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Score de crédito: como tomar melhores decisões em seu negócio?

Quais fatores você considera na hora de liberar crédito para um cliente? Com a inadimplência em alta, contar com ferramentas que possam te ajudar a tomar melhores decisões é muito importante, e o score de crédito pode ser um grande aliado para isso!

A pontuação que ele apresenta já é muito mais assertiva do que o famoso “consta ou nada consta”. O detalhe é que nem todo mundo entende, de fato, o que é e como funciona o score. 

Isso acontece, principalmente, porque a ferramenta é formada por diversos elementos que podem variar em função das mudanças de comportamento do consumidor. Portanto, hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o score!

Continue a leitura para conferir!

Em primeiro lugar, o que é score de crédito?

Antes de conceder crédito a uma pessoa, as empresas precisam reunir dados sobre ela para fazer uma análise de risco mais consistente. 

É exatamente aí que entra o score, para mostrar as chances do cliente consultado pagar ou não suas contas nos próximos 12 meses, através de dados existentes na base da Serasa Experian.

Trata-se de uma ferramenta de grande influência para dizer se é seguro ou não fazer negócio com determinada pessoa. 

A definição do score se dá com base no padrão de comportamento do consumidor ao longo dos anos. Entre esses dados, estão informações como: inadimplência, protestos, ações judiciais, emissão de cheques sem fundo, ações de busca e apreensão, participação em falência ou recuperação judicial de empresa.

Como funciona o score de crédito ?

O score é dividido em uma escala que vai de 0 a 1000. Para calcular a pontuação de cada pessoa, alguns aspectos são levados em conta, dentre eles: pagamento das contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados.

Pela tabela do score de crédito, os consumidores são classificados em:

de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência pelos próximos 12 meses
de 301 a 700 pontos: risco médio de inadimplência pelos próximos 12 meses
de 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência pelos próximos 12 meses.

Como as empresas enxergam a baixa pontuação do score

Alguma vez já aconteceu de você solicitar crédito no mercado, ter a concessão negada e receber como justificativa que o seu score estava baixo?

Pois bem, essa situação é mais comum do que imaginamos. Quando uma empresa aplica seu dinheiro, ela quer a garantia de que vai recebê-lo de volta. Para isso, é feita a análise de crédito.

Com o índice de inadimplência cada vez mais alto, é essencial utilizar ferramentas como o score para orientar a tomada de decisão.

No entanto, você não precisa usar essas informações somente para permitir ou restringir o acesso ao crédito. A partir delas, é possível também desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.

Assim, o score se torna um ponto determinante que irá demonstrar como o cliente tem se comportado com outras empresas. Se a pontuação for baixa, as condições na hora de fechar negócio podem ser pouco favoráveis, gerando altas taxas de juros, alto valor de entrada na compra ou até mesmo a negação do benefício solicitado.

O que muda quando a pontuação do score é alta

É mais ou menos assim: quanto maior for a pontuação, entende-se que o cliente apresenta maiores chances de cumprir com suas responsabilidades financeiras pelo próximo ano. Inclusive, quem possui um score alto consegue taxas diferenciadas e condições de pagamento muito melhores.

Nesse sentido, ter uma boa pontuação é importante, já que as empresas costumam utilizá-la para implementar suas análises.

Saiba os principais benefícios do score de crédito 

  • Mais eficiência: diminui o tempo de análise dos dados, agiliza a aprovação de crédito e aumenta a competitividade da sua empresa no mercado
  • Segurança: as análises são feitas de forma cuidadosa e com dados confiáveis, evitando imprevistos para o seu negócio
  • Decisão mais objetiva: a pontuação é baseada no comportamento do cliente. O que facilita na hora estabelecer padrões para aceitação de novos clientes de maneira rápida, imparcial e direta.

    Confira, a seguir, um exemplo de uma análise de score para compreender o que estamos falando:

O Score com o Cadastro Positivo

Desde maio de 2020, o score passou a ser complementado pelo Cadastro Positivo. Desse modo, agora, além das informações negativas, ele traz informações positivas em sua base de cálculo, permitindo que se faça uma avaliação mais assertiva e que você possa entender melhor o comportamento do seu cliente. Aproveite para conhecer o Serasa Score com Positivo.

E então, o que achou deste conteúdo? Se tiver alguma dúvida em relação a pontuação do score, é só nos deixar um comentário. E para ler outros artigos como esse, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

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5 respostas para “Score de crédito: como tomar melhores decisões em seu negócio?”

  1. Lúcio Gomes De Sousa disse:

    Pagou minhas contas em dia, não estou negativado e meu Score não aumenta

  2. maria Edineuda moura da silva disse:

    Maravilhoso descobrir que temos esta oportunidade. Obrigado

  3. Cleidiane Silva De Jesus disse:

    Eu quero aumentar o meu score