Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Score de crédito: tudo o que você precisa saber!

Conseguir crédito não é um processo tão simples, nós sabemos. O fato de não estar com o nome sujo não é garantia de que qualquer estabelecimento aceitará vender para você. Alguns fatores são levados em consideração no momento dessa decisão, e o Score de Crédito é um deles.

Acontece que a palavra score vem acompanhada de diversas dúvidas para muita gente. Apesar da maioria saber que se trata de uma pontuação que indica a probabilidade de determinada pessoa pagar suas contas — sem falhas — nos próximos 12 meses, ainda existem muitas perguntas sobre o assunto.

Por isso, no post de hoje reunimos algumas das principais dúvidas para esclarecer como funciona o score de crédito e sua pontuação. 

Ficou curioso? É só continuar a leitura para conferir tudo! 

10 dúvidas frequentes sobre o Score de Crédito

Como sabemos, a pontuação do score vai de 0 a 1000. Quanto maior, melhor. No entanto, esses pontos não são estáticos e podem variar de uma consulta para outra. Veja, então, as perguntas mais frequentes em relação à ferramenta. 

1. Por que a pontuação do score pode mudar entre os credores? 

Vamos começar por aqui: na consulta da empresa x, o score do cliente teve um resultado, na consulta da empresa y, teve outro. 

Sim, isso pode acontecer e depende dos fatores adotados em cada instituição para avaliar seus clientes. Algumas são mais criteriosas e analisam uma quantidade maior de informações, o que faz com que os números mudem. 

Saiba mais acessando nossa matéria completa sobre como interpretar o score.

2. Consultar o próprio CPF com frequência diminui a pontuação do score?

Provavelmente você já ouviu dizer que se consultar o seu CPF várias vezes, seu score pode diminuir. Mas a verdade é que a quantidade de consultas que você faz sobre o seu próprio CPF não influencia a pontuação.

3. Pedir CPF na nota pode aumentar o score? 

Também não. A inclusão do CPF na nota fiscal não é um fator levado em consideração pelo cálculo do Serasa Score.

4. O score melhora assim que uma dívida é paga

É fato que a pontuação irá melhorar se você tiver quitado todas as suas dívidas e estiver com o nome limpo, porém, isso não acontece instantaneamente. O aumento dos pontos ocorre gradativamente. 

5. O score considera todo o histórico financeiro do cliente e só usa informações negativas

Não! Como as dívidas prescrevem depois de 5 anos, os débitos que ultrapassam esse período não são calculados. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o nome da pessoa não deve mais aparecer no cadastro de inadimplentes após a prescrição. 

Em relação às informações, o score utiliza dados negativos, positivos e comportamentais. Não é à toa que o cadastro positivo pode impactar a pontuação.

6. Meu score está baixo, posso conseguir um financiamento? 

Depende! Nesse caso é a empresa para a qual você solicitou crédito que irá decidir se concede ou não o financiamento. Mas não é impossível. Como já dissemos, cada negócio tem seus próprios critérios de avaliação. 

7. Se eu fizer somente pagamentos à vista, meu score vai melhorar?

Não se trata de pagar tudo à vista, mas sim de honrar com as responsabilidades financeiras. O  score  analisa como você lida com o crédito. Por isso, o pagamento à vista não tem impacto sobre a pontuação.

8. É possível pagar para aumentar o score? 

Não, não é possível. Algumas empresas surgem com promessas de aumentar o score do cliente em poucos dias, quase que de forma milagrosa. Mas isso não é verdade. A pontuação é resultado de como você cuida da sua vida financeira. Tenha atenção com esse tipo de oferta!

9. Nome limpo e score baixo, por que isso acontece?

Estar com o nome limpo não quer dizer que sua pontuação será alta. Importante lembrar que o score não considera um período específico, ele é construído a partir do seu histórico como pagador. Ou seja, se em algum momento você foi negativado, registrou algum atraso, é provável que a pontuação seja influenciada. 

No entanto, manter a situação regularizada, com os pagamentos em dia, com certeza irá melhorá-lo com o tempo. 

10. Cadastro atualizado pode beneficiar o score!

É verdade! A atualização do cadastro é uma forma de permitir que as empresas te conheçam melhor, facilitando a concessão de crédito

Se quiser saber mais sobre a importância do cadastro do cliente, leia o conteúdo completo em nosso blog.  

E então, o que achou desse post? Você acabou de conferir 10 dúvidas comuns sobre o score de crédito. Para ler outras postagens como essa, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados