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Entenda por que e como fazer uma boa gestão de cobrança em seu negócio

Você já parou para pensar no caos que a falta de uma gestão de cobrança é capaz de causar em uma empresa? Pode parecer óbvio falando assim, mas a verdade é que muitos negócios se perdem no meio do caminho por não contar com um gerenciamento eficiente. 

Em um país como o nosso, que registra altos índices de inadimplência, é impossível acreditar que uma empresa tenha condições de sobreviver sem uma administração consistente. E é justamente por isso que estamos aqui hoje! 

Preparamos este conteúdo para que você entenda a importância e como fazer uma boa gestão de cobrança para manter a saúde financeira do seu negócio. 

É só continuar a leitura para conferir tudo! 

O papel fundamental da gestão de cobrança para sua empresa 

É assim que devemos nos referir a gestão de cobrança: como algo realmente essencial para manter qualquer negócio funcionando. Para isso, separamos 3 das principais vantagens que ela pode acarretar: 

Maior controle sobre o fluxo de caixa 

Nós já tratamos sobre o fluxo de caixa outras vezes por aqui, inclusive, temos uma matéria completa sobre o assunto em nosso blog. Isso porque este é um fator extremamente importante para uma empresa. 

É a partir do fluxo de caixa — e conferindo-o diariamente — que o responsável pela atividade saberá exatamente o que houve de entradas e saídas. Para fazer um bom gerenciamento de cobranças é necessário também ter um caixa equilibrado. 

Aumenta as chances de recuperação de crédito 

Mesmo que não seja uma garantia, com a gestão de cobrança as chances de recuperar não só o crédito, como o cliente, aumentam. 

Com ela, você conseguirá identificar os clientes que estão inadimplentes e ter acesso a informações, como a quantia que estão devendo, quanto tempo as dívidas estão abertas, as compras que foram feitas e não pagas, entre outras. 

Dessa forma, fica mais fácil encontrar a melhor abordagem para cada caso. Afinal de contas, nem sempre um cliente deixa de pagar uma conta por irresponsabilidade. É válido tentar entender o que motivou determinado atraso e gerou a inadimplência. 

Uma abordagem incisiva logo de cara pode não ser a melhor opção. Lembre-o do débito, do prazo de vencimento e oferte uma negociação para poder receber por essa dívida.

Relacionamento com o cliente 

Em sequência ao que acabamos de dizer, tendo um departamento de cobrança ou alguém especializado para tal atividade, é mais fácil manter uma relação saudável com os clientes

Isso se dá, pois o profissional responsável terá acesso aos dados dessa pessoa. Assim, ele poderá se preparar para fazer uma cobrança adequada, sem criar uma situação desconfortável para ambos os lados, e encontrar uma solução viável. 

Como fazer uma gestão de cobrança eficiente em sua empresa 

Não existe uma regra, mas uma opção interessante seria classificar os perfis de clientes que você tem em sua carteira: aqueles com os quais há um histórico de relacionamento, os que são mais relapsos, separá-los por tipo de comportamento, etc.

São alternativas para que você consiga definir prazos justos e uma abordagem coerente, caso a negativação seja necessária em algum momento. 

Por exemplo, clientes que possuem de 3 meses a 1 ano, poderiam levar 5 dias para serem negativados; por outro lado, clientes com mais de um ano, merecem um pouco mais de flexibilidade, e assim por diante.

Além disso, é muito importante que você mantenha a gestão de cobrança da sua empresa alinhada a sua política de crédito. Com as duas interligadas, operando em conjunto, a probabilidade de recuperação de crédito pode aumentar ainda mais, como já comentamos. 

Para um estudo mais aprofundado, vale a pena conferir nosso Guia Completo sobre Análise de Crédito!. Está imperdível!

E então, esse post foi útil para você? Para ler outros como esse, é só ficar de olho em nosso blog e nos acompanhar nas redes sociais. 

Se tiver ficado alguma dúvida, nos deixe um comentário. Será um prazer te ajudar!

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