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Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 8 de julho de 2020
Atualizado em 11 de março de 2024
Você, empresário, que se preocupa com a saúde financeira de seu negócio e está constantemente buscando formas de melhorá-la, muito provavelmente já ouviu falar sobre a técnica dos 5 C’s. Mas você sabe exatamente o que são os 5 C’s do crédito?
Nós já tratamos ligeiramente sobre eles em uma outra matéria aqui do nosso blog, porém, hoje, preparamos um conteúdo exclusivo para explicar cada um deles e, de quebra, trouxemos algumas dicas de consultas de crédito que os colocam em prática.
Preparado para entender o assunto de maneira mais descomplicada?
Investir em um produto para lançar no mercado, vendê-lo e não receber o pagamento, é uma situação bastante desagradável, que nenhum empresário deseja passar. Mas a gente sabe que o risco existe, principalmente quando se vende a prazo, e é nesse instante que o método dos 5 C’s entra em jogo.
Antes de mais nada, é válido esclarecer que essa estratégia não é restrita apenas às instituições financeiras. Empresas de variados segmentos podem aplicá-la para avaliar se seus clientes também oferecem o chamado risco de crédito. Afinal, tudo que está ligado a pagamento gera certa preocupação.
Os 5 C’s, de forma simples, são uma espécie de estrutura de análise para verificar o perfil pagador que está por trás dos consumidores. Veja a seguir o que significa cada um desses elementos.
O primeiro se refere, logo de cara, ao histórico de pagamento do sujeito que realiza a compra ou que solicita o crédito. Aqui, é analisado se essa pessoa costuma cumprir com seus compromissos financeiros, se respeita todos os prazos e dívidas.
Por meio de uma consulta em um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian, é possível visualizar todas as operações realizadas pelo solicitante, seja ele pessoa física ou jurídica.
O segundo C diz respeito à capacidade de pagamento. Nesse estágio, observa-se, basicamente, o poder de compra do indivíduo.
Em caso de pessoa físicas, normalmente é pedido um comprovante de renda, escritura de imóveis, declaração de imposto de renda, etc. Para empresas, é identificado o tempo de mercado, fluxo e projeção de caixa, entre outras declarações financeiras.
Quão sólido financeiramente é o seu cliente? Qual é a taxa de rentabilidade dele, o poder de investimento? E o índice de endividamento? Essas perguntas são necessárias para compreender se esse consumidor tem mais potencial para honrar com suas obrigações financeiras ou se pode oferecer algum tipo de risco ao seu negócio.
É importante entender a situação em que o solicitante de crédito se encontra. Analisar o contexto econômico ao qual ele está inserido, junto a sua condição de pagamento e as perspectivas do mercado, é uma etapa essencial.
O último C está relacionado ao que o cliente deixa como garantia de que não irá falhar com suas responsabilidades financeiras. Exemplos comuns disso são imóveis, itens de valor, veículos e outros bens materiais.
A importância de ter acesso a esses dados é enorme. Para conseguir todas essas informações e garantir que sua análise de crédito será bem implementada e eficiente, vale a pena apostar nas consultas de crédito.
Na SCC Check, por exemplo, você encontra várias soluções disponíveis. Conheça as principais:
Essas foram apenas algumas alternativas de consultas que podem reunir dados essenciais sobre seu cliente. Agora que você já as conhece e sabe o que são os 5 C’s do crédito, basta escolher aquela que corresponde a necessidade do seu negócio e começar a analisar!
Achou este post útil? Para conferir mais conteúdos com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog. Toda semana temos uma nova matéria por aqui.
Se quiser, deixe um comentário com suas dúvidas e ideias. Será um prazer te responder. Até a próxima!
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