A concessão de crédito para negativado é sempre uma dúvida para a maioria dos negócios. Veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 10 de abril de 2023
Atualizado em 15 de agosto de 2023
O Deep Learning na análise de crédito é mais um método utilizado para minimizar os riscos envolvidos em uma concessão.
Diante do recorde de inadimplência atingido no Brasil, contar com a ajuda de inovações inteligentes é essencial para qualquer negócio.
A partir dos dados fornecidos por essa esfera da Inteligência Artificial (IA), é possível identificar de forma detalhada os perfis de clientes que podem oferecer mais riscos a sua empresa.
Por isso, no post de hoje, vamos explicar o que é Deep Learning e como ele pode ajudar no processo de análise e concessão de crédito!
Continue a leitura para conferir!
Como acabamos de dizer, o Deep Learning — ou aprendizagem profunda, em sua tradução literal — integra uma parte mais abrangente da Inteligência Artificial. Podemos tratá-lo como um aprofundamento do Machine Learning, uma metodologia que trabalha para que máquinas e sistemas aprendam de forma parcial ou completamente autônoma, conforme são utilizados.
De maneira mais técnica, essa tecnologia tem como base uma rede neural artificial (RNA) que replica o modo como os neurônios se ligam uns com os outros no cérebro humano.
A ideia é que, através de algoritmos, o Deep Learning consiga “ensinar” uma máquina a partir do reconhecimento de padrões de comportamentos em várias camadas de processamento de dados. Em outras palavras, refere-se a um treino em computadores para que eles desempenhem tarefas como nós, seres humanos.
Alguns exemplos nos quais podemos visualizar as aplicações dessa extensão da IA são:
reconhecimento de fala, imagens e sons, detecção de objeto, carros autônomos, processamento de linguagem natural (PNL), entre outros.
O uso do Deep Learning tem sido cada vez mais comum nas organizações. Isso porque a proposta avançada dessa tecnologia pode auxiliar as empresas a entenderem como seus clientes se comportam para entregar uma experiência melhor a eles. Tudo isso acontece a partir das camadas de processamento de dados que falamos anteriormente, que são capazes de:
Sites como a Amazon e eBay são modelos de comércios eletrônicos que já se apropriaram dessa inovação a fim de acompanhar, entender e registrar toda a ação de seus usuários.
Mas não para por aí. No setor financeiro, essa estratégia também já é uma realidade, principalmente no que diz respeito à análise de crédito.
A aprendizagem profunda pode ser uma ferramenta e tanto na área financeira. Por meio da análise de dados de cada pessoa, as instituições financeiras têm informações minuciosas sobre seus clientes e conseguem conceder crédito com mais assertividade.
O objetivo de usar esse método nas empresas de crédito é justamente conhecer melhor o consumidor para oferecer soluções personalizadas e condizentes com seu perfil e capacidade de pagamento, diminuindo, assim, os riscos de inadimplência.
A evolução desses campos da IA tem proporcionado melhorias significativas na identificação e avaliação de dados, levando muito mais segurança, agilidade e minimizando erros em relação à concessão de crédito e oferecimento de serviços para cada cliente. Por isso, vale a pena considerá-los em seu negócio.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
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