Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como funciona a carta comunicado da Serasa? Entenda! 

Supondo que você já saiba como funciona a negativação de devedores, então, você também já deve ter ouvido falar na carta comunicado que o devedor recebe antes de ter seu CPF ou CNPJ inserido no cadastro de inadimplentes, certo?

Mas você sabe exatamente o que é a carta comunicado da Serasa Experian e o que consta nela? É sobre isso que vamos explicar no conteúdo de hoje. Continue a leitura para conferir! 

O que é a carta comunicado da Serasa Experian? 

A temida carta da Serasa é uma notificação que informa o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, sobre a existência de uma dívida não paga. 

Mais do que alertar a pessoa de que seu documento está prestes a ser negativado, o comunicado também serve para lembrar o consumidor que há um débito pendente em seu nome. Afinal, pode ser que ele tenha apenas esquecido. 

O envio da carta acontece via correio, e-mail ou até SMS. Isso vai depender dos dados que o credor tiver sobre o consumidor. 

Quais informações constam no comunicado? 

Na notificação estarão as informações da empresa que vendeu ou cedeu o crédito e da dívida:

  • Nome
  • CNPJ 
  • Telefone 
  • Endereço 
  • Valor do débito 

Recebeu a carta comunicado da Serasa? O que fazer?

Depois da carta ser enviada, a pessoa (física ou jurídica) tem um prazo de 10 dias para quitar a dívida e não ser negativada. 

Por isso, é muito importante observar a data da postagem, além de verificar todos os dados do credor. 

Ao fazer o pagamento, a empresa deve solicitar a exclusão da dívida em até 5 dias úteis para que ela seja baixada no sistema da Serasa. Lembrando que o processo de baixa pode levar até 48 horas. 

Você acabou de conferir o que é e como funciona o comunicado de dívida atrasada da Serasa. Para evitar passar por essa situação, a dica é tentar manter as contas sempre em dia. Esperamos que esse artigo seja útil para você. Até o próximo! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

3 principais desafios das cobradoras e dicas para superá-los

Se a crise econômica impacta negativamente inúmeros segmentos, outros conseguem crescer. É o caso das empresas de cobrança e recuperadoras de crédito, que viram a demanda crescer a partir da crise econômica no Brasil entre 2014 e 2015. Boa parte dessa expansão pode ser explicada pelo aumento do número de pessoas inadimplentes. Mas não pense […]

Destaques

4 min