Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Comprometimento Mensal: uma dica de adicional da SCC Check!

Quando o assunto é finanças, a inadimplência dos clientes se destaca como um dos grandes desafios a serem contornados pelo setor financeiro, ainda mais quando o volume e o valor das transações costumam ser mais elevados — o que significa que os riscos também são altos.

Neste contexto, uma das melhores alternativas para reduzir os riscos de inadimplência é fazer análise de crédito e utilizar ferramentas inteligentes, como o adicional de comprometimento mensal, que vai aperfeiçoar essa avaliação.

Sabemos que não basta a empresa simplesmente dispor do cadastro dos clientes, é preciso usá-lo estrategicamente. Para isso, é necessário ter informações adicionais que, além de enriquecer o cadastro, traz mais clareza e segurança para a tomada de decisões.

Por essa razão, no post de hoje, vamos te explicar o que é e como a solução de comprometimento mensal pode ajudar o seu negócio! Confira!

O que é o adicional de comprometimento mensal?

O comprometimento mensal tem como objetivo simplificar o processo de análise de crédito para empresas. Dessa forma, ele apresenta uma faixa percentual de quanto a renda do indivíduo está comprometida com despesas fixas e/ou operações de crédito, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva para conceder crédito, definir limite e formas de pagamento.

Através da ferramenta, você consegue visualizar o que é melhor de acordo com o cliente: vender a vista ou a prazo, e se há necessidade de pedir garantias ou manter um monitoramento constante.

Por que é importante avaliar este comprometimento?

Imagine que você esteja concedendo crédito com parcelas de pagamento de R$500,00 para uma pessoa que ganha em torno de R$ 1500,00, mas que já tem 70% da sua renda comprometida com despesas fixas, como aluguel, aguá, luz, etc.

Esse cliente não terá como honrar este novo compromisso, percebe? Sendo assim, a solução para a situação é conceder crédito com parcelas menores para que a chance de pagamento aumente.

A seguir, confira as informações que o adicional apresenta:

Quais as vantagens dessa solução para empresas

Veja as principais vantagens que a ferramenta pode levar para sua empresa:

  • Agiliza a análise e amplia a visão sobre a renda comprometida do consumidor
  • Auxilia a tomada de decisões e ajuda a definir condições comerciais que se adequem melhor ao perfil de cada cliente
  • Aperfeiçoa o processo de avaliação e prospecção de clientes.

Viu só como essa ferramenta pode contribuir com as suas análise de crédito e aprimorar as informações de comprometimento de renda mensal dos seus clientes? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Para ler outras matérias com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog e nossas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nos deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Saiba como implantar a análise de crédito em sua empresa!

Se você acompanha nosso blog ou já leu algum de nossos conteúdos, sabe que a análise de crédito é uma temática recorrente por aqui. E não é para menos. Esse processo tem papel fundamental para ajudar a saúde financeira das empresas. E a gente te mostra o porquê.  Para começar, em 2018, o Brasil atingiu […]

Análise de Crédito

4 min