Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Dicas de como conceder crédito com segurança no início do ano

Saber como conceder crédito não é assunto novo por aqui. Mas ainda assim, muita gente fica em dúvida sobre como fazer um negócio seguro, especialmente no início do ano, período em que muitas pessoas tendem a ficar endividadas após os gastos com as festas e comemorações do final do ano anterior.

Como sempre dissemos, toda concessão envolve risco, e isso é completamente normal. Porém, cabe a você entender e ter controle sobre esta porcentagem mínima aceitável. Afinal, ter um registro de inadimplência é admissível desde que não comprometa a saúde financeira do seu negócio. 

Portanto, para o post de hoje preparamos algumas dicas básicas sobre como conceder crédito com segurança. Para conferir é só dar continuidade à leitura! 

4 dicas de como conceder crédito com segurança em seu negócio 

Algumas dicas simples podem fazer toda diferença no momento de liberar crédito. Dá uma olhada no que trouxemos para você:

1. Análise de crédito sempre!

Principalmente para vendas a prazo, a análise de crédito será sempre requisitada no momento de decidir conceder ou não crédito a algum cliente. Mas para que essa avaliação seja feita de maneira eficiente, é essencial a criação de um cadastro completo, com todos os dados do consumidor. 

É por meio dele, e junto às consultas de crédito, que você poderá conhecer melhor o perfil e comportamento de mercado dessa pessoa. 

2.  Avalie o histórico do cliente 

Como acabamos de dizer, o cadastro permitirá que você saiba como o seu cliente se comporta no mercado, isso porque é a partir dele que se constrói o histórico do consumidor.

Assim, você conseguirá identificar o padrão de compras de cada pessoa, quanto elas costumam gastar, como costumam pagar, se há registro de atrasos, inadimplência, etc. 

3. Mantenha o cadastro atualizado 

Esse é um ponto chave para qualquer análise. A atualização do cadastro do cliente não deve ser vista meramente como uma tarefa para saber em que endereço será enviada a cobrança caso o pagamento atrase.

A manutenção dos dados é uma forma de não perder o consumidor de vista, isto é, de acompanhar o seu perfil, potencial de compra e capacidade de pagamento.

São essas informações atualizadas que irão te ajudar no momento de aumentar o limite de crédito ou diminuir. Trata-se de uma estratégia para fazer análises e concessões mais precisas. 

4. Referências são muito bem-vindas 

Embora a análise de crédito já nos diga muito sobre o consumidor, referências comerciais também são muito bem recebidas. Busque informações com outras empresas que ele faça compra e solicite referências de bancos. 

E então, pronto para colocar as dicas em prática? Não apenas no começo do ano, todos esses passos são fundamentais para vender a prazo e fechar negócios de sucesso e seguros. 

Para acompanhar outros conteúdos como esse, é só ficar ligado no blog da SCC Check e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, basta escrever um comentário. Até a próxima!

Posts relacionados

10 Dicas para Reduzir a Inadimplência nas Instituições de Ensino

 Assim como ocorre em todos os setores do mercado, as instituições de ensino estão sujeitas à inadimplência e este é um problema que tem crescido consideravelmente, causando sérias dificuldades às instituições. A inadimplência escolar é um problema que atinge cerca de 90% das instituições de ensino brasileiras, sendo um dos principais fatores responsáveis pelo fechamento das escolas. […]

Destaques

7 min

Anotações Completas [Dica de Adicional]

Para ter maior segurança e eficiência nas decisões de crédito, as empresas precisam de informações consistentes sobre a atuação de pessoas físicas ou jurídicas no mercado. E os relatórios da SCC Check podem ser a referência ideal para a coleta das melhores informações sobre parceiros comerciais. Com uma simples consulta você acessa informações do maior banco de […]

Análise de Crédito

2 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio