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Por que e como criar uma política de crédito em sua empresa

Uma empresa que deseja manter a saúde financeira precisa colocar em prática um conjunto de fatores essenciais. Dentre eles, está a criação de uma política de crédito. Tanto se fala sobre isso por aí, mas você entende o real impacto que ela pode causar para o seu negócio?

No post de hoje, vamos te mostrar por que é importante ter uma política de crédito em sua empresa, independentemente de qual seja o porte ou segmento de mercado, e como implementá-la. 

Ficou interessado? É só continuar a leitura para conferir tudo!

Por que criar uma política de crédito em sua empresa

Conceder crédito é uma decisão que requer avaliação. Como já falamos em outros artigos do nosso blog, a análise de crédito é uma ferramenta fundamental para determinar se é ou não uma boa ideia vender para determinado cliente.

No entanto, para tornar essa avaliação ainda mais precisa e eficiente, é imprescindível contar com a ajuda de uma política de crédito. 

A partir dela, você consegue levar mais equilíbrio às suas concessões, visualizar quais clientes são mais interessantes para integrar a sua carteira, otimizar o processo de venda e o fluxo de caixa e minimizar os riscos de inadimplência em seu negócio. 

São muitas as vantagens que ela pode proporcionar. Estamos falando de um recurso que caminha diretamente para melhorar a saúde financeira de qualquer empresa, basta saber como implantá-la para aproveitá-la ao máximo. 

Como criar uma política de crédito bem estruturada

Alguns pontos são fundamentais para construir uma boa política de crédito:

Padrões de crédito

Com base no grau de risco de cada cliente consultado, é importante estabelecer condições mínimas para conceder crédito. Analise quão arriscado ou oportuno é vender para cada grupo de cliente. 

Oferecimento de descontos 

Por influenciar exatamente nas vendas, a redução de preços por meio de descontos também é um aspecto a ser considerado em uma política de crédito. Preste bastante atenção em quais critérios irá estabelecer para ceder descontos. 

Política de cobrança 

A política de cobrança de uma empresa deve caminhar juntamente a política de crédito. Assim, é possível delimitar melhores prazos e padrões para conceder crédito e receber o pagamento de seus clientes. 

Os 5C’s do crédito também podem ajudar!

A estrutura de análise constituída pelos 5C’s do crédito (caráter, capacidade, capital, condições, colateral) também pode ser uma ótima aliada na construção da sua política de crédito. Com ela, você reúne informações cruciais sobre as pessoas físicas e jurídicas que já compram ou querem comprar em seu negócio. 

Dessa forma, fica mais fácil entender qual é o comportamento de pagamento e o risco que seus clientes podem oferecer. 

Se quiser saber mais, acesse nosso conteúdo completo sobre o que são os 5C’s do crédito e entenda a proposta de cada um deles.  

E então, este artigo foi útil para você? Importante reforçarmos que é somente por meio de estratégias como essas que conseguimos diminuir a inadimplência. Por isso, aposte em soluções eficientes, que fortaleçam a política de crédito do seu negócio. 

Para conferir outras matérias relacionadas, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Nos deixe um comentário que responderemos em seguida!

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