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Tudo sobre score de crédito: como tomar melhores decisões

Quais fatores você considera na hora de liberar crédito para um cliente em sua empresa? Com a inadimplência em alta, contar com ferramentas que possam te ajudar a tomar decisões é muito importante, e o score de crédito pode ser um grande aliado no momento dessa concessão!

Sua pontuação por si só, já é muito melhor do que o famoso “consta ou nada consta”. O detalhe é que nem todo mundo entende, de fato, o que é score e como ele funciona. 

Isso acontece, principalmente, porque o score é formado por diversos elementos, que podem variar em função das mudanças de comportamento do consumidor. Por isso, hoje vamos explicar especificamente sobre essa ferramenta! 

Continue a leitura para saber mais!

Em primeiro lugar, o que é score de crédito?

Antes de conceder crédito a uma pessoa, as empresas precisam reunir dados sobre ela para fazer uma análise de risco mais consistente. 

É exatamente aí que entra o score, para mostrar as chances do documento consultado pagar ou não as contas nos próximos 12 meses, através de dados existentes na base da Serasa Experian.

Trata-se de um instrumento de grande influência para dizer se é seguro ou não fazer negócio com determinado cliente. 

A definição do score se dá com base no padrão de comportamento do consumidor ao longo dos anos. Entre esses dados estão informações como inadimplência, protestos, ações judiciais, emissão de cheques sem fundo, ações de busca e apreensão, participação em falência ou recuperação judicial de empresa.

Como o score de crédito funciona?

O score é dividido em uma escala que vai de 0 a 1000. Para calcular a pontuação de cada pessoa, alguns aspectos são levados em conta, dentre eles: pagamento das contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados.

Pela tabela do score de crédito, os consumidores são classificados em:

de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência pelos próximos 12 meses;
de 301 a 700 pontos: risco médio de inadimplência pelos próximos 12 meses;
de 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência pelos próximos 12 meses.

Como as empresas enxergam a baixa pontuação no score

Alguma vez já aconteceu de você solicitar crédito no mercado, ter a concessão negada, e receber como justificativa que o seu score estava baixo?

Pois bem, essa situação é mais comum do que imaginamos. Quando uma empresa aplica seu dinheiro, ela quer a garantia de que vai recebê-lo de volta. Para isso, é feita a análise de crédito.

Com o índice de inadimplência cada vez mais alto, é essencial utilizar ferramentas como o score para orientar a tomada de decisão.

No entanto, você não precisa usar essas informações somente para permitir ou restringir o acesso ao crédito. A partir delas, é possível também desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.

Assim, o score se torna um ponto determinante, que irá demonstrar como o cliente tem se comportado com outras empresas. Se a pontuação for baixa, as condições na hora de fechar negócio podem ser pouco favoráveis, gerando altas taxas de juros, alto valor de entrada na compra ou até mesmo a negação do benefício solicitado.

O que muda quando a pontuação do score é alta

É mais ou menos assim: quanto maior for a pontuação, entende-se que o cliente apresenta maiores chances de cumprir com suas responsabilidades financeiras pelo próximo ano. Inclusive, quem possui um score alto consegue taxas diferenciadas e condições de pagamento muito melhores.

Ter um bom score, portanto, é importante, já que as empresas costumam utilizá-lo para implementar suas análises. No Estados Unidos, por exemplo, ele é usado como a principal ferramenta para analisar crédito.

Para consultar a pontuação é fácil. O consumidor pode fazer tudo online e ainda acompanhar sua evolução com o passar do tempo. 

Saiba os principais benefícios do score de crédito 

  • Mais eficiência: diminui o tempo de análise dos dados, agiliza a aprovação de crédito e aumenta a competitividade da sua empresa no mercado
  • Segurança: as análises são feitas de forma cuidadosa e com dados confiáveis, evitando imprevistos para o seu negócio.
  • Decisão mais objetiva: a pontuação é baseada no comportamento do cliente. O que facilita na hora estabelecer padrões para aceitação de novos clientes de maneira rápida, imparcial e direta.

    Confira, a seguir, um exemplo de uma análise de score para compreender o que estamos falando:

Veja os modelos Serasa Score Empresas lançados

Serasa Score Setorial: apresenta o risco de crédito do segmento da empresa consultada a nível nacional, estadual e regional.

Serasa Score Empresa: mostra a probabilidade da empresa consultada se tornar inadimplente

Serasa Score Empresa e Setor: classifica o risco de crédito da empresa e do setor que ela está inserida.

O Score com o Cadastro Positivo

Desde maio de 2020, o score passou a ser complementado pelo Cadastro Positivo. Desse modo, agora, além das informações negativas, ele traz informações positivas em sua base de cálculo, permitindo que se faça uma avaliação mais assertiva e que você possa entender melhor o comportamento do seu cliente. Aproveite para conhecer o Serasa Score com Positivo.

E então, o que achou desse conteúdo? Se tiver ficado qualquer dúvida em relação a pontuação do score é só nos deixar um comentário. E para ler outros artigos como esse, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

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4 respostas para “Tudo sobre score de crédito: como tomar melhores decisões”

  1. Lúcio Gomes De Sousa disse:

    Pagou minhas contas em dia, não estou negativado e meu Score não aumenta

  2. maria Edineuda moura da silva disse:

    Maravilhoso descobrir que temos esta oportunidade. Obrigado

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