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Protesto ou negativação? O que fazer?

Preocupar-se com a cobrança de dívidas e a recuperação de crédito é algo comum na rotina de uma empresa. Daí a dúvida entre protesto ou negativação.

A situação tem chamado ainda mais a atenção, já que temos presenciado um notável número de inadimplentes no Brasil. Pesquisas indicam que, hoje, o brasileiro chega dever até 3 vezes mais que o seu salário e, muita vezes, possui até 20 dívidas diferentes. 

Diante dessa realidade, é preciso contar com soluções eficientes. O problema é quando as ações de cobrança amigável não dão resultado, o que funciona melhor para a recuperação de crédito? É sobre isso que vamos falar a seguir! Continue a leitura para conferir!

Protesto ou negativação, qual a melhor opção?

Antes de mais nada, é importante ter claro em que consiste cada uma dessas ações.

O que é protesto

O protesto é basicamente uma forma de oficializar o estado de inadimplência de um cliente junto a um cartório, comprovando formalmente que existe uma dívida em nome dele, esperando que ela seja tratada e resolvida.

Para dar entrada em um protesto, a empresa deve reunir a documentação que explique, detalhe e comprove a dívida e suas condições.

Esse ato apenas vincula o nome de quem for acionado a uma dívida até que ocorra o pagamento da mesma, sendo um passo preliminar e obrigatório em caso de uma ação judicial futura.

O cartório notifica automaticamente os principais órgãos de proteção de crédito a respeito do protesto. Assim, esse dado, que pode permanecer por até 10 anos nos registros, servem de consulta a muitas empresas e como apoio na tomada de decisões de concessão de crédito em diferentes esferas.

O que é a negativação?

Mesmo sem ter protestado o título, uma empresa tem a opção de negativar o nome de clientes devedores a fim de barrar o crédito desses indivíduos e levá-los a resolver a situação.

Isso pode ser feito mediante o registro das informações de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito. A Serasa Experian é referência em serviços para auxiliar empresas no que tange a processos de crédito, e é um dos órgãos que permitem consultar e registrar esse tipo de ocorrência com confiabilidade e praticidade.

Uma das grandes vantagens de utilizar esse método é que as informações contidas na Serasa Experian são utilizadas em todas as análises a nível nacional, especialmente entre bancos, financeiras, lojas e comércios. No entanto, o período máximo de permanência da dívida nessas bases é de 5 anos após o vencimento da dívida.

Logo, o que é melhor: protestar ou negativar devedores?

Tudo depende de o quanto o cliente representa, das condições do trato e se houve ou não evolução em tentativas anteriores de acordo e renegociação. A empresa deve analisar os prós e contras de cada alternativa individualmente e decidir pela que mais se adequa às suas necessidades.

A vantagem é que, em qualquer uma delas, o processo de cobrança torna-se menos pessoal e constrangedor, afinal, quem passa a notificar o cliente sobre suas dívidas são terceiros – cartório ou órgão de proteção.

Mas lembre-se sempre que a situação de crédito das pessoas pode mudar e um cliente que hoje tem dificuldades financeiras pode representar uma boa oportunidade futuramente e vice-versa.

Sua empresa já consegue gerenciar seu cenário de inadimplência e sabe como agir diante dessa situação? Quanto tempo você tem demorado no processo de recuperação de crédito de seus clientes inadimplentes?

Que tal entender melhor a respeito dos métodos de cobrança e conhecer nossa solução de negativação e todas as outras? Visite nosso Site ou deixe-nos um comentário.

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2 min

4 respostas para “Protesto ou negativação? O que fazer?”

  1. jose wilton disse:

    Boa tarde
    somos empresa de fortaleza cnpj 15.871.608.0001 69, saber pacote de negativarão .

    wilton diretor 085 988423957 – 32327461

  2. Ana Rosa disse:

    Olá somos uma empresa de prestação de serviços no RJ, gostaria de saber qua lo valor de seus pacotes

    • Redação disse:

      Olá Ana, tudo bem?
      Para conhecer nossos pacotes, basta entrar em nosso site e lá tem uma área dos pacotes mais vendidos, sendo que ainda podemos personalizar um para você. Acesse scccheck.com.br e deixe seu contato que nossa equipe entrará em contato para analisar suas necessidades. Muito obrigado pela atenção!