Inadimplência escolar: saiba como diminuir e melhorar seu fluxo de caixa automatizando seu setor de cobrança!
Destaques
4 min
Por Letícia
Publicado em 8 de março de 2022
Atualizado em 10 de julho de 2023
Embora os talões de cheque sejam cada vez menos usados, ainda há vários registros de pessoas endividadas por conta de cheque sem fundo.
De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) realizada em março do ano passado, mais de 700 mil brasileiros possuem dívidas relacionadas a cheques sem fundos. Um número ainda alto, tendo em vista que essa modalidade de pagamento tem sido substituída por outras mais tecnológicas e avançadas.
Em razão disso, no post de hoje vamos explicar o que é cheque sem fundo e quais consequências ele pode gerar.
Como sabemos, um cheque é uma ordem de pagamento emitida pelo titular para o banco. Logo, a pessoa que recebe o cheque tem direito a esse pagamento. Quando um cheque está sem fundos, quer dizer que, no momento do saque, a conta do titular não tem dinheiro suficiente.
É mais ou menos assim: o pagador preenche a folha do talão com o valor, data de pagamento e o nome de quem vai receber. Se ele não tiver dinheiro na conta, o recebedor não vai conseguir sacar e o cheque será devolvido por falta de fundos.
Depois de ter o cheque devolvido, existe mais uma possibilidade de compensação. Após a segunda tentativa, se for novamente recusado, o nome do titular vai para o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).
Isso gera um registro — gerenciado pelo Banco Central (BC) — que permite que outros bancos e instituições financeiras saibam o que aconteceu, o que pode acabar por dificultar o acesso a novos créditos para o titular, bem como fazer com que o nome dele seja inscrito em algum órgão de proteção ao crédito e que novos talões sejam negados para evitar dívidas.
Para ter certeza se o seu nome está ou não no CCF, é só entrar em contato com o banco emitente do talão ou diretamente pelo registro do BC. Em seguida, é necessário fazer o pagamento do valor que estiver em aberto, somado aos encargos pelo atraso, para que o nome do titular possa ser excluído do cadastro e a situação regularizada.
Você acabou de conferir como funciona o cheque sem fundo. Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
Ficou com alguma dúvida? É só deixar seu comentário aqui embaixo!
Inadimplência escolar: saiba como diminuir e melhorar seu fluxo de caixa automatizando seu setor de cobrança!
Destaques
4 min
A chegada do coronavírus afetou empresas de diversos segmentos. Para minimizar os danos causados pela pandemia, listamos 4 dicas básicas de como gerenciar seu fluxo de caixa. Confira!
Análise de Crédito
3 min