Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cadastro positivo e score: como um influencia o outro?

Cadastro positivo e Score: como um influencia o outro? Você também já se fez essa pergunta? Então este conteúdo é para você!

Uma das grandes dúvidas em relação à pontuação do score é sobre quais informações ele utiliza. Muitas pessoas pensam que a ferramenta coleta somente dados negativos do consumidor, mas já mostramos em uma outra postagem (Score de crédito: tudo que você precisa saber) que não é assim que funciona, principalmente agora com a recente atualização de cálculo do score

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar o novo modelo de pontuação do score e o impacto que o cadastro positivo possui sobre ele. Para conferir a matéria completa, é só continuar a leitura! 

Cadastro positivo e score: como funciona? O que mudou? 

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a atualização de cálculo que aconteceu. Chamado de Score 2.0, a ferramenta agora tem como foco o momento financeiro que o consumidor está vivendo, reconhecendo seus bons hábitos de pagamento.

Se antes o cadastro positivo já tinha um papel importante, com a nova forma de pontuar ele se torna ainda mais fundamental. Nesse modelo de cálculo, as informações positivas somam 62%, antes o peso era de 26%.  

Por outro lado, as dívidas abertas e regularizadas, que respondiam a 57% da pontuação na versão anterior do score, agora equivalem apenas a 19%. 

Como o Cadastro Positivo contribui para a pontuação do score 

Como esclarecemos, então, a ferramenta não usa só dados negativos para pontuar. Sendo assim, você pode aproveitar as vantagens do cadastro positivo para aumentar a sua pontuação. 

A partir das informações positivas, você conseguirá construir aos poucos um histórico com pagamentos em dia e melhorar a sua busca por crédito. Além disso, você também poderá conseguir taxas de juros menores em algumas empresas, o que não acontece para quem não tem o cadastro positivo, por exemplo. 

A regra é basicamente esta: quanto mais informações positivas você tiver, maior é a chance da sua pontuação crescer. Portanto, a recomendação é sempre tentar pagar todas as contas associadas ao seu CPF dentro do prazo. 

Como a mudança de cálculo do score pretende beneficiar o consumidor 

De maneira geral, o Score 2.0 tende a beneficiar o consumidor: 

  • As contas pagas em dia vão favorecer a pontuação final, ou seja, o comportamento financeiro da pessoa será valorizado  
  • As consultas de dívidas podem ser feitas em um só lugar
  • A atualização de cálculo está mais voltada aos critérios utilizados pelo mercado para conceder crédito, o que irá promover análises de crédito mais justas   
  • A pontuação poderá ser melhor classificada. 

Viu só como o cadastro positivo influencia o score? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Se quiser ler outras postagens com dicas, soluções de crédito e informações sobre o meio financeiro, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

3 Ferramentas para potencializar seu fluxo de caixa

Smartphones, tablets, computadores, máquinas, sistemas automatizados, inteligência artificial, tudo isso está se tornando tão comum em nosso dia a dia que não nos damos conta de como a tecnologia tem grande influência na agilidade e praticidade em grande parte do que fazemos. Devido a velocidade e a quantidade de informações que temos atualmente por causa do […]

Análise de Crédito

5 min