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Por Letícia
Publicado em 4 de fevereiro de 2019
Atualizado em 9 de maio de 2024
Empresário, você sempre escuta falar sobre inclusão de documentos em cadastro de inadimplentes, mas não sabe exatamente como funciona o processo e como negativar devedores na Serasa? Então, este conteúdo é indicado para você!
Antes de mais nada, é importante esclarecer que a Serasa Experian é um órgão de proteção ao crédito, conhecido por ter o maior banco de dados da América Latina. Isso quer dizer que ela reúne informações essenciais sobre CPFs e CNPJs, devedores ou não, para que você possa se proteger e resolver a inadimplência em seu negócio.
Sendo assim, neste post trouxemos algumas dicas de como fazer a negativação para que você entenda de uma vez por todas. Vamos conferir?
Quando o consumidor deixa de pagar uma dívida, a negativação é uma das melhores alternativas para recuperar crédito.
Se constatado o não pagamento, a empresa credora pode informar a inadimplência à Serasa, que enviará uma carta de comunicado ao devedor. A PF ou PJ terá um prazo de 10 dias para quitar o débito, do contrário, seu nome será inscrito no cadastro de inadimplentes.
Quando um documento é inserido nesse registro, a informação fica disponível para qualquer empresa que o consultar. Como consequência, ele poderá ter dificuldade para fazer novas compras ou obter crédito em bancos e instituições financeiras. É daí que vem o famoso “nome sujo“.
Tendo em vista tudo isso, a principal recomendação para evitar estresse é investir em uma boa análise de crédito. Assim, você consegue entender o potencial de compra e as condições e capacidade de pagamento de determinada pessoa antes de vender para ela. Essa avaliação funciona como um tipo de termômetro de risco para suas negociações.
Entretanto, para fazer uma análise eficaz, é imprescindível contar com um sistema de consultas de crédito realmente completo e de confiança e que seja capaz de avaliar com precisão o perfil dos seus clientes, classificando-os de acordo com o risco de inadimplência.
Agora que você já sabe o que é a negativação, é hora de ver como cadastrar um nome na Serasa de forma correta. Confira, portanto, as dicas que preparamos para você!
1 Mantenha o cadastro do cliente atualizado
Esse ponto é extremamente importante! Cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida e mantê-los SEMPRE atualizados:
Por isso, confirme todas as informações atentamente na hora da compra. Se houver alguma divergência nesses dados – o nome não bater com o CPF, por exemplo – o sistema irá recusar o processo. Além disso, se for incluso um nome errado, você pode estar sujeito a uma ação judicial por danos morais.
2. Tenha um documento assinado confirmando a dívida
Muitas lojas que trabalham com crediário usam notas promissórias ou os tradicionais carnês. Para reduzir as chances de ser acionado na justiça por alguém contestando uma cobrança indevida, peça para o cliente apresentar um documento original com foto e confira a assinatura.
3. Verifique o tempo de atraso da prestação
Apesar da lei permitir cadastrar um nome na Serasa no dia seguinte ao vencimento da dívida, o mais recomendado é esperar até 5 dias e tentar uma negociação amigável.
Nesse período, você deve contatar o devedor por ligação, mensagem de texto ou WhatsApp (ou outro meio de comunicação mais utilizado por ele), informá-lo sobre o débito e tentar renegociar a dívida. Não havendo uma resposta positiva, negative!
4. Acesse o sistema de consultas da SCC Check para fazer a negativação
A negativação pode ser feita totalmente online, de forma simples e rápida. Porém, vale deixar claro para o cliente que se trata de um processo automático da empresa, para que ele não pense que seja algo pessoal.
5. Retire o nome do cliente assim que ele quitar a dívida
Não se esqueça de tirar o consumidor do sistema após o pagamento do débito para que ele fique com o “nome limpo” novamente e possa voltar a comprar a prazo no mercado.
Uma dica extra: se for o caso, após a exclusão do nome no banco de dados, tente alguma maneira de entrar em contato com o cliente para explicar que, apesar do ocorrido, ele é importante para sua empresa. A intenção é incentivá-lo a voltar a comprar com você e não afetar o relacionamento.
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As dicas são boas e práticas, mas no meu caso, o que entendi é que tudo fica fácil quando se trars de pessoa jurídica.
Minha situação é diferente. Tenho um espaço em casa e passando por dificuldades fiz alguns cursos e hoje faço unhas, sobrancelhas, inclusive geométricas . Tabem faço depilação.
Não é algo grandioso e tendo pouca saude tenho bastante clientes, mesmo assim, por nao ter otima saúde nao estou ainda regularizada. Sou apenas pessoas fisica.
Ocorre que tem muitas clientes que deram calotes e me driblam fanlando que pagará amanhã e o amanhã nunca chega. Gente que pide mais não paga.
O que preciso saber é se no meu cado posso negativar. Ja tentei até parcelamento e todo tipo de ctentativa para receber amigavelmente mas nada acontece.
EXISTE POSSIBILIDADE DE NEGATIVA-LAS? SE EXISTEM COMO PISSO AGIR?
ABRAÇO E AGUARDO UM BREVE RETORNO
OBRIGADO
Olá,
Infelizmente toda negativação precisa ser vinculada a um cnpj, por conta da informação que é entregue a todos que acessa esse banco de dados. Por acaso você já tentou abrir um MEI Fausto?
A negativação passa a valer no momento da inclusão ou a Serasa envia uma carta com um prazo para o cliente pagar?
Olá Samuel, tudo bem?
A partir do momento da inclusão por parte da empresa, a Serasa envia uma carta comunicado ao devedor, o qual terá de dez a quinze dias para quitar sua dívida com o credor, para que a negativação não seja realmente efetivada e seu score e demais informações sejam afetadas a fim de restringir seu crédito.
Olá
Como posso me cadastrar no Serasa? Existe alguma taxa que a empresa paga para obter esse serviço? Obrigado
Olá Carol, te enviei um e-mail para conversar melhor sobre o assunto. Fico no aguardo de seu retorno.
ola, como funciona para o MEI incluir um cliente no serasa ?
Olá Sabrina. Basta você adquirir um contrato com a SCC Check e assim terá acesso ao sistema para incluir os dados da dívida e do devedor, para que receba o quanto antes!
Me chamo Marina Almeida, gostei muito do seu conteúdo
Estou querendo contratar esse serviço