A inadimplência é o principal
risco à sustentabilidade de uma empresa. No caso das empresas que vendem a
outras empresas (Business-to-Business – B2B), o risco se eleva ainda mais pelo
alto nível de alavancagem desse perfil de cliente.
Segundo dados da Serasa Experian, 5,4 milhões de empresas e 61 milhões de consumidores têm dívidas atrasadas. Diante deste cenário, é importante ressaltar que, analisar todos os compradores, sem exceção, é de extrema importância, para que seja evitado problemas futuros que possam prejudicar seu negócio. Não importa se você vai conceder crédito a um novo cliente ou vender para um cliente tradicional, que já fez várias compras na sua loja. Até mesmo clientes antigos e com bom histórico podem passar por problemas financeiros e se tornar inadimplentes, mesmo sem a intenção de “passar a perna” em você.
Por que as empresas consultam os clientes?
Entre os principais motivos de consultar o
CPF ou CNPJ na Serasa Experian estão:
Conceder crédito e prestar serviços que serão pagos a prazo como: empréstimos, cartões, crediário, consórcios e financiamentos por exemplo;
Realizar cotação de seguro de carro ou residencial;
Avaliar a venda de bens, como por exemplo, carros, imóveis, celulares.
Mas afinal, o que é a consulta de crédito?
Consulta de Crédito é
o momento em que a empresa avalia o potencial de retorno do cliente, isto é, tentar
identificar os clientes que poderão não honrar com suas obrigações, acarretando
uma situação de risco de caixa à organização.
Vale
ressaltar que, no momento da consulta, a maioria das empresas consultam apenas
se existe ou não alguma restrição no nome do cliente, o famoso “nada consta”,
sem analisar o comportamento do cliente perante o mercado. Mas o fato do nome
da pessoa não constar nenhuma restrição não significa que ela seja uma boa
pagadora
Por isso
aconselhamos você ir além: não faça uma consulta olhando apenas se “consta” ou “nada
consta”, verifique o histórico, o relacionamento do cliente com o mercado, analise
todos os riscos relacionados à concessão do crédito, faça uma análise de crédito!
Análise de crédito
É
basicamente uma consulta de crédito mais detalhada. É um processo organizado
para analisar dados da empresa ou pessoa física.
Tal procedimento é realizado com o objetivo de ser possível identificar os
clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando
uma situação de risco de caixa à organização.
O objetivo é analisar o histórico dos clientes,
sua situação fiscal e os riscos de perda.
A análise cruza dados do cadastro da loja com informações dos órgãos de proteção ao crédito para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros para conceder crédito a cada cliente.
Através
de uma análise de crédito bem feita, o lojista se torna capaz de definir o
perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo.
Você deve estar pensando que
isso é difícil de fazer, mas felizmente, vou te dizer que existem ferramentas
práticas que podem te auxiliar nesse processo. O Score por exemplo é uma ferramenta utilizada para a avaliação da
qualidade de crédito de clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Através
da ponderação de vários fatores – idade, profissão, renda, atividade
profissional, patrimônio, tipo de residência, etc. -, classifica os clientes em
duas categorias: Bons
pagadores – os que,
potencialmente, têm condições para honrar as obrigações com o crédito obtido e Maus
pagadores – os que, potencialmente, não reúnem as condições para
cumprir as obrigações do crédito.
Esta ferramenta
facilita a compreensão e exploração do risco do cliente e também cria
estimativas precisas das probabilidades dos créditos a serem pagos definindo um
critério que visa a minimização das perdas.
Como fazer uma análise de crédito bem feita?
Você já ouviu falar
dos 5 Cs do crédito? Trata-se de uma estrutura de análise bastante utilizada.
Ela abrange a maior parte dos aspectos a serem considerados na avaliação de uma
operação de crédito para empresas.
Os 5 Cs do Crédito são: Caráter, Condições, Capacidade, Caixa e Colateral.
Confira o infográfico a seguir para uma melhor compreensão:
A
importância do Caráter para pequenas empresas:
Em Caráter estão englobados os aspectos relevantes do comportamento da empresa ou do empresário. No caso de pequenas e médias empresas, esse aspecto tem influência direta sobre as decisões tomadas pelo negócio. Nesse quesito alguns aspectos são levados em consideração como histórico de crédito e relação com fornecedores. A confiança percebida pelo emprestador em relação ao pagamento de obrigações futuras é também um importante fator.
Capacidade: Capacidade se refere à margem para contração de novas dívidas por parte da empresa ou da pessoa física, levando em conta a dívida atual, o perfil desta dívida e o fluxo de vencimento das obrigações que podem vir a comprometer a capacidade de pagamento de uma nova operação de crédito.
A
análise das Condições: Por Condições nos referimos
à situação financeira, suas
condições específicas de operação que podem ser favoráveis ou não a uma boa
avaliação para concessão de crédito.
A finalidade para a
qual o crédito está sendo solicitado tem forte influência sobre este aspecto.
Capital
ou Caixa: A avaliação de Caixa ou Capital nos informa sobre as perspectivas
futuras de geração de caixa da empresa. Se refere ao patrimônio líquido da
empresa e de seus sócios.
A análise desse componente mede a possibilidade de
o solicitante dispor de outros recursos para investir no negócio,
independentemente do crédito demandado. Devem ser observados, por exemplo, a
rentabilidade do capital disponível e o nível de endividamento do seu
patrimônio.
Colateral: Colateral é a contrapartida em bens que muitas vezes são exigidos como garantia em operações de crédito. No caso de operações menores (e também em operações para pessoas físicas), a garantia pode ser substituída pela inclusão de um avalista na operação, tornando o colateral uma obrigação moral do tomador de crédito junto ao seu avalista.
Outros aspectos incluídos em um modelo de análise de crédito são a avaliação do plano de negócios da empresa, análise do setor em que a empresa atua, utilização de índices financeiros para medir lucratividade, liquidez e geração de caixa, etc.
Não se esqueça que: através de uma análise de crédito bem feita, a empresa se torna capaz de definir o perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo.
Por isso, não faça apenas consultas, faça Análises de Crédito!
Ficou claro para você o que é a consulta e análise de crédito? Se ainda tiver dúvidas, fale com um de nossos analistas gratuitamente clicando aqui.
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