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Como negativar um cliente na Serasa?

A Serasa Experian é uma instituição privada que reúne informações sobre consumidores e empresas que devem no mercado. É o maior banco de dados da América Latina.

Quando um cliente deixa de pagar uma dívida, o banco ou loja pode enviar essa informação para a Serasa de que ele está inadimplente. E essa informação fica disponível para qualquer empresa que contratar o serviço da Serasa durante 5 anos. Depois de cinco anos, a Serasa é obrigada a retirar essa informação do cadastro e o cliente pode continuar negativado apenas se contraiu novas dívidas.

Incluir o nome de alguém em um cadastro de inadimplentes deve ser um dos últimos recursos do lojista para tentar recuperar uma dívida. O ideal é evitar que uma situação de inadimplência se agrave ao ponto de ser necessário incluir o nome do cliente na Serasa.

Nosso conselho é que você invista na análise de crédito e economize na cobrança, ou seja: de nada adianta gastar tempo e recursos para cobrar uma pessoa que não tem condições de pagar. Portanto, antes de vender a prazo tenha certeza de que o valor da compra e a quantidade de parcelas estão adequadas à capacidade de pagamento daquele cliente.

Para vender de forma mais segura a prazo, certifique-se de que sua loja utiliza um método eficiente de análise de crédito. Busque uma solução que seja capaz de avaliar o perfil dos seus clientes e classificá-los em categorias de acordo com o risco de inadimplência.

Mas você sabe como fazer para cadastrar um nome no Serasa de forma correta? Fizemos este post especialmente para ajudar você!

Siga estes cinco passos para negativar um cliente no Serasa

  1. Mantenha o cadastro do cliente atualizado na loja.Cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida, tais como valor, data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF ou CNPJ, endereço e etc. Por isso, procure obter e confirmar todas as informações necessárias na hora da compra para não ter surpresas mais tarde. Se houver alguma divergência nestes dados – se o nome não bater com o CPF, por exemplo – o sistema irá recusar a negativação e se for incluso um nome errado, você pode estar sujeito a uma ação judicial por danos morais.
  • Tenha um documento assinado confirmando a dívida. Muitas lojas que trabalham com crediário usam notas promissórias ou os tradicionais carnês. Para reduzir as chances de ser acionado na justiça por alguém contestando uma cobrança indevida.
  • Verifique o tempo de atraso da prestação. Apesar da lei permitir cadastrar um nome na Serasa no dia seguinte ao vencimento da dívida, recomenda-se que até 5 dias após o vencimento se tente uma cobrança mais amigável e caso não obtenha resultado, fazer a negativação. Nesse período você deve ligar para o devedor, enviar mensagem, informá-lo sobre o débito e tentar renegociar a dívida. Não esqueça: antes de negativar um cliente é preciso tentar outras possibilidades de negociação.
  • Acesse o sistema da SCC para fazer a negativação. A Negativação é feita de forma fácil e pela internet. Importante deixar claro para o cliente que é um processo automático da empresa para que ele não fique pensando que seja algo pessoal.


Veja abaixo como é fácil nosso sistema de Negativação:

  • Retire o nome do cliente assim que ele quitar a dívida. É importante não esquecer de baixar o consumidor do sistema dentro do prazo legal para que ele tenha novamente o “nome limpo” e possa voltar a comprar a prazo no comércio. Se sua loja demorar mais do que cinco dias para fazer isso, pode estar sujeita a uma ação judicial por danos morais.

Uma dica: Após a exclusão do nome no banco de dados da Serasa Experian, tentar alguma forma de contato com o cliente explicando que apesar dos pesares, ele é importante para sua empresa – na intenção de instigá-lo voltar a comprar com você e minimizar o “transtorno” causado.

E aí, aprendeu como Negativar um cliente na Serasa? Fácil né?! Deixe-nos um comentário e siga-nos no Facebook.

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2 min

10 respostas para “Como negativar um cliente na Serasa?”

  1. Fausto Moreira de Almeida. disse:

    As dicas são boas e práticas, mas no meu caso, o que entendi é que tudo fica fácil quando se trars de pessoa jurídica.
    Minha situação é diferente. Tenho um espaço em casa e passando por dificuldades fiz alguns cursos e hoje faço unhas, sobrancelhas, inclusive geométricas . Tabem faço depilação.
    Não é algo grandioso e tendo pouca saude tenho bastante clientes, mesmo assim, por nao ter otima saúde nao estou ainda regularizada. Sou apenas pessoas fisica.

    Ocorre que tem muitas clientes que deram calotes e me driblam fanlando que pagará amanhã e o amanhã nunca chega. Gente que pide mais não paga.

    O que preciso saber é se no meu cado posso negativar. Ja tentei até parcelamento e todo tipo de ctentativa para receber amigavelmente mas nada acontece.

    EXISTE POSSIBILIDADE DE NEGATIVA-LAS? SE EXISTEM COMO PISSO AGIR?

    ABRAÇO E AGUARDO UM BREVE RETORNO

    OBRIGADO

    • Redação disse:

      Olá,
      Infelizmente toda negativação precisa ser vinculada a um cnpj, por conta da informação que é entregue a todos que acessa esse banco de dados. Por acaso você já tentou abrir um MEI Fausto?

  2. SAMUEL ENRIQUE BERNSTEIN disse:

    A negativação passa a valer no momento da inclusão ou a Serasa envia uma carta com um prazo para o cliente pagar?

    • Redação disse:

      Olá Samuel, tudo bem?

      A partir do momento da inclusão por parte da empresa, a Serasa envia uma carta comunicado ao devedor, o qual terá de dez a quinze dias para quitar sua dívida com o credor, para que a negativação não seja realmente efetivada e seu score e demais informações sejam afetadas a fim de restringir seu crédito.

  3. Carol disse:

    Olá
    Como posso me cadastrar no Serasa? Existe alguma taxa que a empresa paga para obter esse serviço? Obrigado

  4. sabrina disse:

    ola, como funciona para o MEI incluir um cliente no serasa ?

    • Redação disse:

      Olá Sabrina. Basta você adquirir um contrato com a SCC Check e assim terá acesso ao sistema para incluir os dados da dívida e do devedor, para que receba o quanto antes!

  5. Curso Online disse:

    Me chamo Marina Almeida, gostei muito do seu conteúdo

  6. Luciano José dos Santos disse:

    Estou querendo contratar esse serviço

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