Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Reajuste anual de preço: como acontece? Como informar ao cliente?

Todo reajuste anual de preço acontece em decorrência do fator macroeconômico que é a inflação. Mas, embora seja um aumento conhecido e já esperado, sempre surge alguma insatisfação e contrariedade por parte do consumidor. 

Por isso, no post de hoje você vai conferir como acontece o reajuste anual em produtos e serviços e como informar ao cliente sem causar nenhum atrito. 

Continue a leitura para saber mais! 

Como acontece o reajuste anual de preço, entenda 

Muitas empresas sentem dificuldade em reajustar os preços por receio de perder clientes. No entanto, não se esqueça de que o seu negócio também sente o aumento da inflação. Sendo assim, é necessário se ajustar ao aumento para manter a competitividade de mercado e não perder dinheiro. 

A taxa mais utilizada como base de cálculo é o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), que é constituído pelo IPA (Índice de Preços no Atacado – Mercado), pelo ICP (Índice de Preços ao Consumidor) e pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil – Mercado), tendo o primeiro peso de 60%, o segundo 30% e o terceiro 10%. 

Esse índice funciona como um indicador da evolução dos preços no mercado, justamente por isso é o mais usado em contratos de prestação de serviços, aluguel de imóveis, tarifas públicas, planos de saúde e afins. 

Como informar o cliente sobre o aumento dos preços

Principalmente quando se trata de um pagamento recorrente, no qual o cliente tem um plano ou assinatura mensal contratada, comunicar o aumento pode ser um tanto delicado, já que o consumidor pode querer cancelar o contrato. 

Nesses casos, é importante que o aviso seja feito antecipadamente, acompanhado de uma explicação, assim o cliente não é pego de surpresa e vocês preservam o relacionamento.  

O recomendado, inclusive, é informá-lo com pelo menos um mês de antecedência para que ele possa se organizar e encaixar o novo valor em seu orçamento. Uma dica válida é enviar alguns lembretes durante esse período, até que o novo preço passe a vigorar. 

Por exemplo: comunique sobre o reajuste no primeiro dia do mês e envie mais dois lembretes, um na metade do mês e outro no final, próximo a o último dia do mês e antes do valor alterado começar a valer.

Não se esqueça, porém, que mesmo que o consumidor fique insatisfeito com a mudança, ele geralmente está ciente de que o reajuste ocorre anualmente e que todos — empresas e clientes — sofrem com esse aumento e precisam se adequar.

E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele possa ajudar você e o seu negócio. Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais!

Posts relacionados