Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Tudo sobre negativação: conheça mais dessa solução!

O termo negativação não é novo por aqui e muito provavelmente não é novo para você, analista de crédito e empreendedor. Porém, nunca é demais reforçá-lo, principalmente em tempos de recessão econômica e pandemia, em que o número de inadimplentes tem aumentado.

Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre a negativação de devedores, inclusive a consulta que a SCC Check tem disponível para te ajudar a receber as dívidas de seus clientes! 

O que faz com que uma pessoa seja negativada?

Vamos começar por essa pergunta simples, mas muito recorrente. 

A negativação acontece quando verificada uma conta vencida ou não paga de determinado consumidor. No entanto, para que ela ocorra de fato, costuma-se estabelecer um prazo — que pode girar em torno de 15 a 40 dias. Em relação ao tempo, é válido se informar, pois ele pode variar dependendo do estado. 

Importante enfatizarmos ainda que, apesar de não haver nada definido no Código de Defesa do Consumidor, e você possa negativar seu cliente um dia após o vencimento da dívida se quiser, não é assim que costuma acontecer.

Para saber mais, recomendamos a leitura da nossa matéria completa: Veja como acontece a negativação de devedores e quando ela é feita

O que é e como funciona a consulta de negativação da SCC Check

A negativação funciona como um registro da dívida vencida em algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, que compartilha essas informações com outras instituições que também usam do mesmo banco de dados, principalmente bancos e financeiras.

Com o sistema de negativação da SCC Check, por exemplo, você pode incluir as dívidas não pagas ou vencidas a essa base de dados da Serasa de maneira muito mais simples e rápida.

Para isso, basta ter algumas informações da pessoa que está inadimplente: 

  • Nome completo 
  • Endereço 
  • CPF 
  • Informações sobre a dívida 
  • Valor 
  • Data de vencimento 

Confira as principais vantagens da negativação de devedores

Como dissemos, a negativação é um meio usado para recuperar crédito. Entretanto, ela caminha lado a lado ao protesto, outro recurso muito conhecido que visa o mesmo objetivo. A dúvida que paira sobre ambos é: protesto ou negativação de inadimplentes? Qual é o mais vantajoso?

Antes de tudo, precisamos dizer que os dois funcionam. Contudo, a negativação apresenta alguns benefícios que a coloca na frente. Por isso, com a consulta da SCC Check você garante:

  • Não intermediação nem despesas cartorárias
  • O percentual de recuperação de dívidas é maior 
  • Relatórios de inclusões e exclusões feitas e acompanhamento em tempo real 
  • É muito mais simples de incluí-la e baixá-la 
  • Pode ser totalmente controlada via internet. 

Viu só? As chances de receber aumentam e você faz tudo com muito mais simplicidade! 

E então, esse conteúdo foi útil? Se quiser ler outros artigos relacionados, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Toda semana publicamos uma nova matéria!

Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário abaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados