Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Planejamento Financeiro: 6 dicas para mudar sua vida financeira

O planejamento financeiro é essencial para manter as finanças controladas e manter uma boa reputação perante o mercado de crédito. A forma como você lida com o seu dinheiro é o que determina se no final do mês vai sobrar ou faltar.

Muitas pessoas sentem dificuldade em ter essa organização e acabam acumulando dívidas. Segundo pesquisas, mais de 70% dos brasileiros estão endividados. Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a controlar sua vida financeira!

6 Dicas para montar um planejamento financeiro

1. Conscientização

O primeiro passo é ter conscientização de que precisa mudar e tomar o controle da situação. Não procure desculpas para explicar o desequilíbrio financeiro. Assuma você a responsabilidade!

2. Objetivos financeiros

Estabelecer metas e objetivos é fundamental, isso te ajudara a conquistar independência financeira.

Definir um plano financeiro significa determinar um valor e um prazo para atingir um objetivo. A simples determinação de prazo e valor, permite o cálculo exato de quanto tempo falta para atingirmos nossa meta. Afinal, se você não sabe porque deve poupar dinheiro, certamente vai gastá-lo.

Se o seu dinheiro não tiver um destino, qualquer um servirá. A partir do momento que você sabe quão perto está de chegar a um determinado objetivo, certamente ficará mais motivado para continuar poupando.

3. Controle do orçamento

Vamos imaginar que hoje, infelizmente, suas finanças estejam totalmente desorganizadas: seus gastos, contas e compras são excessivos, seus parcelamentos correm o risco de atrasar o pagamento e seu nome pode ser negativado.

Para lidar com esse desafio, vale a pena seguir estas 3 etapas:

  1. Identifique como você está gastando seu dinheiro atualmente
  2. Avalie seus gastos e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos financeiros de curto e longo prazo
  3. Acompanhe de perto suas futuras despesas para assegurar que estejam dentro do planejado.

4. Ter o nome limpo e crédito na praça

Ter o nome limpo significa, basicamente, ter crédito. Atualmente, é praticamente impossível ter grandes conquistas materiais, como comprar um imóvel ou veículo, sem recorrer ao crédito pessoal. Um histórico sem grandes dívidas pode significar, nesse caso, a realização dos seus sonhos.

E não estamos falando apenas de crédito para compras, mas de credibilidade pessoal também. Quem tem em seu histórico grandes dívidas acaba perdendo também a sua credibilidade pessoal. Afinal, não pagar na data acordada é quebrar um compromisso moral e isso nada mais é do que o descumprimento da própria palavra.

Faça um teste e pergunte a algum comerciante que trabalha com vendas diretas se ele se arriscaria a vender novamente para alguém que já deixou de pagá-lo.

5. Fundo de emergência

Se você já passou ou está passando por dificuldades financeiras, com certeza sabe o quanto é desgastante a situação.

Além de prejudicar o seu bolso, prejudica também sua saúde, seu trabalho e seus relacionamentos. No Brasil, as pessoas que “erram a mão” no orçamento pagam caro por empréstimos de curto prazo, por conta das altíssimas taxas de juros.

Por isso, é importante construir uma reserva de emergência para se proteger contra imprevistos e evitar pagar caro por não se precaver. Um fundo de emergência nada mais é que uma reserva financeira construída para se prevenir.

Esses imprevistos podem ser desde problemas no carro, despesas médicas inesperadas ou até mesmo um desempenho abaixo do esperado nos negócios.

6. Investir

Muitas pessoas não investem simplesmente, porque pensam que não tem dinheiro suficiente. Porém, existem ótimas aplicações financeiras em que é possível começar com apenas R$30.

Quanto mais cedo você iniciar, melhor. Neste primeiro momento, mais importante que ter ótima rentabilidade, é adquirir o hábito de investir mensalmente.

7. Independência financeira

Outro ponto fundamental é conquistar a independência financeira, e isso está pouco relacionado com o quanto você ganha, mas sim com quanto você gasta.

Seu padrão de consumo é um fator determinante para essa conquista. Se você gasta tudo (ou até mais) que ganha, você está longe da independência financeira. Se você aumenta seus gastos à medida que aumenta seus ganhos, você também ficará longe da independência financeira.

O “segredo” é definir um padrão de vida aceitável e aproveitar qualquer aumento de renda para adquirir mais ativos que geram renda para você (e não despesas).

Quando a renda gerada por seus ativos for suficiente para custear seu padrão de vida, você terá alcançado sua independência financeira.

Por fim…

Não espere por uma mudança instantânea. Caso contrário, você será desmotivado. O importante é que hoje você esteja melhor do que ontem, e amanhã, melhor do que hoje.

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestão de conteúdo para nós? Deixe-nos um comentário que será um prazer te responder.

Posts relacionados

8 respostas para “Planejamento Financeiro: 6 dicas para mudar sua vida financeira”

  1. Pedro Silveira disse:

    Ótimas dicas, Fernando!! Vou aplicar no meu planejamento pessoal. O tópico 5 é o que mais gosto, por exemplo. Desde 2018, eu invisto com a https://lblv.com/ e, olha, particularmente estou bem contente com os resultados.

  2. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    • Leticia Bariviera disse:

      Obrigada, Luiz. Ficamos muito felizes que tenha gostado. Continue acompanhando nosso blog para conferir outros conteúdos com temas relacionados.

    • Letícia disse:

      Que bom que gostou, Marcos. Ficamos muito felizes! Continue acompanhando nosso blog para conferir outros conteúdos!

  3. Luiz Sergio disse:

    Pesquisando o assunto aqui na Internet e acabei encontrando
    sem querer esse blog e esse artigo aqui, gostei muito

  4. Dimas Dantas disse:

    Encontrei sem querer esse blog e esse artigo aqui, gostei
    muito do que lí..