Score de crédito: como tomar melhores decisões em seu negócio?
Por Letícia
Publicado em 13 de fevereiro de 2019
Atualizado em 14 de junho de 2024
Quais fatores você considera na hora de liberar crédito para o seu cliente? Com a inadimplência em alta, contar com ferramentas que te ajudem a tomar melhores decisões é muito importante, e o score de crédito pode ser um grande aliado para isso!
A pontuação que ele apresenta já é muito mais assertiva do que o famoso “consta ou nada consta”. O detalhe é que nem todo mundo entende, de fato, o que é e como funciona o score.
Isso acontece, principalmente, porque ele pode variar conforme as mudanças de comportamento do consumidor. Portanto, hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o score!
Continue a leitura para conferir!
Em primeiro lugar, o que é score de crédito?
Antes de conceder crédito a alguém, as empresas precisam reunir informações e fazer uma análise de risco consistente. É exatamente aí que entra o score: para mostrar as chances do cliente consultado pagar ou não suas contas nos próximos 12 meses, através do banco de dados da Serasa Experian.
Trata-se, então, de uma ferramenta de grande influência para dizer se é seguro ou não fazer negócio com determinada PF ou PJ.
A definição do score se dá com base no padrão de comportamento do consumidor ao longo dos anos. Entre esses dados, estão informações como: inadimplência, protestos, ações judiciais, emissão de cheques sem fundo, ações de busca e apreensão, participação em falência ou recuperação judicial de empresas.
Como funciona o score de crédito ?
O score é dividido em uma escala que vai de 0 a 1000. Para calcular a pontuação de cada CPF ou CNPJ, alguns aspectos são levados em consideração: pagamento das contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados.
Pela tabela do score de crédito, os consumidores são classificados em:
• de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência pelos próximos 12 meses • de 301 a 700 pontos: risco médio de inadimplência pelos próximos 12 meses • de 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência pelos próximos 12 meses.
Como as empresas enxergam a baixa pontuação do score
Alguma vez já aconteceu de você solicitar crédito no mercado, ter a concessão negada e receber como justificativa que o seu score estava baixo?
Pois bem, essa situação é mais comum do que imaginamos. Quando uma empresa aplica seu dinheiro, ela quer a garantia de que vai recebê-lo de volta. Para isso, é feita a análise de crédito.
Com o índice de inadimplência cada vez mais alto, é essencial utilizar ferramentas como o score para orientar essa tomada de decisão.
No entanto, você não precisa usar essas informações somente para permitir ou restringir o acesso ao crédito. A partir delas, é possível também desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.
Assim, o score se torna um ponto determinante que irá demonstrar como o cliente tem se comportado com outras empresas. Se a pontuação for baixa, as condições na hora de fechar negócio podem ser pouco favoráveis, gerando altas taxas de juros, alto valor de entrada na compra ou até mesmo a negação do benefício solicitado.
O que muda quando a pontuação do score é alta
É mais ou menos assim: quanto maior for a pontuação, entende-se que o cliente apresenta maiores chances de cumprir com suas responsabilidades financeiras pelo próximo ano. Inclusive, quem possui um score alto consegue taxas diferenciadas e condições de pagamento muito melhores.
Nesse sentido, ter uma boa pontuação é importante, já que as empresas costumam utilizá-la para implementar suas análises.
Saiba os principais benefícios do score de crédito
Mais eficiência: diminui o tempo de análise dos dados, agiliza a aprovação de crédito e aumenta a competitividade da sua empresa no mercado
Segurança: as análises são feitas de forma cuidadosa e com dados confiáveis, evitando imprevistos para o seu negócio
Decisão mais objetiva: a pontuação é baseada no comportamento do cliente. O que facilita na hora estabelecer padrões para aceitação de novos clientes de maneira rápida, imparcial e direta.
Confira, a seguir, um exemplo de uma análise de score para compreender o que estamos falando:
O Score com o Cadastro Positivo
Desde maio de 2020, o score passou a ser complementado pelo Cadastro Positivo. Desse modo, agora, além das informações negativas, ele traz informações positivas em sua base de cálculo, permitindo que se faça uma avaliação mais detalhada e que você possa entender melhor o comportamento do seu cliente. Aproveite para conhecer o Serasa Score com Positivo.
E então, o que achou deste conteúdo? Se tiver alguma dúvida em relação à pontuação do score, é só nos deixar um comentário. E para ler outros artigos como esse, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
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Olá Lucio Gomes!
Para aumentar a pontuação de seu Score, aconselhamos ler nosso conteúdo “5 dicas para aumentar sua pontuação no Score” através do link https://www.scccheck.com.br/blog/dicas-para-aumentar-a-pontuacao-no-score/
Que bom que podemos sabe legal
Maravilhoso descobrir que temos esta oportunidade. Obrigado
Que bom que gostou, Maria. Continue acompanhando nosso blog para conferir outros conteúdos!
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