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Veja como negativar um cliente na Serasa

A Serasa Experian é um órgão de proteção ao crédito, conhecido por ser o maior banco de dados da América Latina, o qual reúne informações sobre consumidores e empresas que devem no mercado. Por se tratar de um sistema eficiente, muita gente se pergunta como negativar um cliente na Serasa.

Por isso, no post de hoje vamos explicar tudo sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!

Como negativar um cliente na Serasa: entenda como funciona o processo!

Quando o consumidor deixa de pagar uma dívida, a loja ou banco credor pode comunicar a Serasa que ele está inadimplente. Essa informação fica disponível para qualquer empresa que contratar o serviço da Serasa durante 5 anos. Depois desse período, esse dado deve ser retirado do cadastro do cliente.

Incluir o nome de alguém em um cadastro de inadimplentes costuma ser um dos últimos recursos para tentar recuperar uma dívida. Mas, em grande parte das vezes, é a solução que mais dá resultado.

A principal dica é investir em uma boa análise de crédito. Assim, você consegue entender as condições e capacidade de pagamento de determinada pessoa. Portanto, antes de vender a prazo, tenha certeza de que o valor da compra e a quantidade de parcelas que o consumidor fez estão adequadas ao que ele pode pagar.

Para vender de forma mais segura, certifique-se de que o seu negócio utiliza um método eficiente de análise. Busque uma solução que seja capaz de avaliar o perfil dos seus clientes e classificá-los de acordo com o risco de inadimplência.

5 passos para negativar um cliente na Serasa

Quer saber como cadastrar um nome na Serasa de forma correta? Então, confira 5 dicas que preparamos para você!

  • Mantenha o cadastro do cliente atualizado: cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida, tais como: valor, data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF ou CNPJ, endereço, etc.
    Por isso, procure obter e confirmar todas as informações na hora da compra para não ter surpresas mais tarde. Se houver alguma divergência nesses dados – se o nome não bater com o CPF, por exemplo – o sistema irá recusar a negativação. Se for incluso um nome errado, você pode estar sujeito a uma ação judicial por danos morais.
  • Tenha um documento assinado confirmando a dívida: muitas lojas que trabalham com crediário usam notas promissórias ou os tradicionais carnês. Para reduzir as chances de ser acionado na justiça por alguém contestando uma cobrança indevida, é importante pedir que o cliente apresente um documento original com foto para conferir a assinatura no momento da compra.
  • Verifique o tempo de atraso da prestação: apesar da lei permitir cadastrar um nome na Serasa no dia seguinte ao vencimento da dívida, recomenda-se que até 5 dias após o vencimento seja feita uma cobrança mais amigável. Caso não tenha resultado, faça a negativação.
    Nesse período você deve contatar o devedor (por ligação ou mensagem), informá-lo sobre o débito e tentar renegociar a dívida. Não se esqueça: antes de negativar, é essencial tentar negociar.
  • Acesse o sistema da SCC Check para fazer a negativação: a Negativação pode ser feita totalmente online, de forma simples e rápida. Porém, vale deixar claro para o cliente que se trata de um processo automático da empresa, para que ele não pense que seja algo pessoal.
  • Retire o nome do cliente assim que ele quitar a dívida: é importante não esquecer de baixar o consumidor do sistema dentro do prazo legal para que ele tenha novamente o “nome limpo” e possa voltar a comprar a prazo no mercado. Se sua loja demorar mais do que cinco dias para fazer isso, você pode estar sujeito a uma ação judicial por danos morais.

Uma dica extra: após a exclusão do nome no banco de dados da Serasa Experian, tente alguma forma de entrar em contato com o cliente para explicar que, apesar do ocorrido, ele é importante para sua empresa. A intenção é instigá-lo a voltar a comprar com você e não afetar o relacionamento.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Se tiver alguma dúvida, escreva um comentário aqui embaixo!

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10 respostas para “Veja como negativar um cliente na Serasa”

  1. Fausto Moreira de Almeida. disse:

    As dicas são boas e práticas, mas no meu caso, o que entendi é que tudo fica fácil quando se trars de pessoa jurídica.
    Minha situação é diferente. Tenho um espaço em casa e passando por dificuldades fiz alguns cursos e hoje faço unhas, sobrancelhas, inclusive geométricas . Tabem faço depilação.
    Não é algo grandioso e tendo pouca saude tenho bastante clientes, mesmo assim, por nao ter otima saúde nao estou ainda regularizada. Sou apenas pessoas fisica.

    Ocorre que tem muitas clientes que deram calotes e me driblam fanlando que pagará amanhã e o amanhã nunca chega. Gente que pide mais não paga.

    O que preciso saber é se no meu cado posso negativar. Ja tentei até parcelamento e todo tipo de ctentativa para receber amigavelmente mas nada acontece.

    EXISTE POSSIBILIDADE DE NEGATIVA-LAS? SE EXISTEM COMO PISSO AGIR?

    ABRAÇO E AGUARDO UM BREVE RETORNO

    OBRIGADO

    • Redação disse:

      Olá,
      Infelizmente toda negativação precisa ser vinculada a um cnpj, por conta da informação que é entregue a todos que acessa esse banco de dados. Por acaso você já tentou abrir um MEI Fausto?

  2. SAMUEL ENRIQUE BERNSTEIN disse:

    A negativação passa a valer no momento da inclusão ou a Serasa envia uma carta com um prazo para o cliente pagar?

    • Redação disse:

      Olá Samuel, tudo bem?

      A partir do momento da inclusão por parte da empresa, a Serasa envia uma carta comunicado ao devedor, o qual terá de dez a quinze dias para quitar sua dívida com o credor, para que a negativação não seja realmente efetivada e seu score e demais informações sejam afetadas a fim de restringir seu crédito.

  3. Carol disse:

    Olá
    Como posso me cadastrar no Serasa? Existe alguma taxa que a empresa paga para obter esse serviço? Obrigado

    • Redação disse:

      Olá Carol, te enviei um e-mail para conversar melhor sobre o assunto. Fico no aguardo de seu retorno.

  4. sabrina disse:

    ola, como funciona para o MEI incluir um cliente no serasa ?

    • Redação disse:

      Olá Sabrina. Basta você adquirir um contrato com a SCC Check e assim terá acesso ao sistema para incluir os dados da dívida e do devedor, para que receba o quanto antes!

  5. Curso Online disse:

    Me chamo Marina Almeida, gostei muito do seu conteúdo

  6. Luciano José dos Santos disse:

    Estou querendo contratar esse serviço