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Protesto ou negativação? Qual a melhor solução para recuperar crédito?

Preocupar-se com a cobrança de dívidas e com a recuperação de crédito é algo comum na rotina de uma empresa. Mas daí surge a dúvida sobre qual solução utilizar nessas situações: protesto ou negativação?

A indecisão ainda aumenta quando paramos para pensar no número de pessoas inadimplentes no Brasil que não para de crescer. Pesquisas indicam que o brasileiro chega a dever até 3 vezes mais do que ganha e, muita vezes, possui até 20 dívidas diferentes. 

Diante dessa realidade, é preciso contar com soluções eficientes. O problema é quando as ações de cobrança amigável não dão resultado: o que funciona melhor para a recuperação de crédito? É sobre isso que vamos falar a seguir! Continue a leitura para conferir!

Protesto ou negativação, qual a melhor opção?

Antes de mais nada, é importante ter claro em que consiste cada uma dessas ações.

O que é protesto ?

O protesto é uma forma de oficializar o estado de inadimplência de um cliente junto a um cartório, comprovando formalmente que existe uma dívida em nome dele, esperando que ela seja tratada e resolvida.

Para dar entrada em um protesto, a empresa deve reunir a documentação que explique, detalhe e comprove a dívida e suas condições.

Esse ato apenas vincula o nome de quem for acionado a uma dívida até que ocorra o pagamento, sendo um passo preliminar e obrigatório em caso de uma ação judicial futura.

O cartório notifica automaticamente os principais órgãos de proteção de crédito a respeito do protesto. Assim, esse dado, que pode permanecer até 10 anos nos registros, aparece nas consultas de crédito das demais empresas.

Vale lembrar que os custos cartorários também são de responsabilidade do devedor.

O que é a negativação?

Mesmo sem ter protestado o título, uma empresa tem a opção de negativar o nome dos devedores a fim de barrar o crédito desses clientes e levá-los a resolver a situação.

Isso pode ser feito mediante o registro das informações de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, o maior birô de crédito da América Latina.

Uma das grandes vantagens de utilizar a negativação é que as informações contidas na Serasa são utilizadas em todas as análises a nível nacional, especialmente entre bancos, financeiras, lojas e comércios. No entanto, o período máximo de permanência da dívida é de 5 anos após seu vencimento.

Acontece basicamente assim: com 5 dias do vencimento, o órgão de proteção ao crédito envia uma carta comunicado para lembrar o devedor sobre a dívida. Dependendo do estado, há um tempo de espera. Mas, feito isso, a informação estará disponível para todos que consultarem aquele CPF ou CNPJ.

Isso implicará na dificuldade dessa pessoa ou empresa obter crédito no mercado, o que pode motivá-la a tentar regularizar sua situação o quanto antes.

Então, o que é melhor: protestar ou negativar devedores?

Tudo depende de quanto o cliente representa para a empresa, se houve ou não evolução nas tentativas anteriores de acordo e renegociação. É preciso analisar os prós e contras de cada alternativa individualmente e decidir a que mais se adequa às suas necessidades.

A vantagem é que, em qualquer uma delas, o processo de cobrança se torna menos pessoal e constrangedor, afinal, quem passa a notificar o cliente sobre a dívida é o cartório ou o órgão de proteção ao crédito.

Mas lembre-se sempre que a situação de crédito das pessoas pode mudar, e um cliente que, hoje, tem dificuldades financeiras pode representar uma boa oportunidade futuramente e vice-versa.

Não podemos deixar de citar, entretanto, alguns benefícios bem interessantes da negativação:

  • É mais barato do que protestar em cartório
  • Mais eficiente quanto ao percentual de recuperação das dívidas
  • A inclusão e baixa são mais simples
  • Pode acompanhar em tempo real
  • Tem uma abrangência muito maior, sendo exibida nas consultas mais simples.

Agora, conta pra gente! Sua empresa já consegue gerenciar o cenário de inadimplência e sabe como agir diante dessa situação? Quanto tempo você tem demorado no processo de recuperação de crédito de seus clientes inadimplentes?

Que tal entender melhor sobre os meios de cobrança e conhecer nossa solução de negativação? Visite nosso site e continue acompanhando nosso blog semanalmente! E se tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo!

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4 respostas para “Protesto ou negativação? Qual a melhor solução para recuperar crédito?”

  1. jose wilton disse:

    Boa tarde
    somos empresa de fortaleza cnpj 15.871.608.0001 69, saber pacote de negativarão .

    wilton diretor 085 988423957 – 32327461

  2. Ana Rosa disse:

    Olá somos uma empresa de prestação de serviços no RJ, gostaria de saber qua lo valor de seus pacotes

    • Redação disse:

      Olá Ana, tudo bem?
      Para conhecer nossos pacotes, basta entrar em nosso site e lá tem uma área dos pacotes mais vendidos, sendo que ainda podemos personalizar um para você. Acesse scccheck.com.br e deixe seu contato que nossa equipe entrará em contato para analisar suas necessidades. Muito obrigado pela atenção!