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Gerenciamento da carteira de clientes, entenda a importância

Como você faz o gerenciamento da carteira de clientes em sua empresa? Já parou para pensar no impacto que essa prática pode causar nos resultados do seu negócio? 

Estamos falando de uma atividade estratégica — totalmente necessária — que é capaz de prever riscos, gerar mais oportunidades e ainda melhorar a organização financeira.  

Por isso, no post de hoje vamos explicar a importância e o porquê você deve gerenciar a sua carteira de clientes. Para conferir, é só continuar a leitura! 

Por que o gerenciamento da carteira de clientes é tão importante

Mais do que contribuir com a organização, o monitoramento da carteira é uma ação fundamental para que você consiga conhecer os clientes que compram em seu negócio e verificar aqueles que estão ativos e os que estão inativos, ou seja, que adquiriram um produto ou serviço em dado momento e depois não compraram mais. 

Além disso, fica mais fácil identificar o risco de descumprimento de pagamento de cada um deles. Quando se tem essas informações, é possível pensar em soluções mais direcionadas para retomar o relacionamento e lidar com esses consumidores, prevenir a inadimplência e afins. 

A gestão da carteira e o relacionamento com o cliente 

A gestão é ponto crucial para o bom desempenho do seu negócio. É a partir disso que você conseguirá entender os motivos pelos quais determinados consumidores deixaram de comprar, ou não pagaram alguma dívida, e poderá tomar uma atitude mais assertiva. 

Um dos grandes objetivos de fazer esse monitoramento, além de manter a sua carteira de clientes saudável, é obter dados que auxiliem a desenvolver o relacionamento e fidelizar o consumidor. 

É por essa razão que manter o cadastro do cliente atualizado e consultá-lo é imprescindível. Tudo isso, consequentemente, influenciará o setor financeiro da sua empresa. 

Vantagens do gerenciamento da carteira de clientes 

A inadimplência sempre irá existir em qualquer tipo de empreendimento, para controlá-la, é preciso detectar os maus pagadores, os consumidores que pagavam em dia, mas por algum motivo atrasaram e assim por diante. 

Ao monitorar a carteira e consultar o CPF dos clientes, você terá uma visão mais ampla da situação de cada um deles e poderá tomar melhores decisões. Além disso, quando feito um bom gerenciamento, você tem as seguintes vantagens: 

  • Diminuição dos riscos de fraudes e inadimplência
  • Novas oportunidades de negociação 
  • Melhora no relacionamento com o cliente 
  • Oportunidade de recuperar clientes inativos 
  • Mais segurança para vender. 

Viu só como esse processo é essencial para o seu negócio? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! Para ler outras matérias com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

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