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Como montar uma régua de cobrança eficiente

Muito utilizada no processo de recuperação de crédito, a régua de cobrança é uma ferramenta importantíssima para minimizar o índice de inadimplência. Se bem implementada, é capaz de otimizar a cobrança, sem causar atrito com os clientes.

O grande objetivo desse recurso é promover uma visão mais ampla do que tem sido feito para cobrar seus devedores e incitar novas ações de cobrança, levando em consideração o tempo ideal para abordar o cliente. 

Por isso, no post de hoje, trouxemos um exemplo prático de como você pode montar uma régua de cobrança na tentativa de receber as dívidas atrasadas ou não pagas. Para conferir, é só continuar a leitura!

Como montar uma régua de cobrança

Uma régua de cobrança básica conta com uma sequência de lembretes sobre a dívida:

  • 6 dias antes da data de vencimento: envio de um SMS e/ou mensagem no WhatsApp
  • 3 dias antes do vencimento: envio de um e-mail
  • No dia do vencimento: envio de uma SMS, mensagem no WhatsApp ou e-mail
  • 3 dias depois do vencimento: envio de SMS para informar o atraso e lembrar o cliente sobre o acúmulo de juros (nessa etapa, geralmente é enviada uma mensagem com algum tipo de aviso, como “evite o acúmulo de juros”)
  • 5 dias depois do vencimento: envio de um e-mail/negativação.
  • 4 dias depois da negativação: envio de uma SMS e/ou mensagem no WhatsApp
  • 8 dias depois da negativação: envio de um e-mail, SMS e/ou mensagem no WhatsApp
  • 60 dias depois da negativação: envio de um e-mail, SMS e/ou mensagem no WhatsApp

Lembrando que esse formato de envio é apenas uma sugestão para que você defina qual a melhor forma de se comunicar com o seu cliente devedor. Avalie quais canais de comunicação ele utiliza com maior frequência e/ou em sua rotina, para que consiga ter um retorno efetivo.

A comunicação faz toda diferença na hora da cobrança!

Independentemente do formato e quantidade de lembretes que você enviar, é essencial ter em mente que a maneira como a sua empresa se comunica com o consumidor será sempre um dos principais fatores.

Por isso, vale a pena entender quais os tipos de cobrança e qual a melhor abordagem para lidar com cada perfil de cliente. Com a abordagem correta, a probabilidade de recuperação de crédito aumenta e você ainda melhora o relacionamento com o consumidor. 

Por fim, não podemos deixar de falar da importância de conhecer quem compra em seu negócio. Saber com quem você está lidando é fundamental para minimizar os riscos de inadimplência

Para isso, fazer análise de crédito e investir em consultas de crédito são as melhores alternativas para driblar o problema. 

E então, o que achou desse conteúdo? Você acabou de conferir como criar uma régua de cobrança. Para ler outros artigos como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo!

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