, aderência da marca no mercado, participação, etc.
É por meio dele, por exemplo, que se sabe qual a marca ou empresa líder em determinado segmento, qual vende ou fatura mais.
O cálculo pode ser feito de diferentes formas:
Receita total de vendas / Receita total do setor x 100.
Número de clientes / Consumidores potenciais x 100.
Valor de mercado / Valor total de mercado das principais empresas concorrentes x 100.
A fórmula deve ser escolhida com base nos objetivos do seu negócio. Além disso, se pararmos para analisar o conceito de market share de modo mais aprofundado, encontraremos três definições:
É válido pensar nesse indicador como um ranking que mede e apresenta em que ponto seu negócio está. Tendo essa informação, você consegue visualizar melhor a performance da sua empresa no mercado e ajustar suas estratégias para atrair clientes e vender mais. Mais do que isso, o market share pode te ajudar a:
Aumentar a participação de mercado requer ações bem definidas, como:
Como você acabou de ver, conhecer e monitorar o market share do seu negócio é uma forma de visualizar se o seu plano de ações está evoluindo ou precisa de revisões. Portanto, esteja sempre atento a ele.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil para você e sua empresa! Para ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog semanalmente. Até a próxima!
Contar uma gestão de cobrança eficiente é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Confira já por que e como fazer um bom gerenciamento!
Destaques
3 min
Está pensando em começar um negócio do zero? Então, conheça 4 histórias de empreendedores de sucesso para se inspirar!
Destaques
3 min