Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

6 dicas de como manter a organização financeira em sua empresa

Manter a organização financeira de uma empresa não é tarefa fácil, nós sabemos. Mas é a partir dela que conseguimos visualizar de maneira mais clara os custos, desperdícios, lucros, dívidas e contas a receber.

Não há negócio que sobreviva sem um bom gerenciamento e controle financeiro, independentemente do seu porte. Até mesmo as grandes corporativas podem se desequilibrar.

Justamente por isso, listamos algumas dicas importantes para te ajudar a manter a “casa” em ordem e não perder o controle. Continue a leitura para conferir! 

Como manter a organização financeira com 6 dicas simples

A organização está totalmente ligada à saúde financeira do seu negócio. Como está a situação? Qual tem sido seu faturamento e lucro? Como anda seu fluxo de caixa? Perguntas como essas são capazes de indicar se algo está errado. É por isso que você deve colocar as seguintes dicas em prática: 

1. Planejamento financeiro 

Em primeiro lugar, é claro, não poderíamos apresentar outra dica senão o planejamento financeiro. Toda empresa precisa traçar objetivos, projeções e estratégias bem definidas. Esse plano é fundamental para o controle sobre as despesas e gastos. 

Você também pode se interessar pelo conteúdo “Planejamento financeiro: 6 dicas para mudar sua vida financeira”.

2. Jamais misture as finanças pessoais com as da empresa 

Não é porque você é o dono, tem uma empresa familiar ou pequena, que irá misturar as contas do negócio com as pessoais. Esse é um erro bastante comum que pode resultar em perdas significativas. Quando as finanças se misturam, é difícil alcançar lucratividade. 

Portanto, organize e separe os recursos voltados para a empresa e o dinheiro destinado à vida pessoal. 

Leia mais sobre o assunto: 4 dicas para separar o dinheiro da empresa das finanças pessoais.

3.  Disciplina financeira 

Ao lado do planejamento e da separação das finanças, está a disciplina financeira. Ter disciplina envolve um acompanhamento rigoroso das entradas e saídas diárias no seu negócio, dos custos fixos, a margem de lucro, o nível de endividamento, faturamento, entre outros. Observe todos esses fatores de perto, atentamente.

4. Controle e conhecimento sobre os prazos 

Conhecer devidamente as datas de contas a receber e a pagar é essencial. Saber esses prazos é uma forma de manter o fluxo de caixa controlado e determinar o que é prioridade a curto, médio e longo prazo.    

5. Administração do capital de giro

É difícil uma empresa sobreviver sem um bom capital de giro. Mas não basta simplesmente ter o dinheiro reservado, é importante saber administrá-lo. Assim, você estará preparado para lidar com situações imediatas e inesperadas sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

6.  Controle o estoque e busque boas condições de pagamento 

Não importa o tamanho da sua empresa, se você quer manter a organização financeira, precisa também manter o estoque equilibrado. Fique atento aos produtos de maior e menor saída do seu estabelecimento. Evite acumular itens que não apresentem muita procura e que estejam gerando gastos desnecessários em um curto período de tempo. 

Além disso, tente negociar novos meios de pagamento com seus fornecedores. Ajuste prazos, parcelamento, taxas de juros, descontos e afins. Desse modo, você não tem de despender uma quantia muito alta de uma vez só e não fica sobrecarregado. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir 6 dicas básicas que podem te ajudar a manter a organização financeira do seu negócio.

Se quiser ler outras postagens como essa, basta nos seguir nas redes sociais e acompanhar o blog da SCC Check

Posts relacionados

Certificado Digital: O que é e para que serve

Você tem medo de enviar informações e seus dados ou de sua empresa através da internet? Em tempos de tantas fraudes, principalmente no que diz respeito às transações eletrônicas, é comum que a preocupação com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual impossibilite o acesso das pessoas a muitas facilidades oferecidas pela internet. Pois […]

Destaques

4 min

4 dicas para motivar uma equipe de vendas no começo do ano

Início de ano, em muitos seguimentos do varejo significa vendas baixas. Grande parte dos consumidores ainda estão pagando pelas compras de final de ano e têm menos dinheiro disponível para gastar. Esse é um momento delicado para os lojistas e se nada for feito para motivar sua equipe de vendas, seu negócio vai demorar para deslanchar novamente. […]

Destaques

5 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio