Supondo que você já saiba como funciona a negativação de devedores, então, você também já deve ter ouvido falar na carta comunicado que o devedor recebe antes de ter seu CPF ou CNPJ inserido no cadastro de inadimplentes, certo?
Mas você sabe exatamente o que é a carta comunicado da Serasa Experian e o que consta nela? É sobre isso que vamos explicar a seguir. Continue a leitura para conferir!
O que é a carta comunicado da Serasa Experian?
A carta da Serasa é uma notificação que informa o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, sobre a existência de uma dívida não paga.
Mais do que alertar a pessoa de que seu documento está prestes a ser negativado, o comunicado também serve para lembrar o consumidor que há um débito pendente em seu nome. Afinal, pode ser que ele tenha apenas esquecido.
O envio da carta acontece via correio, e-mail ou até SMS. Isso vai depender dos dados que o credor tiver sobre o consumidor.
Quais informações constam no comunicado?
Na notificação haverá as informações da empresa que concedeu crédito e da dívida:
- Nome
- CNPJ
- Telefone
- Endereço
- Valor do débito
Recebeu a carta comunicado da Serasa? O que fazer?
Depois da carta ser enviada, a pessoa (física ou jurídica) tem um prazo de 10 dias para quitar a dívida e não ser negativada.
Por isso, é muito importante observar a data da postagem, além de verificar todos os dados do credor.
Ao fazer o pagamento, a empresa deve solicitar a exclusão do débito em até 5 dias úteis para que ela seja baixada no sistema da Serasa. Lembrando que o processo de baixa pode levar até 48 horas.
Você acabou de conferir o que é e como funciona o comunicado de dívida atrasada da Serasa. Para evitar esse tipo de situação, a dica é contar com um planejamento financeiro para manter as contas sempre em dia. Esperamos que esse artigo seja útil para você. Até o próximo!