Provavelmente você já conhece ou ouviu falar sobre o score de fraude e score de crédito. Ambas as ferramentas são importantíssimas para a análise e concessão de crédito, mas você sabe a diferença entre elas?
Entender as distinções e aplicações de cada uma é fundamental para proteger sua empresa tanto contra golpes, quanto contra a inadimplência. Por isso, neste artigo, vamos explicar para que essas soluções servem e suas funcionalidades. Continue a leitura para conferir!
O que é score de fraude?
Como o próprio nome sugere, o score de fraude é capaz de mensurar o risco de uma identidade estar sendo usada de forma fraudulenta.
Em um cenário em que golpes digitais são cada vez mais comuns, a ferramenta funciona como uma barreira preventiva, identificando ações suspeitas antes da venda acontecer.
Assim como o score de crédito, ela também se baseia em uma pontuação que varia de 0 a 1.000. Quanto maior esse número, menor o risco de fraude.
O cálculo é feito por meio de algoritmos e inteligência artificial que avaliam diversos fatores, como:
- Inconsistências em dados cadastrais
- Comportamentos atípicos
- Conexões incoerentes entre informações
- Perfil socioeconômico
- Histórico de transações incongruentes.
O que é score de crédito?
Já o score de crédito analisa o risco de inadimplência. A pontuação utilizada mostra as chances de uma pessoa ou empresa pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses.
Diferentemente do anterior, este tem como base o histórico financeiro do consumidor, considerando aspectos, como:
- Pagamentos realizados
- Dívidas negativadas
- Ações judiciais ou protestos
- Participação em falências
- Cadastro positivo.
Veja a diferença entre o score de fraude e score de crédito
Para facilitar o entendimento das soluções, vamos responder algumas perguntas recorrentes.
1. Qual o objetivo das ferramentas?
Score de fraude: verificar se a identidade do cliente é verdadeira e identificar cadastros suspeitos.
Score de crédito: avaliar o comportamento financeiro do consumidor e se ele tem condições de cumprir com seus pagamentos.
2. O que elas verificam?
Score de fraude: golpes, roubo de identidade, fraudes digitais.
Score de crédito: atrasos, ausência de pagamento e inadimplência
3. Quando utilizá-las?
Score de fraude: antes da concessão de crédito, justamente para evitar que golpistas consigam concluir uma transação.
Score de crédito: depois de verificar a identidade do consumidor, para decidir se vale a pena liberar crédito para ele e em quais condições.
4. Quais os critérios analisados?
Score de fraude: dados cadastrais inconsistentes, comportamentos duvidosos em transações, informações contraditórias, perfil socioeconômico, transações suspeitas.
Score de crédito: pagamentos de contas em dia, dívidas negativadas, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, informações positivas (Cadastro Positivo), relacionamento financeiro com o mercado.
5. Por que utilizar os dois juntos?
O uso combinado das duas ferramentas é uma forma segura de proteger sua empresa em todas as etapas da negociação. Enquanto uma impede fraudes, a outra evita prejuízos por falta de pagamento.
Agora que você já sabe exatamente qual a diferença entre o score de fraude e o score de crédito, não deixe seu negócio vulnerável. Confira na prática os benefícios de implementá-los em suas análises.