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5 Cuidados básicos ao consultar o CPF de um cliente

Você possui uma empresa pequena, familiar, ou de médio porte e não tem o hábito de consultar o CPF dos seus clientes? Isso é mais comum do que se imagina, mas não quer dizer que está correto. 

Se você é um empreendedor, passou da hora de avaliar e conhecer para quem você está vendendo, não importa o tamanho nem o segmento do seu negócio. E o CPF é o documento principal para essa análise! 

Portanto, para o post de hoje separamos alguns cuidados básicos que se deve ter ao consultar a situação do CPF do consumidor, especialmente daqueles que já estão com o nome sujo. Quer saber mais? É só continuar a leitura para conferir! 

Por que e como consultar o CPF do cliente? 5 dicas simples!

A consulta do CPF é uma forma de garantir mais segurança as negociações feitas em uma empresa e, sobretudo, de evitar o aumento da taxa de inadimplência. Em outras palavras, trata-se de uma avaliação para diminuir o risco de crédito. Por isso, ela deve ser feita com cuidado e atenção. Veja:

1. Confira como está a situação do cadastro do cliente 

O cadastro é o primeiro elemento a ser verificado quando se fala em minimizar riscos e reduzir a inadimplência. Dessa forma, o mais recomendado é começar por aqui. 

Ao analisar o cadastro do cliente, você tem acesso a um conjunto de informações a respeito das finanças dele. Ou seja, você consegue visualizar todos os eventos negativos que estiverem registrados em seu CPF. 

2. Identifique se há dívidas 

A existência ou não de pendências financeiras é um dos fatores principais na análise do CPF do consumidor. Desse modo, vale a pena se atentar aos seguintes pontos:

  • valores das dívidas 
  • tempo de atraso 
  • tipo de credor (quem concedeu o crédito a ele?)

O tipo de credor é capaz de dizer muito sobre essa pessoa, ainda mais se for uma financeira. Isso pode indicar que o cliente fez um empréstimo para pagar alguma outra dívida. Portanto, observe bem!

3. Não se esqueça de olhar o score de crédito 

O score de crédito é outra ferramenta crucial para complementar a avaliação do CPF. Com uma pontuação que vai de 0 a 1000, e que varia para cada pessoa, você consegue ter uma visão ainda mais aprofundada sobre seu cliente. 

A soma dos pontos se embasa em aspectos como: dívidas que resultaram na negativação, cheques sem fundo no nome do consumidor, pagamentos feitos com atraso, dívidas ativas e extrajudiciais, cadastro positivo e afins.

4. Verifique se há registro de roubo ou extravio de documento 

Fraudar documentos ainda é uma ação comum, infelizmente. Por isso, é fundamental averiguar a veracidade das informações sobre o cliente. 

Para fazer essa verificação, existem soluções específicas. Você pode, inclusive, dar uma olhada nas consultas de crédito disponibilizadas pela SCC Check

5. Não deixe de monitorar o cliente 

O monitoramento do cliente, seja pessoa física ou jurídica, é mais um passo essencial. Ao acompanhá-lo, você se mantém atualizado sobre o aparecimento de novas dívidas, protestos, cheques sem fundo, entre outros. 

E então, o que achou deste conteúdo?  Você acabou de conferir 5 cuidados básicos que se deve ter ao consultar um CPF. Para ler outras matérias com temas relacionados, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

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