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O que são os 5 C’s do crédito e como usá-los em sua análise

Você, empresário, que se preocupa com a saúde financeira de seu negócio e está constantemente buscando formas de melhorá-la, muito provavelmente já ouviu falar sobre a técnica dos 5 C’s. Mas você sabe exatamente o que são os 5 C’s do crédito?

Nós já tratamos ligeiramente sobre eles em uma outra matéria aqui do nosso blog, porém, hoje, preparamos um conteúdo exclusivo para explicar cada um deles e, de quebra, trouxemos algumas dicas de consultas de crédito que os colocam em prática.

Preparado para entender o assunto de maneira mais descomplicada? 

Técnica dos 5 C’s: entenda a proposta de cada um!

Investir em um produto para lançar no mercado, vendê-lo e não receber o pagamento, é uma situação bastante desagradável, que nenhum empresário deseja passar. Mas a gente sabe que o risco existe, principalmente quando se vende a prazo, e é nesse instante que o método dos 5 C’s entra em jogo.

Antes de mais nada, é válido esclarecer que essa estratégia não é restrita apenas às instituições financeiras. Empresas de variados segmentos podem aplicá-la para avaliar se seus clientes também oferecem o chamado risco de crédito. Afinal, tudo que está ligado a pagamento gera certa preocupação. 

Os 5 C’s, de forma simples, são uma espécie de estrutura de análise para verificar o perfil pagador que está por trás dos consumidores. Veja a seguir o que significa cada um desses elementos.

Caráter

O primeiro se refere, logo de cara, ao histórico de pagamento do sujeito que realiza a compra ou que solicita o crédito. Aqui, é analisado se essa pessoa costuma cumprir com seus compromissos financeiros, se respeita todos os prazos e dívidas. 

Por meio de uma consulta em um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, é possível visualizar todas as operações realizadas pelo solicitante, seja ele pessoa física ou jurídica. 

Capacidade

O segundo C diz respeito à capacidade de pagamento. Nesse estágio, observa-se, basicamente, o poder de compra do indivíduo.

Em caso de pessoa físicas, normalmente é pedido um comprovante de renda, escritura de imóveis, declaração de imposto de renda, etc. Para empresas, é identificado o tempo de mercado, fluxo e projeção de caixa, entre outras declarações financeiras. 

Capital

Quão sólido financeiramente é o seu cliente? Qual é a taxa de rentabilidade dele, o poder de investimento? E o índice de endividamento? Essas perguntas são necessárias para compreender se esse consumidor tem mais potencial para honrar com suas obrigações financeiras ou se pode oferecer algum tipo de risco ao seu negócio.

Condições

É importante entender a situação em que o solicitante de crédito se encontra. Analisar o contexto econômico ao qual ele está inserido, junto a sua condição de pagamento e as perspectivas do mercado, é uma etapa essencial.

Colateral

O último C está relacionado ao que o cliente deixa como garantia de que não irá falhar com suas responsabilidades financeiras. Exemplos comuns disso são imóveis, itens de valor, veículos e outros bens materiais. 

Na prática, como obter essas informações?

A importância de ter acesso a esses dados é enorme. Para conseguir todas essas informações e garantir que sua análise de crédito será bem implementada e eficiente, vale a pena apostar nas consultas de crédito.

Na SCC Check, por exemplo, você encontra várias soluções disponíveis. Conheça as principais: 

  • Crednet Light: recomendada para micro e pequenas empresas que atuam no mesmo estado, cujo prazo de pagamento ou de financiamento não seja longo em relação a suas “contas a pagar”. A solução é uma versão resumida da Crednet Top, por isso, não apresenta quadro societário e participações societárias.
  • Relatório simplificado PF e PJ: possibilita os mesmos recursos que as instituições financeiras utilizam para avaliar crédito. É basicamente uma Crednet Light mais aprofundada, com o acréscimo de protestos nacionais, além dos estaduais, participação em concordatas, falências e ações judiciais. 
  • Relatório básico: opção indicada para quem quer saber as dívidas dos seus clientes em todo território nacional, além do Score, para analisar melhor o futuro desses consumidores, através de uma avaliação mais parecida com a que é feita pelos bancos e financeiras.
  • Relatório avançado: na concessão de crédito para PF: a consulta traz um quadro completo com informações sobre a situação atual e futura do documento analisado, histórico e comportamento no mercado e, por meio do Score, as chances e riscos de determinado cliente pagar ou não suas dívidas. 
    Na concessão de crédito para CNPJ: é a mais completa, não importa qual seja o nicho de mercado. Com o relatório avançado, você tem acesso ao cadastro da empresa consultada, com informações de comportamento financeiro dela e de seus sócios, além de todo o histórico e chances de pagamento, classificação de risco e muito mais.

Comece suas análises de crédito agora!

Essas foram apenas algumas alternativas de consultas que podem reunir dados essenciais sobre seu cliente. Agora que você já as conhece e sabe o que são os 5 C’s do crédito, basta escolher aquela que corresponde a necessidade do seu negócio e começar a analisar!

Achou este post útil? Para conferir mais conteúdos com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog. Toda semana temos uma nova matéria por aqui.

Se quiser, deixe um comentário com suas dúvidas e ideias. Será um prazer te responder. Até a próxima! 

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Uma resposta para “O que são os 5 C’s do crédito e como usá-los em sua análise”

  1. Fernando Carlos Macome disse:

    Gostei das respostas