Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que são os 5 C’s do crédito e como usá-los em sua análise

Você, empreendedor, que se preocupa com a saúde financeira de seu negócio e está constantemente buscando formas de melhorá-la, muito provavelmente já ouviu falar sobre a técnica dos 5 C’s. Mas você sabe exatamente o que são os 5 C’s do crédito?

Nós já tratamos ligeiramente sobre eles em uma outra matéria em nosso blog, porém, hoje, preparamos um conteúdo exclusivo para explicar cada um deles e, de quebra, trouxemos algumas dicas de consultas de crédito que os colocam em prática.

Preparado para compreender o assunto de maneira mais descomplicada? 

Técnica dos 5 C’s: entenda a proposta de cada um!

Investir em um produto para lançar no mercado e não receber o dinheiro de suas vendas é uma situação nada agradável, que nenhum empresário deseja passar. Mas a gente sabe que o risco existe, principalmente quando se adota a estratégia de vender a prazo, e é nesse instante que o método dos 5 C’s se mostra como um forte aliado. 

Antes de mais nada, é válido esclarecer que ele não é restrito apenas às instituições financeiras. Empresas de variados ramos podem aplicá-lo para avaliar se seus clientes também oferecem o chamado risco de crédito. Afinal, tudo que está ligado a pagamento gera um pouco de preocupação. 

Os 5 C’s, de forma simples, são uma espécie de estrutura de análise para averiguar o perfil pagador que está por trás dos consumidores. Veja, a seguir, o que significa cada um desses elementos.

Caráter

O primeiro se refere, logo de cara, ao histórico de pagamento do sujeito que realiza a compra ou que solicita o crédito. Aqui, investiga-se se essa pessoa costuma cumprir com seus compromissos financeiros, se respeita todos os prazos e dívidas. 

Por meio de uma consulta em um órgão de proteção ao crédito, por exemplo, é possível visualizar todas as operações realizadas pelo solicitante, seja ele pessoa física ou outra empresa.  

Capacidade

O segundo C diz respeito a capacidade de pagamento. Verifica-se, basicamente, o poder de compra do indivíduo.

Em caso de pessoa físicas, normalmente é pedido um comprovante de renda, escritura de imóveis, declaração de imposto de renda, etc. Para empresas, é observado o tempo de mercado, fluxo e projeção de caixa, entre outras declarações financeiras. 

Capital

Quão sólido financeiramente é o seu cliente? Qual é a taxa de rentabilidade dele, o poder de investimento? E o índice de endividamento? Essas perguntas são necessárias para compreender se esse consumidor tem mais potencial para honrar com suas obrigações financeiras ou se pode oferecer algum tipo de risco.

Condições

É importante entender a situação em que o solicitante de crédito se encontra. Analisar o contexto econômico ao qual ele está inserido, junto a sua condição de pagamento e as perspectivas do mercado, é uma etapa essencial.

Colateral

O último C está relacionado ao que o cliente deixa como garantia de que não irá falhar com suas responsabilidades financeiras. Exemplos comuns disso são imóveis, itens de valor, veículos, etc. 

Na prática, como obter essas informações?

A importância de ter acesso a esses dados é enorme. Para conseguir todas essas informações e garantir que sua análise de crédito será bem implementada e eficiente, vale a pena apostar nas consultas de crédito.

Na SCC CHECK, por exemplo, você encontra várias soluções disponíveis. Algumas dessas opções, que funcionam de verdade, são intuitivas e completas, são as chamadas Crednet Top, Corporativa, Relatório Light, Credit Bureau Top Score e Relato Top Score.

Cada uma oferece uma função para ajudar na saúde financeira de negócios como o seu. Veja mais sobre elas: 

  • Crednet Top: recomendada para pequenas e médias empresas, permite que você avalie o comportamento sobre o documento informado a partir de uma lista com as possíveis dívidas feitas por ele. O mais interessante dessa solução, é que, além de apresentar todos os dados e operações da pessoa ou negócio por trás do CPF ou CNPJ, ela ainda conta com a adição de participação societária.
  • Corporativa: possibilita os mesmos recursos que as instituições financeiras utilizam para avaliar crédito. É basicamente uma Crednet mais aprofundada, com o acréscimo de protestos nacionais, além dos estaduais, participação em concordatas, falências e ações judiciais. 
  • Relatório Light:  essa é a opção ideal para analisar o comportamento de pagamento  de uma empresa no mercado, sua situação financeira atual, pendências, compromissos futuros que já estejam firmados, compras a prazo pagas e afins.
  • Credit Bureau Top Score: indicada para concessão de crédito para pessoa física, a consulta traz um quadro completo com informações sobre a situação atual e futura do documento analisado, histórico e comportamento no mercado e, por meio do Score, as chances e riscos de determinado cliente pagar ou não suas dívidas. 
  • Relato Top Score: é a mais completa para concessão de crédito para CNPJ, não importa qual seja o nicho de mercado. Com a Relato, você tem acesso ao cadastro da empresa consultada, com informações de comportamento financeiro dela e de seus sócios, além de todo o histórico e chances de pagamento, classificação de risco e muito mais.

Comece suas análises de crédito agora!

Essas foram apenas algumas alternativas de consultas que podem reunir dados essenciais sobre seu cliente. Agora que você já as conhece e sabe o que são os 5 C’s do crédito, basta escolher aquela que corresponde a necessidade do seu negócio e começar a analisar!

Achou este post útil? Para conferir mais conteúdos com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog. Toda semana temos uma nova postagem por aqui.

Se quiser, deixe um comentário com suas dúvidas e ideias. Será um prazer te responder. Até a próxima! 

Posts relacionados

Certificado Digital: O que é e para que serve

Você tem medo de enviar informações e seus dados ou de sua empresa através da internet? Em tempos de tantas fraudes, principalmente no que diz respeito às transações eletrônicas, é comum que a preocupação com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual impossibilite o acesso das pessoas a muitas facilidades oferecidas pela internet. Pois […]

Destaques

4 min

Uma resposta para “O que são os 5 C’s do crédito e como usá-los em sua análise”

  1. Fernando Carlos Macome disse:

    Gostei das respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio