Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como as mudanças das taxas de juros podem afetar meu negócio

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a taxa básica da economia estabelecida pelo Banco Central (BC). Se você tem acompanhado as últimas notícias, deve ter visto, inclusive, que o Comitê de Política Monetária do BC, o Copom, decidiu aumentar a Selic de 11,75% para 12,75%. A maior alta registrada desde 2017. 

Acontece que as mudanças das taxas de juros impactam diretamente a vida dos brasileiros e dos empreendedores. Para explicar as consequências deste aumento, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e entenda como a elevação da Selic pode afetar os negócios! 

O efeito das mudanças das taxas de juros nas empresas

A Selic é um projeto virtual no qual os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos por instituições financeiras. O órgão responsável por decretar o aumento ou diminuição da taxa é o Copom, que faz uma reunião a cada 45 dias para decidir. 

De maneira geral, a elevação da Selic se dá com o objetivo de controlar a inflação, enquanto a diminuição tem o intuito de incentivar o consumo e manter a economia aquecida. No entanto, quando há aumento, outras taxas de juros do mercado são influenciadas.

Quer dizer que as taxas de juros de crédito de bancos, cheque especial, crédito rotativo do cartão, empréstimos e financiamentos, por exemplo, também encarecem e o consumo cai. 

Como o aumento da Selic impacta os negócios 

Como dissemos, a alta da Selic faz com que as modalidades de crédito se tornem mais caras. E isso pode refletir nos negócios. Entenda: 

  • Vendas: como o aumento da taxa tem como objetivo controlar a inflação, fazendo com que o consumo seja reduzido e os preços diminuam, as vendas consequentemente sofrem queda. 
  • Concorrência de preços: com a redução do consumo, sobram mais produtos e prestadores de serviços. Assim, ocorre uma disputa de preços entre as empresas, já que os consumidores tendem a comprar ou contratar aquela que fizer a melhor oferta, gerando mais concorrência.  
  • Financiamentos: financiamentos relacionados à Selic, como o Pronampe (Programa Nacional de Apoios às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), são afetados diretamente, pois acompanham o aumento da taxa, ficando mais caros. 
  • Investimentos: com a Selic em alta, as empresas que pretendiam investir em melhorias, com compra de máquinas e equipamentos, mudanças estruturais e afins, se veem limitadas, pois fica mais difícil conseguir o dinheiro.

Como vimos, o aumento das taxas de juros causa impacto não só às empresas, como para os consumidores, que se encontram diante de preços cada vez mais elevados.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acessar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, é só escrever um comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! Até a próxima!

Posts relacionados