Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Crédito para negativado: o que você precisa saber antes de vender

Principalmente quem já está com o nome sujo, é muito comum a busca por informações de como conseguir crédito para negativado. Afinal, as contas não dão trégua e continuam a chegar no final do mês. 

A dúvida que paira é: vale a pena conceder crédito para quem já está negativado? E é exatamente sobre isso que vamos conversar no post de hoje! Antes de ter uma resposta para essa pergunta, precisamos fazer algumas considerações importantes. 

Para conferir, é só continuar a leitura! 

Crédito para negativado, é possível? 

Quando já se está inadimplente e a coisa aperta, é normal que as pessoas procurem instituições financeiras para conseguir algum tipo de crédito. O cartão de crédito, inclusive, um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, é o mais requisitado. 

O problema é que, apesar da sua popularidade, essa modalidade de crédito apresenta taxas de juros altíssimas que podem acabar por piorar a situação de quem já tem dívidas não pagas. 

Além do mais, é muito difícil uma financeira liberar um cartão tradicional para uma pessoa negativada. Isso porque, quando analisados os dados do cliente e constatado seu nome sujo, os bancos tendem a desconfiar que ele realmente irá arcar com seus compromissos. 

É justamente por isso que o acesso ao crédito para negativados é mais complicado e, portanto, recomenda-se que o consumidor tente primeiro regularizar sua situação, ou seja, “limpar o nome sujo”, para depois solicitar essa opção de crédito. 

No entanto, outras alternativas podem ser oferecidas no lugar do cartão. Por exemplo: 

  • Cartões pré-pagos: de adesão, de saque, de recarga, mensalidade, enfim. Porém, também é importante ficar atento às taxas, que podem ser ainda mais caras. 
  • Empréstimo: algumas instituições permitem empréstimo para negativado. Essa pode ser uma saída para pagar as dívidas e limpar o nome. 

É seguro vender para clientes negativados? 

A resposta para essa pergunta parece óbvia, não é? Qualquer pessoa se recusaria a vender para alguém que possui registro de inadimplência. 

Entretanto, essa ainda é uma dúvida muito comum, especialmente para lojas pequenas. Normalmente há aquele consumidor que sempre comprou por ali e pagou tudo no prazo certo. O que fazer, então, quando “o cliente sempre pagou certinho”? 

Uma consulta de crédito é o melhor caminho para entender desde quando e o porquê determinado cliente foi negativado. 

Verifique qual o tipo de conta e o valor que ele deixou de pagar. Por exemplo, se foi uma conta de luz ou de alguma loja de mesmo segmento que o seu. A partir disso, você consegue ter uma noção maior do risco que pode correr se vender para ele. 

Estamos falando de uma tomada de decisão que pede uma análise de crédito assertiva, com informações completas sobre a pessoa. O que você deve avaliar em seu negócio é se o risco apresentado por ela é aceitável para que a venda seja concedida, assim é possível manter uma inadimplência controlada

E então, esse conteúdo foi útil para você? Para ler outros artigos como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo que vamos te responder em seguida!

Posts relacionados

Quais as principais ferramentas para fazer cobrança

Nos últimos tempos muitos programas e softwares foram desenvolvidos a fim de auxiliar as operações de recuperação de crédito. Mas por que investir em uma ferramenta para fazer cobrança? Como escolher a melhor? Como ela pode, de fato, ajudar o seu negócio? Além de garantir mais eficiência no processo, contar com uma ferramenta de cobrança […]

Destaques

4 min

4 dicas para motivar uma equipe de vendas no começo do ano

Início de ano, em muitos seguimentos do varejo significa vendas baixas. Grande parte dos consumidores ainda estão pagando pelas compras de final de ano e têm menos dinheiro disponível para gastar. Esse é um momento delicado para os lojistas e se nada for feito para motivar sua equipe de vendas, seu negócio vai demorar para deslanchar novamente. […]

Destaques

5 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio